Os motivos que fazem de Cristiano Ronaldo dez anos mais jovem Após exames na Juventus, foi constatado que o atacante português tem um físico comparável ao de um atleta de vinte anos gplus
   

Os motivos que fazem de Cristiano Ronaldo dez anos mais jovem

Após exames na Juventus, foi constatado que o atacante português tem um físico comparável ao de um atleta de vinte anos

Confira Também

Após nove temporadas atuando pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo anunciou que deixaria o clube merengue e partiria em busca de novos ares, desta vez em Turim, na Itália. A Juventus, hegemônica no Calcio, fisgou o atacante português para subir o nível técnico da equipe e chegar ainda mais competitiva na busca pela taça mais importante da Europa, a "Orelhuda" da Liga dos Campeões. 

Logo que se apresentou ao novo clube, no último dia 16 de julho, em entrevista coletiva, Ronaldo citou a felicidade que sentia pelo passo dado na carreira e ressaltou a plenitude de sua forma física. "Muitos estão acabados com 33 anos, eu não.", disse ao responder os jornalistas. 

LEIA TAMBÉM

Os testes físicos feitos quando Cristiano chegou à "Velha Senhora" revelaram que o atacante português possui, aos 33 anos, condições atléticas de um jogador de 20 anos de idade. 

De acordo com o jornalista italiano Matteo Bonetti, os exames de Ronaldo indicaram 7% de gordura corporal - enquanto a média de um jogador de sua idade é de 10%; além disso, 50% de seu corpo é composto por massa muscular - seria comum, em pessoas de sua faixa etária, ter 46%.

Outro dado que chama atenção é o desempenho atlético de CR7 na Copa do Mundo da Rússia. O jogador português, eliminado nas oitavas de final, atingiu a velocidade de 34 km/h na partida contra a Espanha e se tornou o atleta mais rápido da competição, deixando para trás nomes famosos - e jovens - pela agilidade, como o francês Kylian Mbappé e o inglês Raheem Sterling. Recentemente, Cristiano também se destacou por saltar cerca de 2,10 m ao fazer um golaço de bicicleta em cima de Buffon, nas quartas de final da última Liga dos Campeões.

O QUE FAZ CR7 "REJUVENESCER"?
Após começar a colecionar prêmios de melhor jogador do mundo e atingir a marca dos 30 anos de idade, em 2015, muitos já começaram a apostar na queda física e técnica do astro. A "resposta" dada pelo português foi através de mais títulos e recordes batidos - três Champions, uma Eurocopa inédita, e algumas artilharias. Quando será o declínio discutido, é difícil saber. Cristiano cuida de dois fatores que considera vitais para o auge: o corpo e a mente.

Ronaldo enxerga na força mental o início e o meio para melhorar o desempenho técnico e atingir as conquistas. A mentalidade vencedora, mesmo após tantos títulos, lembra a de um jogador iniciante, que ainda não possui troféus na prateleira. O português também se alimenta de novos desafios, se incomoda com o comodismo e sempre mostrou isso ao longo da carreira. 

Despontou profissionalmente no Sporting, partiu então para o Manchester United, e, mesmo vencendo a Liga dos Campeões pelo clube inglês e se tornando melhor jogador do mundo pela primeira vez, testou seus limites em Madrid. Agora, já mais maduro e cheio de taças, vai a Turim aumentar seu legado.

O CORPO DA MÁQUINA
Cristiano Ronaldo não ingere bebidas alcoólicas - pela profissão e pela repulsa ao que fez de seu pai um alcoólatra. É um dos últimos a deixar a sessão de treinamentos e um dos primeiros a sair das festas de gala que comparece para receber premiações. 

Sua alimentação é tão regrada que gerou até motivo de piada do ex-companheiro de Manchester United, Patrice Evra. "Meu conselho é que, quando Cristiano convida você para comer em sua casa, diga não. Na mesa, só tinha salada, frango e água. Sem suco. Começamos a comer e eu pensei que viria alguma carne depois disso, mas nada...".

Ronaldo até possui em sua residência uma esteira usada pela NASA - agência espacial norte-americana, que "reduz" 80% do peso do corredor, além de aliviar impactos. Sua paixão pelo exercício físico transcende o esporte de alta performance, e a busca contínua pela excelência é potencializada por sua força mental. A vontade de vencer e se tornar o melhor não apenas faz de Cristiano Ronaldo um craque, mas também o rejuvenesce. De acordo com as palavras do português, não basta apenas qualidade técnica. "Sem disciplina, o talento não serve para nada", costuma dizer.


Rudiney Freitas