Ideias simples para ser mais produtivo no trabalho Veja como algumas mudanças pequenas no escritório ajudarão a aumentar a sua produtividade no trabalho gplus
   

Ideias simples para ser mais produtivo no trabalho

Veja como algumas mudanças pequenas no escritório ajudarão a aumentar a sua produtividade no trabalho

Confira Também

Quem nunca teve aquela fase que se sente totalmente improdutivo? Parece que nada vai para frente, fica super complicado tocar qualquer projeto. Às vezes as pessoas começam a querer procurar problemas em si próprios: aborrecimento com familiares, falta de sono, estresse excessivo, entre outros. Mas saiba, nem sempre o problema da falta de produtividade está em você.

É lógico que quanto mais tranquilo mentalmente você estiver, mais produtivo se tornará. Muitas preocupações oriundas de fora do seu escritório com certeza irão tirar sua concentração e dificultarão um bom rendimento no trabalho. Portanto existem mudanças que você pode fazer no seu compartamento para melhorar sua produtividade.

O seu ambiente de trabalho é crucial para manter a sua mente fresca e consequentemente garantir uma boa produtividade no seu trabalho. Estar em um escritório bonito, que seja agradável é um passo muito importante para isso. 

O cenário ideal para aumentar significativamente seu rendimento é um ambiente agradável e uma mente tranquila. Com isso, você ficará mais feliz consigo mesmo e também irá ganhar um espaço considerável em sua empresa. Veja algumas dicas simples, porém cruciais, para aumentar a produtividade no trabalho:

1. Uma boa iluminação
Um espaço bem iluminado influencia diretamente na sua produtividade. Quão melhor for a iluminação, melhor será a sua produtividade. Se essa iluminação for natural, melhor ainda. Um estudo mostrou que trabalhadores com janelas em seu trabalho tiveram, em média, 46 minutos a mais de sono, aumentando assim, sua produtividade a longo prazo.

2. Escute música
Existem alguns estudos sobre escutar música, alguns dizem que cada estilo musical causa uma reação diferente em seu corpo: a música clássica, por exemplo, te deixa mais concentrado. Outra concepção, criada pela professora de terapia musical da Universidade de Miami, Teresa Lesiuk, diz que cada pessoa deve escutar o que gosta para aumentar sua produtividade. Clique aqui para ler o relatório completo.

A verdade absoluta é que sons agradáveis liberam dopamina, um hormônio ligado ao prazer, fazendo com que você produza suas tarefas de maneira mais prazerosa e rápida.

3. Invista em plantas
Pode parecer besteira, mas estudos comprovam que uma simples planta perto de sua mesa aumenta bastante a sua concentração. Isso primordialmente por conta do ar mais leve que ela traz ao ambiente. Ainda segundo um estudo da Universidade de Queensland uma planta no seu ambiente de trabalho aumenta a produtividade em aproximadamente 15%.

4. Faça pausas
Ninguém é de ferro. Não há como trabalhar por muitas horas seguidas sem perder produtividade. Cada um possui um tempo que consegue se manter em um alto nível de concentração. Quando perceber que a sua concentração não está das melhores, você tem duas opções: a primeira é parar por algum tempo e depois retomar de onde parou, afinal, mais vale perder um pouco de tempo afiando o machado do que tentar cortar a árvore com um machado que não está afiado o suficiente.

Outra ideia é traçar uma meta a curto prazo. Desafie-se a produzir o máximo que conseguir em cinco minutos e depois pare um pouco. Você irá se surpreender do quanto conseguirá produzir em um período tão curto.

5. Lista de tarefas
Se organize. Faça uma lista do que você deseja fazer no dia, mas nada de lista grande, 15 ou 20 tarefas irão te desestimular. Escolha aproximadamente 3, 4 itens (uns mais complexos outros menos) e foque sua atenção neles. Não se dê por satisfeito enquanto não conseguir alcançar seus objetivos.

A história do desafio de tempo também vale para essa dica. Se estimule a terminar as suas tarefas até determinado horário.

6. Use Post-it
Post-it são ótimos para ajudar na organização e nos lembretes. Pegue os pedacinhos, escreva em poucas palavras o que precisa ser feito e cole nos lugares. Pode ser na bancada, na tela do computador, na parede, ou qualquer lugar que seja de fácil visulização para você.

Além disso, uma técnica muito utilizada (e que pode ser sempre lembrada com a utilização de post-it) é a chamada regra 20-20-20: a cada 20 minutos de trabalho, você deve olhar por 20 segundos para algum objeto a 20 pés (6 metros) de distância. Segundo especialistas, isso ajuda a reduzir a sua fadiga ocular.

7. Trabalhe em equipe
Quem nunca ouviu aquele ditado: "duas cabeças pensam melhor do que uma"? Não tenha vergonha de pedir ajuda quando necessário, ou então delegar algumas tarefas para seus companheiros. E também ajude sempre seus parceiros quando eles precisarem. 

Um grupo unido só tende a melhorar, e isso é vantajoso para todos: para você, aos que trabalham com você e a empresa.

8. Exercícios de dia 
Muitas pessoas preferem dormir um pouco a mais do que acordar cedo para se exercitar. Mas saiba que segundo um estudo da Universidade Estatal Appalachian, as pessoas que fazem seus exercícios fisícos no começo do dia tendem a ter uma queda na pressão arterial de 10%, além de uma melhoria significativa na qualidade e duração do sono.

Clique aqui e veja alguns exercícios que você pode fazer assim que acordar.

9. Uma coisa de cada vez
Muitas vezes, ao tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, não fazemos nada da maneira correta. Por isso foque em uma tarefa de cada vez. Pesquisadores concluíram que o nosso cérebro não consegue se concentrar em duas funções cognitivas ao mesmo tempo. Ainda segundo esse estudo do Bureau Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA, trabalhadores multitarefas (ou os que tentam ser) são menos produtivos dos que os que se focam apenas em uma por vez.

 


Arthur Gabor