Como dar nó de gravata: passo a passo Aprenda a fazer 4 tipos de nó: nó simples, nó duplo, nó meio Windsor e nó Windsor gplus
   

Como dar nó de gravata: passo a passo

Aprenda a fazer 4 tipos de nó: nó simples, nó duplo, nó meio Windsor e nó Windsor

Confira Também

É fato que todo homem quer estar bem vestido e apresentável nos eventos. Por essa razão, camisa, calça, sapatos sociais, terno, cinto e gravata são alguns dos acessórios fundamentais na composição do look. Porém, muitos homens não sabem como dar um simples nó de gravata – talvez porque usam em poucas ocasiões ou nunca se interessaram em aprender mesmo.

Um nó de gravata, quando realizado com perfeição, atrai a atenção de todos à sua volta. Nos homens gera dúvidas sobre a autoria do nó, das mulheres grandes elogios (e fetiches) e dos mais críticos da moda um elogio sobre o seu bom gosto, postura e boa apresentação.

O problema, entretanto, é que, segundo especialistas, existem mais de 80 tipos de nós de gravata, e cada um deles tem a ver com a ocasião, estilo e escolha de colarinho. O nó windsor, por exemplo, é bastante utilizado em camisas com colarinhos largos ou onde a distância entre as duas pontas é grande. Já o duplo é indicado para as camisas de colarinho padrão, nem largo nem estreito.

Para te ajudar a aprender a fazer, ao menos, um nó de gravata - e não ser pego de surpresa, selecionamos quatro tipos de nó e o passo a passo de cada um deles. É só escolher a gravata, uma das técnicas e praticar. Confira!

NÓ DE GRAVATA SIMPLES
PASSO A PASSO:
1. Por baixo do colarinho, cruze a parte larga sobre a parte estreita.
2. Faça deslizar a parte larga sob a parte estreita.
3. Envolva a parte larga sobre a parte estreita.
4. Passa para cima a parte larga e por baixo da gravata coloque o índex no nó realizado. Retira o índex e deslize a parte larga da gravata na fivela.
5. Mantenha a parta estreita. Tira delicadamente a parta larga para apertar a fivela. Ajuste o nó, e em seguida eleve até ao último botão do colarinho.

NÓ DE GRAVATA DUPLO
PASSO A PASSO:
1. Por baixo do colarinho, passe uma primeira vez a parte larga em volta da parte estreita.
2. Passe em segunda vez a parte larga em volta da parte estreita.
3. Coloque a parte larga voltada para cima por baixo da gravata e deslize-a pela fivela formada pela primeira ou segunda rotação.
4. Por fim ajuste o nó obtido, remonte-o e centro-o ao meio do colarinho.

NÓ DE GRAVATA WINDSOR
PASSO A PASSO:
1. Cruze a parte larga sobre a parte estreita. Mantenha o cruzamento, e ao lado, faça uma fivela subindo a parte larga sobre a gravata e rebaixe-a.
2. Ponha a parte grande para o outro lado sob o cruzamento. Faça outra fivela subindo a parte larga sobre a gravata e baixando-a.
3. Passe horizontalmente a parte larga pela frente da parte estreita.
4. Passe verticalmente a parte larga sob a gravata, desamarotte-o e faça passar a parte larga na fivela.
5. Mantenha a parta estreita, puxe delicadamente sobre a parte larga para apertar a gravata; centro o nó ao alto e ao meio do colarinho.

NÓ DE GRAVATA MEIO WINDSOR
PASSO A PASSO:
1. Cruze a parte larga sobre a parte estreita. Mantenha o cruzamento, e ao lado, faça uma fivela subindo a parta larga sob a gravata e faça-a sair.
2. Passa a parte larga horizontalmente por trás, depois pela frente da parte estreita.
3. Entre o cruzamento, passe verticalmente a parta larga sob a gravata e deslize- a na fivela.
4. Mantenha a parte estreita. Puxe sobre a parte larga para formar o nó. Deslize este último até ao último botão do colarinho da camisa e centre-o.

NÓ DE GRAVATA BORBOLETA
PASSO A PASSO:
1. Coloque ambas as partes, uma mais baixa do que a outra.
2. À volta do pescoço, cruze a parte larga na parte mais curta.
3. Deslize a parte longa para cima sob a borboleta.
4 e 5. Forma as duas asas da borboleta dobrando horizontalmente a parte mais curta.
6. Passe a parte longa para frente do nó em formação.
7. Em seguida esconda a parte longa por baixo da parte dobrada.
8. Finalmente ajuste a borboleta puxando pelas duas asas.