12 coisas que você aprende morando sozinho Nem tudo é festa, mas você pode fazer de sua casa um modesto playground gplus
   

12 coisas que você aprende morando sozinho

Nem tudo é festa, mas você pode fazer de sua casa um modesto playground

Confira Também

Roupa passada, cama arrumada e comida quentinha. Realmente, morar com os pais tem suas vantagens, como aponta um levantamento feito pelo IBGE: 24,3% dos brasileiros entre 24 e 35 anos ainda vivem com os pais - e entre os integrantes dessa chamada “geração canguru”, 59% são homens.

No entanto, um estudo feito pela Universidade Metodista de São Paulo aponta que homens adultos que ainda moram nas casas dos pais tendem a ser imaturos, dependentes e inseguros. 

Ocupar um apartamento ou uma casa sozinho, claro, não é fácil - mas também não é um bicho de sete cabeças. Quando saí da casa dos meus pais, aos 18 anos, não gostava muito, mas logo me acostumei e percebi o quão importante isso é para um homem.

Se você pretende ou busca um empurrãozinho para encarar esse desafio, veja algumas coisas que aprendi com a experiência.

Ensinamentos (não tão) gastronômicos
Ter que preparar sua própria comida pode até parecer algo divertido, principalmente se você gosta de bancar o Fogaça. Inevitavelmente, você vai (ser obrigado a) aprender a cozinhar, ao menos algumas receitas com miojo. Entretanto, é provável que em pouco tempo você perceba o quão desgastante essa tarefa é. E é aí que você aprende a segunda lição: sempre ter comidas congeladas. Há dias que a preguiça bate e ter algo no congelador pode ser sua melhor saída.

“Ambiente limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja”
Para não ter o trabalho de limpar uma montanha de louça, será corriqueiro pensar na quantidade de sujeira que o preparo de uma comida exige. Compensa sujar colher, xícara, batedeira, panela e frigideira para preparar uma panqueca de carne se você pode usar apenas uma panela para fazer o miojo? 

Fazer festas com pouco dinheiro
Morar sozinho não significa viver sozinho. Portanto, fazer uma festa pode ser uma maneira de se divertir sem sair de casa ou gastar muito dinheiro. Em pouco tempo você vai aprender a economizar com o churrasco, bebida e outros ingredientes da house party.

É inviável dar festas toda semana
Não espere que os convidados ajudem a limpar a casa quando a festa acabar. Vômito no chão do banheiro, tapete furado com bituca de cigarro e latas de cerveja espalhadas por todo canto: arrumar tudo isso será uma missão exclusivamente sua.

A cama não se arruma sozinha e o piso não tem brilho próprio
Limpar a casa é necessário e, a menos que tenha dinheiro para empregadas domésticas, essa tarefa é por sua conta. Em pouco tempo você vai perceber para que serve o amaciante, o lustra móveis e o desinfetante. Descobrir a eficácia da esponja de aço será uma revolução.

Cada coisa tem sua hora
Não ter hora para voltar e poder fazer festa todos os dias são grandes vantagens de morar sozinho. Porém, com raras exceções, levar uma vida de boêmio não ajuda a pagar as contas. Saber discernir o momento do trabalho e o da zueira é fundamental par a não se perder em meio à liberdade de solteiro. 

Ficar doente é pior do que ter que trabalhar
Ficar doente nunca é legal. Mas, passar mal sozinho é bem pior. Não há ninguém para preparar o almoço ou ir à farmácia por você. Provavelmente você vai se tornar um cobaia de medicamentos

Deixar a cortina aberta antes de dormir é o melhor despertador
A vontade de dormir é uma das coisas que não muda quando você vai morar sozinho. A diferença é que a mamãe não estará lá para avisar que já está na hora de ir trabalhar. No máximo, seu único aliado será o despertador.  Mas você sabe, o botão “soneca” é tentador. Por isso, logo você perceberá que levantar com a luz do sol batendo na cara é uma maneira eficiente de não se atrasar.

A casa pode ser um modesto playground
A grana é finita e você não vai conseguir sair todos os finais de semana. Por isso, é importante preparar o território para não enlouquecer de tédio. Internet, Netflix e vídeo game são essenciais. Ter sempre uma boa cerveja na geladeira dará um up em seus momentos de lazer.

A roupa deve ser lavada
Com certeza, você não vai querer lavar roupa todos os dias. Porém, é melhor sempre estar atento às roupas que estão limpas. Caso contrário, você terá que sair de casa com aquela roupa que você usou para pintar a parede do quarto.

A comida é mais cara que a cerveja
Quando saímos da casa dos pais, descobrir o preço da comida é um dos primeiros choques de realidade. Uma simples ida ao supermercado pode acabar com aqueles 50 reais que você estava guardando para o fim de semana. Infelizmente não dá para viver só de cerveja.

Chamar para “assistir a um filme” ainda é a melhor desculpa
As mulheres gostam de sinceridade, mas não tanto. Convidar para ir ao motel uma gata que você acabou de conhecer pode não funcionar. Contudo, se você chamá-la para ir a sua casa assistir a PS: I Love You é provável que ela aceite. No fundo ela vai saber de suas intenções desde o início, porém a história que será contada às amigas dela é a de que “rolou” e não a de que “foi premeditado”.

 


Guilherme de Souza Guilherme