Estilo náutico para homens: o que é e como usá-lo corretamente Está interessado em adotar o estilo náutico no visual, mas não sabe como? Confira dicas e não erre ao escolher roupas e acessórios gplus
   

Estilo náutico para homens: o que é e como usá-lo corretamente

Está interessado em adotar o estilo náutico no visual, mas não sabe como? Confira dicas e não erre ao escolher roupas e acessórios

Confira Também

O estilo náutico - também chamado de navy - nada mais é do que usar roupas e acessórios que remetam ao mar: cores azuis, estampas de âncora e camisetas com listras estão entre os itens mais utilizados por quem escolher adotá-lo. Apesar de voltar à tona com tudo apenas recentemente, a tendência existe desde os anos 1920, quando apareceu pela primeira vez durante os desfiles da Chanel. 

Ideal para o verão e dias mais quentes em geral, o estilo náutico tem invadido a moda masculina e feito sucesso entre os homens por agregar estilo a um visual mais esportivo. Hoje, o visual "marinheiro" costuma ser bastante associado à praia e férias, mas pode ser usado em várias outras ocasiões, quando bem escolhido.  

Veja algumas dicas de como usar o estilo náutico sem errar no visual e estar preparado para os dias mais quentes com muito estilo. 

O QUE VESTIR?

CAMISETAS. Opte pelas listras e pela cor azul ou preta. Lembre-se que o estilo náutico caracteriza-se principalmente pela leveza das peças e quanto mais claro for a camiseta, melhor. Estampas náuticas, como âncoras, também são muito bem vindas, mas sem excessos. Camisetas polo caem bem com o visual.

CAMISAS. Se optar com usar camisa em vez de uma camiseta, dê preferências às listradas. Camisas com estampas, ao contrário das camisetas, não costumam ficar muito bem no visual. Evite-as.

BLAZER. Se a ocasião pedir, um blazer pode ser usado com peças de estilo náutico para passar uma imagem mais elegante e mais séria, ainda que bastante descontraída. O básico preto é a melhor opção. Veja como escolher o seu.

BERMUDAS. Na linha "marinheiro", as bermudas são a peça que mais combina com o visual náutico. Dê preferência às cores branca, preto e vermelho e opte por tecidos mais leves.

CALÇAS. Apesar de não casar tão bem quanto as bermudas com o estilo náutico, as calças ainda são uma opção viável quando é necessário adotar um visual mais sério. Calças brancas são a melhor opção, mas outra peças claras, com uma azul-marinho, também ficam bem.

COMO VESTIR

O estilo náutico requer apenas uma condição: leveza. Seja em um passeio ou no trabalho - se o "dress code" permitir, é claro - o estilo náutico permite uma maior descontração e informalidade. Para isso, escolha as peças que mais combinam com seu estilo pessoal e não estrague tudo adicionando uma peça que não combine ou fuja muito do tema proposto pelo visual. Se a ocasião pedir, aliar peças de alfaiataria (um blazer, por exemplo) com peças mais casuais pode ser uma alternativa elegante de não fugir do visual. Acessórios de acordo com o estilo são muito bem vindos para compor o visual.

QUE ACESSÓRIOS USAR? 

PULSEIRAS. Um dos acessórios de maior destaque entre os homens nos últimos tempos, as pulseiras de estilo náutico são uma opção estilosa para os homens que querem adotar o visual com elegância. Seja de couro trançado ou corda decorados com âncoras ou outros símbolos náuticos, vale a pena investir em algumas pulseiras. 

COLARES. Também bastante usados pelos homens, os colares foram outro acessório adaptado para o estilo náutico. Com pingentes de âncoras e outros, eles compõem o visual sem chamar muita atenção. Opte pelos modelos mais discretos e leves.

CINTOS. Item indispensável no guarda-roupa de todo homem, os cintos que mais combinam com o estilo náutico que se pretende adotar são os de corda. Tome cuidado para que a ponta não fique sobrando demais e fique à vontade para escolher as cores. 

ÓCULOS ESCUROS. Como o estilo náutico remete ao verão, ao calor e, por consequência, ao sol, o uso de óculos escuros é quase indispensável para compor o visual com sucesso. Escolha modelos mais informais e leves que combinem bem com o seu rosto. Óculos espelhados, principalmente os de cor azul, costumam cair muito bem com o conjunto completo.

O QUE CALÇAR?

DOCKSIDE. Calçado bastante prática de ser usado para ocasiões mais informais do dia a dia, os sapatos estilo dockside permitem diversas combinações com calças e bermudas. Há várias opções de solado colorido ou com cadarço de outras cores ou texturas para todos os gostos e estilos. Para deixar o visual mais descolado, dobre as barras da calça e NUNCA use meias.

ALPARGATA. Feitas em brim ou lona, materiais bem leves, e com solado de corda ou borracha, as alpargatas são um calçado unissex indicados para os dias mais quentes e descontraídos. Elas combinam muito com bermudas e as cores são as mais variadas, mas procure não fugir muito do conjunto completo. Se for utilizá-las com calça, lembre-se de dobrar as barras.

MOCASSIM. Assim como os sapatos dockside e as alpargatas, os sapatos de mocassim masculinos são fabricados em tecido bem leve e combinam muito com o visual mais esportivo e casual do estilo náutico. Dependendo do modelo, pode ou não ter cadarços e alguns chegam a ser feitos de couro, por isso, evite as meias sempre que usá-los.

Se você ainda está em dúvida se vale a pena adotar o estilo náutico ou se ele combina com você, faça alguns testes. Vá adotando o estilo aos poucos no dia a dia e veja se está confortável com a mudança. Não escolha acessórios apenas porque estão na moda, mas porque combinam com o visual que você está tentando criar para si mesmo. Combine peças de diferentes estilos e experimente ver como fica em você.


Luis Carvalho