Como ter mais energia no trabalho, sem precisar de café O trabalho pode até engrandecer o homem, mas é muito exaustivo. Veja 7 maneiras de ficar mais disposto na hora do batente gplus
   

Como ter mais energia no trabalho, sem precisar de café

O trabalho pode até engrandecer o homem, mas é muito exaustivo. Veja 7 maneiras de ficar mais disposto na hora do batente

Confira Também

A menos que sua profissão seja degustar cervejas, trabalhar é uma das partes mais desgastantes do dia – não à toa, ninguém espera que o domingo chegue mais rápido do que a sexta-feira. Durante o trampo, a preguiça pode bater e, por consequência, o desempenho cair. 

Segundo uma pesquisa feita pela International Stress Management Association (Isma), 72% das pessoas está insatisfeita com seu trabalho. Se você faz parte desse grupo, é bem provável que conviva com a falta de energia na hora de pegar no batente. 

Trabalhar com o que gosta, certamente, é uma das melhores formas de ter motivação. No entanto, nem sempre podemos nos dar ao luxo de ganhar dinheiro com aquilo que é nosso hobby. É preciso pagar as contas, comprar comida e, em muitos casos, sustentar os filhos. Encontra-se nessa encruzilhada? Conversamos com o neurologista Renan Domingues e elaboramos algumas dicas para você ter mais disposição no trabalho. Confira.

Na hora do almoço, nada de rabada 
Não espere ter uma baita energia depois de comer um pratão de feijoada no almoço. Deixe isso para o sábado. Comidas pesadas vão lhe deixar com sono e sem vontade de trabalhar. Na hora do almoço, prefira uma refeição leve e equilibrada.

Take a break
Trabalhar ininterruptamente pode ser muito desgastante. Segundo o neurologista, é interessante inserir pausas ao longo do dia para fazer alguma coisa que distraia e deixe a pessoa menos ansiosa. “Paradas curtas fazem com que o indivíduo retome às atividades com mais vigor e energia”.

Uma batida de empolgação
Tem vezes que o trabalho está um porre. Nesses dias, ouvir músicas animadas pode ajudar a mandar o tédio embora e melhorar o humor. Segundo um estudo feito pela Universidade de Miami, os trabalhadores com experiência moderada na profissão são os que mais se beneficiam desse artifício. Essa pesquisa também concluiu que músicas sem letras tendem a dar mais produtividade. Contudo, Renan Domingues alerta que esse benefício é muito individual e algumas pessoas podem perder a concentração. 

Exercício matinal
Provavelmente, você já deve saber que fazer exercícios é uma maneira saudável de ter mais energia. “O exercício estimula o cérebro. E o melhor horário para fazer atividade física é pela manhã, porque vai dar mais disposição”, afirma Domingues. Por isso, antes de pegar sua pasta do trabalho, coloque a toalha na mochila e corra para a academia. 

Cochilo revigorante
Eu sei, eu sei. Praticamente nenhuma empresa disponibiliza uma cama – ou um sofá, que seja – para seus funcionários tirarem um cochilo quando estiverem cansados. Mas saiba que cochilar por alguns minutos pode ser revigorante. Porém, Domingues alerta: “Se a pessoa tiver um sono profundo no início da tarde, ao despertar ela pode ficar mais lenta”.
Se cochilar é bom, uma boa noite de sono é melhor ainda
Obviamente, se você quer ter mais disposição, dormir bem é fundamental. Mas não basta dormir bem uma noite. É preciso ter uma rotina de sono – que não precisa ser inflexível, evidentemente – mas que busque manter uma regularidade. 

Hora de mudar
Não adianta por em prática todas as dicas dessa lista se o local de trabalho e o serviço executado não forem agradáveis. De acordo com o neurologista Domingues, o grande fator que torna a pessoa motivada em sua rotina de trabalho é a relação afetiva que ela tem com seu trabalho. Por isso, se você não está feliz onde está, talvez seja a hora de colocar na balança os pontos fortes e fracos do seu emprego. Pedir demissão pode ser a melhor saída.


Guilherme de Souza Guilherme