Pós-barba: entenda a importância e saiba por que você deveria se dedicar a usá-lo Entenda por que se dedicar a fazer um pós-barba decente é importante para a saúde da sua barba e da pele do seu rosto gplus
   

Pós-barba: entenda a importância e saiba por que você deveria se dedicar a usá-lo

Entenda por que se dedicar a fazer um pós-barba decente é importante para a saúde da sua barba e da pele do seu rosto

Confira Também

No dia a dia do homem, barbear-se é uma tarefa importante para o cuidado estético masculino. Seja para ir ao trabalho ou namorar, uma barba bem feita pode fazer toda a diferença em como você é percebido pelas pessoas ao seu redor. Muitos homens, porém, ainda negligenciam um passo importante nesse processo: o pós-barba. 

Enquanto muitos podem pensar no pós-barba apenas como uma tarefa chata e dispensável - principalmente se você já estiver atrasado para aquele compromisso importante -, aplicar uma boa loção no rosto após tirar os pelos indesejados pode te salvar de futuros problemas de pele que costumam representar uma dor de cabeça para vários homens. 

Quer saber por que você deveria começar a se dedicar mais ao pós-barba durante seus cuidados diários? Confira 6 boas razões abaixo.

HIGIENIZAR A PELE APÓS O BARBEAR PARA REMOVER IMPUREZAS
Às vezes, apenas lavar o rosto com um pouco de sabonete após fazer a barba não é suficiente para deixar sua pele completamente limpa e livre das impurezas do dia a dia. Comece a fazer a barba com água quente, para amolecer os fios e abrir os poros da pele; após o barbear, lave o rosto com água fria para fechar os poros. Aplicar a loção pós-barba ajuda a manter esses poros fechados e esteriliza a pele com a ajuda de adstringentes, uma substância que encolhe os tecidos do corpo. 

EVITAR INFECÇÕES EM PEQUENOS CORTES FEITOS COM A LÂMINA
Apesar de ser irritantemente comum sofrer alguns cortes durante o barbear, essas feridas podem ficar piores sem o devido cuidado por causa da sujeira e poluição a que nos expomos todos os dias. A loção pós-barba costuma ter um componente hemostático (qualquer substância que, quando aplicada à pele, interrompe um sangramento) justamente para evitar esse problema, enquanto os adstringentes esterilizam os cortes sofridos. E aí, já está vendo as vantagens de adotar o pós-barba no seu dia a dia?

HIDRATAR A PELE QUE FICA RESSECADA APÓS O BARBEAR
Não é apenas porque você é homem que deveria se preocupar menos com a qualidade da sua pele. É muito comum, após barbear-se, ficar com a pele ressecada e com um aspecto de descamação. Uma loção pós-barba pode reverter isso. Em sua composição, estão presentes emolientes que suavizam e hidratam a pele, ao mesmo tempo que a ajudam a reter água e diminuir a coceira, a vermelhidão e a descamação. A glicerina e a lanolina são exemplos de emolientes muito usados nesses casos.

DEIXAR O ROSTO MAIS PERFUMADO E COM UM ASPECTO MAIS ATRAENTE
Loções pós-barba costumam ter uma ótima dose de fragrâncias e óleos que tiram aquele aspecto medicinal do produto e acrescentam um cheiro mais agradável. Você pode optar pela loção com óleo de eucalipto, mentol, óleo de lavanda, óleos cítricos ou até mesmo óleo de cedro. Entre suas funções mais úteis aos homens - além de perfumar o rosto - estão o combate à acne e propriedades antifúngicas.

DIMINUIR A SENSAÇÃO DE CONCEIRA QUE COSTUMA TER
A coceira que costuma aparecer depois do barbear incomoda muitos homens, alguns até mais que outros. Além dela, a vermelhidão que a acompanha pode durar algumas horas e ser bastante incoveniente, principalmente durante uma reunião de trabalho ou um encontro, por exemplo. O emoliente presente na composição das melhores loções pós-barba ajudam a combater essa coceira de maneira rápida sem que seja necessário ficar se coçando o dia todo toda vez que se barbear. 

ALIVIAR A IRRITAÇÃO NA PELE DEPOIS DE PASSAR A LÂMINA
Assim como a coceira que costuma vir depois do barbear, a irritação é outro problema grave que costuma atingir boa parte dos homens que raspam a barba com certa frequência. Em alguns casos, essa irritação que acontece do contato da pele com a lâmina pode até mesmo evoluir até casos mais sérios e esteticamente indesejados. Aplicar a loção pós-barba regularmente pode prevenir o homem contra esse problema de uma vez por todas sem a necessidade de recorrer a métodos mais extremos e pouco práticos. 


Luis Carvalho