Conheça o Timbersports, a modalidade esportiva dos lenhadores A "Stihl Timbersports Series" é uma série de competições que tem disputas com uso de machado e serras gplus
   

Conheça o Timbersports, a modalidade esportiva dos lenhadores

A "Stihl Timbersports Series" é uma série de competições que tem disputas com uso de machado e serras

Confira Também

Quando alguém fala a palavra "esporte" em alguma conversa, pode ser que venha à mente algumas práticas esportivas, geralmente as bem tradicionais, casos do inconfundível futebol, o famoso basquete, natação, e o mais recente esporte amplamente popularizado no país, o MMA. 

Às vezes, quando alguém pensa em um  desporto que foge um pouco do imaginário comum do brasileiro, lembra do futebol americano ou do xadrez. Há, no entanto, outras práticas esportivas nem tão conhecidas - e praticadas - por aqui. É o caso do "Timbersports". Conhece?

LEIA TAMBÉM

Traduzindo o nome, já é possível imaginar como esse esporte funciona. "Timber", em inglês, significa "madeira". As competições consistem em provas nas quais os atletas fazem uso de machado e alguns tipos de serra para cortar pedaços espessos de tronco. Quem fizer em menos tempo, sozinho ou em equipe, vence.

O esporte, que pode ser disputado por homens e mulheres, surgiu por volta de 1985 em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Outras nações, como Noruega, Itália e Dinamarca também têm "tradição" neste desporto pra lá de incomum no Brasil.
 
A STIHL
A Stihl, marca mundialmente conhecida por seus produtos, como motosserras, no ramo da marcenaria, detém os direitos das competições. Por isso, os torneios de Timbersports levam suas grafias precedidas pelo nome da empresa alemã de equipamentos. A "Stihl Timbersports Series" é a mais famosa disputa na qual os lenhadores participam e brigam por premiações. 

DIFERENTES CATEGORIAS
Apesar de não ser difícil entender como essa prática esportiva funciona, é preciso saber que as competições são disputadas em algumas categorias. São seis "disciplines", como os organizadores chamam. 

Standing Block Chop: Os competidores devem usar um machado para quebrar um bloco de madeira de 30 cm de diâmetro ancorado verticalmente em uma base de metal.

Stock Saw: Os atletas utilizam uma motosserra para destruir um tronco de madeira de cerca de 40 cm de diâmetro. Devem ser feitos dois cortes, um de cima para baixo e outro de baixo para cima, dentro de uma marcação previamente assinalada na madeira.

Underhand Chop: Nesta categoria, o competidor deve quebrar com um machado um pedaço de madeira colocado horizontalmente perto do chão; há atletas que realizam esta atividade em menos de 15 segundos.

Single Buck: Um tronco de madeira de 46 cm de diâmetro na posição horizontal é cortado por uma serra manual de aproximadamente dois metros de comprimento. Nesta "discipline", o jeito em que o competidor faz o corte é essencial, não apenas a velocidade.

Hot Saw: O objetivo nesta prova é cortar três pedaços de madeira em marcações específicas em um tronco posto na horizontal. Os cortes são feitas com uma motosserra e exigem do competidor muita força na realização da tarefa.  

Springboard: Neste modo de competição, há um longo tronco na posição vertical em que os atletas precisam fazer dois cortes, instalar plataformas, subir, e decepar a parte superior da estrutura de madeira. Apesar da grande dificuldade, há quem termine a prova em menos de um minuto. 


DOIS NÍVEIS DE COMPETIÇÃO
Há separação de competidores em dois níveis: "Rookie" e "Professional". Na primeira, os atletas devem ter menos de 25 anos e competem apenas em quatro das seis categorias (Stock Saw, Underhand Chop, Standing Block Chop e Single Buck). Para o nível "Professional", não há restrição de idade; os competidores cumprem as quatro tarefas do "Rookie" mais as categorias Hot Saw e Springboard, totalizando seis. 

A prática esportiva, aos poucos se tornando mais comum, é motivo de orgulho para a organizadora Stihl, que afirma que "os eventos reúnem atletas de muitas trajetórias e que compartilham paixão para serem os melhores neste esporte."


Rudiney Freitas