O que é Mindset e como a sua mentalidade determina suas atitudes e resultados Entenda o conceito por trás da 'nova psicologia do sucesso' e como ele pode ajudar você a tomar decisões melhores na sua vida gplus
   

O que é Mindset e como a sua mentalidade determina suas atitudes e resultados

Entenda o conceito por trás da 'nova psicologia do sucesso' e como ele pode ajudar você a tomar decisões melhores na sua vida

Confira Também

Mindset. É provável que você já tenha ouvido essa palavra antes - talvez naquela reunião com seu chefe ou em algum site de empreendedorismo -, mas ainda não soubesse de sua importância para sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Aqui vai a explicação: mindset é toda sua programação mental, seu modo de pensar que influencia a forma como você encara o mundo, suas decisões, atitudes e, consequentemente, os resultados que você obtém com isso. 

LEIA TAMBÉM

O termo foi criado pela psicóloga Carol S. Dweck, professora de Psicologia na Universidade de Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação. Ela é também autora dos livros "Mindset: The new psychology of success" e "Mindset: How you can fulfill your potential", nos quais explica toda sua teoria sobre como nossa mentalidade está diretamente relacionada com nossas ações no dia a dia e como é possível mudá-la quando os resultados obtidos não são os desejados.

E aí, ficou interessado? A seguir, vamos explorar um pouco mais o conceito de mindset e explicar como é possível mudar sua própria "programação mental" para adotar novas atitudes e alcançar novos resultados.

QUAL SEU MINDSET: FIXO OU PROGRESSIVO?

Em seu livro, após dedicar anos de pesquisas sobre o assunto e realizar estudos com centenas de pessoas para definir suas programações mentais, Carol chega à conclusão que os mindsets podem ser simplificados em apenas dois tipo diferentes: o fixo e o progressivo. 

No mindset fixo, o indivíduo acredita não ser possível aprender novas habilidades ou adquirir novas capacidades. É um mindset "negativo" e, por isso, o mais prejudicial. Quem o possui costuma preferir sua zona de conforto e impõe obstáculos às novas oportunidades que surgem.

Já o mindset mais positivo é o progressivo, também chamado de mindset de crescimento. Nele, o indivíduo acredita ser possível desenvolver suas habilidades com paciência e esforço, evoluindo constantemente.

Geralmente, estes dois mindsets podem ser facilmente encontrados em qualquer ambiente de trabalho. Basta observar quem são os profissionais que estão sempre procurando se manter atualizados com novos aprendizados e experiências (progressivos) e quais preferem manter-se em suas atividades cotidianas e não se arriscar (fixos) - adivinhe qual deles terá mais facilidade em alcançar cargos maiores.

COMO UM MINDSET PROGRESSIVO PODE TE BENEFICIAR?

Como você já deve ter percebido até aqui, o mindset progressivo é o mais benéfico tanto para você como pessoa quanto como profissional. Ser aberto a mudanças, aprendizados e crescimento é importante para qualquer indivíduo - principalmente dentro de uma empresa, onde seu desempenho está sendo avaliado constantemente e sua carreira pode depender daquela tão desejada promoção após seu trabalho árduo ter sido reconhecido por seu chefe.

Se observar cuidadosamente, as pessoas que hoje ocupam grandes cargos de liderança em empresas importantes - Bill Gates (um leitor voraz de todos os assuntos) e Elon Musk (sobre quem já falamos um pouquinho aqui), por exemplo -  possuem um mindset progressivo - estão sempre abertos a novidades e buscam aperfeiçoar tanto suas próprias capacidades quanto a de sua equipe. Já os indivíduos de mindset fixo contentam-se com a posição que ocupam atualmente e dificilmente farão algo para conquistar novas posições.

COMO EU FAÇO PARA MUDAR MEU MINDSET?

Se, ao final desta leitura, você concluiu que seu mindset faz mais o tipo fixo e você não está satisfeito com ele, não se desespere. Muito já se fala hoje em dia sobre "coaching de mindset", algo como um treinamento para, aos poucos, conseguir mudar sua programação mental - a isso dá-se o nome "mindshift" - até que ela fique como você deseja. Uns dos maiores especialistas em desenvolvimento pessoal do mundo, Anthony Robbins, desenvolveu sete passos para mudar seu mindset. Confira:

1º PASSO: CLAREZA

Tenha clareza e saiba reconhecer onde você está neste momento.

2º PASSO: CERTEZA

A partir da clareza, estabeleça em sua mente a certeza de querer mudar.

3º PASSO: ANIMAÇÃO

Após ter certeza de que quer e é possível mudar, anime-se por saber onde pode chegar.

4º PASSO: FOCO

Defina metas para alcançar os resultados que deseja e decida um prazo para alcançá-los.

5º PASSO: COMPROMETIMENTO

Com um foco já definido, comece a dedicar-se à mudança. Faça disso uma obrigação.

6º PASSO: MOMENTUM

Defina ações para a realização do objetivo que deseja alcançar, não dê passos em falso.

7º PASSO: SMART

Seja "smart" (esperto, em inglês) e defina passos que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, realizáveis e tangíveis.

 


Luis Carvalho