Cinco segredos de Elon Musk para ser mais produtivo no dia a dia Saiba como o magnata e CEO de empresas como Tesla e SpaceX organiza seu cotidiano para dar conta de todas as tarefas em sua agenda gplus
   

Cinco segredos de Elon Musk para ser mais produtivo no dia a dia

Saiba como o magnata e CEO de empresas como Tesla e SpaceX organiza seu cotidiano para dar conta de todas as tarefas em sua agenda

Confira Também

Se você é um fã de tecnologia, empreendedorismo, carros ou até mesmo de viagens espaciais e suas novidades, o nome Elon Musk deve lhe parecer familiar. O empresário sul-africano é o fundador das empresas Tesla Motors, que visa popularizar os carros elétricos; e SpaceX, que pretende revolucionar as viagens aeroespaciais. Hoje, Musk tem uma fortuna estimada em 20 bilhões de dólares, o que o posiciona como a 53ª pessoa mais rica do mundo, segundo a Forbes.

LEIA TAMBÉM

Mas nada disso veio sem muito trabalho, dedicação e obstinação. Musk já revelou em diversas entrevistas a rotina pesada e exaustiva a que se submete todos os dias para cuidar de três empresas e ainda conciliar a vida profissional com a pessoal - Musk tem seis filhos. No livro "Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro", de Ashlee Vance, conhecemos vários detalhes do dia a dia do empresário e de seus valiosos segredos de produtividade.

Quer saber quais são e como aplicá-los em sua própria rotina e trabalho? Selecionamos abaixo os cinco principais segredos de produtividade de Elon Musk, confira:

#1 - ELIMINE OS OBSTÁCULOS DIÁRIOS

Assim que começa a trabalhar, às 7h da manhã todos os dias, a primeira coisa que Elon Musk faz afim de aumentar sua produtividade e a de seus funcionários é eliminar quaisquer obstáculos que possam impedir as tarefas de serem cumpridas. Com esse objetivo, Musk passa algo em torno de meia hora respondendo a e-mails que possam ajudar outras pessoas a progredirem em seus afazeres.

#2 - APROVEITE SEU TEMPO DA MELHOR FORMA

Com uma agenda apertada como a de Elon Musk, manter-se organizado e aproveitar o tempo da melhor forma possível é essencial. Por isso, o magnata está sempre pensando e questionando-se sobre como é possível fazer as coisas da melhor forma para obter o máximo de rendimento com o mínimo de tempo. Uma dica de Musk para isso é fazer as tarefas em "lotes", ou seja, unir duas ou mais tarefas que podem ser feitas juntas, como responder aos e-mails enquanto almoça.

#3 - USE OS E-MAILS A SEU FAVOR

Os e-mails ainda são parte importante do dia a dia profissional de muita gente, e é preciso saber utilizá-los com sabedoria para que eles ajudem mais que atrapalhem. Musk é um heavy-user dos e-emails, os quais ele usa para organizar toda sua equipe e definir metas e objetivos a serem alcançados em cada etapa do trabalho. Além disso, a assincronicidade das mensagens de tempo dá ao empresário mais tempo para pensar melhor antes de enviar cada resposta.

#4 - BUSQUE OBJETIVOS NOVOS E MAIORES

Elon Musk nunca está satisfeito com a própria situação profissional, mesmo com várias empresas de sucesso e uma fortuna de dar inveja em muitos. Uns podem achar isso estranho, mas Musk tem uma mentalidade de crescimento. Ou seja, o empresário que sempre alçancar novos objetivos, onde quer que haja espaçao para crescer. Um exemplo disso é a empresa de túneis The Boring Company, que Musk teve a ideia de criar enquanto estava preso em um engarrafamento.

#5 - FORME UMA BASE DE CONHECIMENTO

Um fato pouco conhecido sobre Musk é que ele tinha o costume de ler até dois livros por dia em sua juventude. Isso o permitiu ter acesso aos mais variados assuntos que ele hoje usa para ter suas ideias inovadoras que coloca em prática por meio de suas várias empresas. Para quem deseja alçancar o sucesso em seu trabalho dia após dia, a dica é formar uma ampla base de conhecimento desde cedo, em que você poderá se basear para tomar decisões e criar novas ideias.


Luis Carvalho