Bill Gates revela 4 segredos para ler mais Leitor voraz, Bill Gates compartilha seus principais métodos de leitura gplus
   

Bill Gates revela 4 segredos para ler mais

Leitor voraz, Bill Gates compartilha seus principais métodos de leitura

Confira Também

Leitor assumido de 50 livros por ano, Bill Gates é conhecido principalmente pela enorme fortuna adquirida com a criação de sua empresa, a Microsoft. Mas sua mente voraz e insaciável pode nos ajudar a entender como ele a conquistou - e nos inspirar a seguir os mesmos passos para o sucesso. 

Já falamos aqui sobre os 10 livros que Bill Gates recomenda a todos, mas, com a correria a que estamos acostumados todos os dias, poucos dispõem do tempo ou disposição necessária para dar conta de tantos livros. 

LEIA TAMBÉM

Em entrevista ao canal da Quartz no Youtube, o empresário revelou quais são os quatro segredos para tirar o máximo de proveito de tantas leituras - são cinquenta por ano, algo como um livro por semana, aproximadamente. 

Porém, engana-se quem pensa ser necessário dispor da fortuna ou da mente de Bill Gates para seguir a estratégia: é mais simples do que pensa! Confira:

#1|FAÇA ANOTAÇÕES

É comum, ao lermos um livro de não-ficção, surgirem dúvidas ao longo da leitura. São tantas informações novas apresentadas ali que fica muito difícil assimilar tudo de uma hora para outra. Pode verificar: ao terminar de ler um livro, quanto dele você se lembra com clareza? Para evitar situações como essa, Bill Gates recomenda fazer anotações durante a leitura. Segundo o empresário, anotar passagens marcantes ajuda a compreender melhor o conteúdo lido. Além disso, anotar possíveis dúvidas sobre assuntos importantes para futura pesquisa tornam a leitura ainda mais completa e é possível tirar muito mais proveito do livro. 

#2|TERMINE OS LIVROS QUE COMEÇOU

Você com certeza vai se identificar: quantas vezes já começou um livro e, por diversas razões, interrompeu a leitura do meio? Pois é. Para Gates, missão dada é missão cumprida. Segundo ele, é muito importante concluir todos os livros que você começar a ler, mesmo os que possam parecer desinteressantes em princípio. O empresário explica que ao abandonar uma obra pela metade, o leitor acaba assimilando apenas uma parte do ponto de vista do autor. Para ser possível formar uma opinião completa sobre a obra, é indispensável terminar sua leitura a qualquer custo. Então esqueça a preguiça e resgate aquele livro deixado de lado após ter lido apenas as primeiras páginas!

#3|ESTEJA CONFORTÁVEL

Você prefere ler sentado em uma boa cadeira ou deitado em uma cama macia? É fã incondicional das plataformas digitais ou não dispensa ter o livro físico em mãos, poder tocar o papel e sentir o cheiro da tinta? Para Bill Gates, não importa como ou onde você lê, desde que esteja confortável. Basta encontrar o jeito que mais agrade você e deixar a leitura fluir - convenhamos, o desconforto na hora da leitura tira toda a concentração da obra. Até Bill Gates afirma que um dia ainda fará a mudança para o digital, mas não nega que gosta do aspecto físico dos livros e revistas.

#4|RESERVE UMA HORA PARA A LEITURA

Você, esperto que é, já deve saber que disciplina é essencial para conseguir ler quantos livros deseja. Este talvez seja o segredo mais importante de Bill Gates para conseguir devorar tantos e tantos livros por ano. Assim, é necessário separar um momento do seu dia a dia para exercitar a sua mente. Desligue a TV, deixe o telefone celular longe, acomode-se e leia com calma, sem pressa. A "hora da ler" precisa ser tão sagrada em sua rotina quanto comer ou dormir. Uma vez que você começar, ficará mais fácil progredir na leitura das obras que deseja e logo, logo será capaz de equipar-se ao empresário.


Luis Carvalho