Minimalismo: como e por que simplificar a sua vida Entenda o conceito que pode ser aplicado tanto na decoração quanto em seu estilo de vida e veja dicas para adotá-lo no dia a dia gplus
   

Minimalismo: como e por que simplificar a sua vida

Entenda o conceito que pode ser aplicado tanto na decoração quanto em seu estilo de vida e veja dicas para adotá-lo no dia a dia

Confira Também

Você sabe o que é ser minimalista? Você pode até já ter escutado o termo quando o assunto é decoração, mas seu conceito significa muito mais do que apenas ter poucos móveis ou objetos decorativos. O minimalismo é, na verdade, um estilo de vida que preza a valorização do que realmente importa e é essencial na sua vida em detrimento do supérfluo, daquilo que não te acrescenta nada, seja objetos, pensamentos ou mesmo pessoas. Em troca, defendem os minimalistas, levamos uma vida muito mais leve, livre e feliz.

LEIA TAMBÉM

Apesar do que possa parecer, o termo "minimalismo" não é algo tão recente assim: ele existe desde o século passado, quando foi empregado inicialmente por movimentos artísticos que defendiam o uso de poucos elementos visuais. Com o tempo, o termo passou a ser utilizado também no âmbito social como o conhecemos hoje, uma resposta à sociedade de consumo desenfreado em que estamos inseridos e que causa enormes danos não só ao meio ambiente como também à nossa saúde e qualidade de vida.

Meu primeiro contato com o conceito de minimalismo aconteceu de maneira bastante casual: uma tarde, enquanto buscava por algum documentário interessante para assistir na Netflix, apareceu entre as opções o filme "Minimalism: A Documentary About the Important Things", de Matt D'Avella. Dei o play despretensiosamente, mais curioso do que interessado, mas não esperava o impacto que aquela 1h19m teria em meu modo de encarar meus próprios hábitos e estilo de vida.


Em resumo, o documentário busca apresentar o estilo de vida minimalista, suas condições, restrições e benefícios. Para isso, ele reúne entrevistas tanto com especialistas de diversas áreas quanto com adeptos da "vida simples", que explicam por que e como vivem sem o consumo em excesso.Entre os entrevistados, estão os americanos Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, fundadores do site TheMinimalists.com e dois dos maiores representantes e entusiastas do estilo de vida minimalista.

"Mas, afinal, como é possível ser minimalista?", você pode estar se perguntando. Bom, antes de se desesperar, fique calmo: você não precisa jogar 90% das suas coisas fora e ir morar no meio do mato, caçando para sobreviver. Longe de ser algo inalcançável, como muitos podem pensar, o minimalista não é contra o consumo, e sim contra o excesso. Para ter um estilo de vida minimalista, mais leve e saudável, o primeiro passo é conhecer a si mesmo e se perguntar: "o que é realmente importante para mim?"

Veja, a seguir, cinco dicas de como adotar o minimalismo no seu dia a dia e começar a valorizar muito mais o que realmente importa para você, ter mais espaço, tempo e disposição para se dedicar ao que gosta e levar uma vida com mais qualidade.

#1 - FAÇA UMA AVALIAÇÃO DE TUDO QUE POSSUI

Se você deseja aderir a uma vida mais minimalista e aproveitar os benefícios que ela tem a oferecer, o primeiro passo é parar por um instante e avaliar tudo que você possui. Tudo mesmo: suas roupas, seus sapatos, seus livros, seus objetos de decoração, lembranças de infância, fotos com família e ex-namoradas, coleções de qualquer coisa e todo o resto. Esteja consciente de tudo que possui e da utilidade de cada uma dessas coisas na sua vida.

#2 - LIVRE-SE DE TUDO QUE NÃO PRECISA OU USA

Este segundo passo pode ser bastante difícil, mas necessário. Livre-se de tudo aquilo que não tem necessidade alguma para você. Sabe aquelas coisas que apenas acumulam espaço, pegam poeira e que você talvez nem se dê conta que a tem? Um destino melhor para ela pode ser a doação ou até mesmo o lixo. Existe até mesmo um método para facilitar essa escolha: a regra 90/90, que diz que você deve se livrar de tudo que não usou nos últimos 90 dias ou usará nos próximos 90. É um bom começo.

#3 - ANTES DE COMPRAR ALGO, AVALIE A NECESSIDADE

Não é segredo algum que vivemos em uma sociedade de consumo, onde um de nosso principais objetivos é comprar. Somos iludidos pela ideia de que precisamos sempre comprar mais e mais para nos sentirmos felizes, satisfeitos e provar nosso sucesso, mas na prática isso não funciona muito bem. Então antes de trocar seu celular comprado à prestações no último ano por um modelo mais novo, avalie se você realmente precisa dele. Aplique este exemplo a qualquer compra que fizer futuramente e verá a diferença.

#4 - DÊ UM TEMPO DE REDES SOCIAIS, TV, ETC

Nunca estivemos tão conectados quanto no século XXI, onde a Internet e seus usuários reinam supremos. Mas todo esse excesso de informação digital, que nos bombardeia a cada segundo com anúncios, notícias, curiosidades e pessoas pode estar nos fazendo mais mal do que bem. Para uma vida mais leve e tranquila, então, vale a pena também se desintoxicar digitalmente e dar um tempo das redes sociais e da televisão de vez em quando e dar uma volta, descansar, ler um bom livro ou preparar um jantar.

#5 - DÊ PRIORIDADE AO QUE REALMENTE IMPORTA

E aqui está a máxima do minimalismo: dedique seu tempo, disposição e dinheiro ao que realmente é essencial e importante para você. Além de perceber que, muitas vezes, você sequer precisava de todas aquelas coisas que fazia questão de ter, você se sentirá muito mais leve para viver com mais saúde e livre para se dedicar ao que realmente gosta, sem distrações, contratempos e desgastes, tanto físicos quanto emocionais.


Luis Carvalho