7 documentários disponíveis na Netflix que todo homem precisa assistir Para sair da zona de conforto e refletir sobre questões sérias e relevantes, recomendamos que você assista estes documentários gplus
   

7 documentários disponíveis na Netflix que todo homem precisa assistir

Para sair da zona de conforto e refletir sobre questões sérias e relevantes, recomendamos que você assista estes documentários

Confira Também

Em meio à correria do dia a dia e as dores de cabeça que a rotina faz questão de nos causar, quantas vezes você parou uns minutinhos para refletir um pouco? Talvez acostumados a fazer tudo "no automático", muitas vezes nos esquecemos de que existe mais na vida do que apenas trabalhar, comer, dormir, repetir. E, para nos tirar dessa zona de conforto, o que melhor do que separar uma ou duas horas para assistir um bom documentário, que levante questões relevantes e nos dê uma outra visão além daquela a que estamos habituados?

LEIA TAMBÉM

Afinal, são com os documentários, que contam histórias reais de pessoas reais (na maioria das vezes), que conseguimos ampliar nossos conhecimentos sobre o mundo e adotar novas ideias e atitudes que nos ajudem a superar momentos de dificuldade ou nos inspiram de alguma forma. Da mais simples à mais elaborada, qualquer história pode ter uma enorme contribuição para a sua vida, desde que bem contada.   

Com isso em mente, decidimos separamos estes 7 documentários, todos disponíveis na Netflix, que achamos que todo homem precisa assistir. 

#1 - MINIMALISM (2016)

Na sociedade de consumo em que vivemos, o minimalismo tornou-se cada vez mais distante e impraticável - a regra vigente é ter tudo "do bom e do melhor", mesmo sem necessidade. Na contramão desta crença, o documentário "Minimalism" dedica-se a mostrar várias pessoas que optaram por estilos de vida baseados no minimalismo e focam, como sugere o filme, nas coisas que realmente importam. Para os que desejam uma mudança radical nos próprios hábitos de consumo, o filme oferece uma perspectiva única sobre como é possível ser feliz como o mínimo.


Homem algum dispensa aquela cervejinha ou um bom whisky ao final da tarde, certo? Mas você já parou para pensar seriamente nos efeitos do álcool em seu corpo? Apresentado pelo médico Javid Abdelmoneim, "The Truth About Alcohol" explora várias questões sobre o efeito do álcool na saúde, a exemplo da conexão entre o consumo da bebida e o surgimento do câncer. Durante os 58 minutos de documentário, o médico desmistifica diversas crenças difundidas ao longo de séculos sobre o álcool e ensina como é possível continuar bebendo sem causar tantos danos à própria saúde.

#3 - MY OWN MAN (2015)

Prestes a ter seu primeiro filho, o diretor David Sampliner questiona-se sobre como desempenhar o papel de pai e transmitir à criança os ideais de masculinidade que ele próprio nunca conseguiu exercer, como agressividade e virilidade. Em uma jornada de auto-descobrimento, David aceita passar por novas experiências capazes de testá-lo como homem, como aprender a atirar e caçar. Quebrando vários paradigmas a que somos submetidos desde o nascimento, "My Own Man" (expressão que significa algo como "ser dono do próprio nariz") une drama e humor para nos fazer refletir.

#4 - ROCCO (2016)

Você já ouviu falar em Rocco Siffredi? O ator pornô - ou seria astro? - é um dos mais famosos e bem-sucedidos da indústria de filmes adultos, com uma vida aparentemente perfeita: tem pinta de galã italiano (ele é), é famoso no mundo todo, já transou com milhares de mulheres nos mais de 1500 filmes de que participou e hoje possui seu próprio estúdio. Mas nem tudo são rosas em sua vida. Em "Rocco", conhecemos de perto o homem por trás do ator pornô, com todas as suas falhas, dúvidas, inseguranças e erros. Quando tudo é revelado, será que o mito pode sobreviver?

#5 - (DIS)HONESTY (2015)

Dan Ariely, estudioso sobre o comportamento humano que dedicou toda sua carreira a entender o tema, explora em "(Dis)honesty" a tendência que todos nós temos a mentir e apelar para a desonestidade - e porque fazemos isso tão bem. O documentário mostra as vários estudos e testes realizados por Ariely que mostram as reações de pessoas comuns a situações em que a mentira é uma opção. E para quem acha que uma simples "mentirinha" aqui e ali, só de vez em quando, não faz mal a ninguém, o filme é um verdadeiro banho de água fria. Vale cada minuto em frente à TV.

#6 - WILLIAMS (2017)

Para quem é fã de velocidade, o nome Williams deve dispensar apresentações. Porém, ao contrário do que o título sugere, o filme não dedica-se a esmiuçar a história da famosa equipe de Fórmula 1 em si, mas a de seu criador, Frank Williams e, principalmente, a de sua família. Se é verdade que por trás de todo grande homem, existe sempre uma grande mulher, atrás de Frank houveram três: a mãe; sua esposa, Ginny; e a filha, Claire. A produção é uma adaptação do livro "A Different Kind of Life", escrito em 1991 pela já mencionada esposa de Frank, falecida em 2013.


Muito se discute hoje sobre a criação dos meninos sob o estereótipo do homem macho, aquele que não chora, que não pode gostar de "coisa de menina" e, muito menos, fazer coisas consideradas "de viado". Quase todo mundo já escutou isso na infância, mas o documentário "The Mask You Live In" (a máscara em que você vive, em bom português) tem a proposta de quebrar o ciclo vicioso desse paradigma. A diretora Jennifer Siebel Newsom entrevista educadores que revelam os efeitos maléficos de uma criação machismo em garotos, forçados a se esconder e reprimir sentimentos como raiva e tristeza. 


Luis Carvalho