O que os homens mais bem-sucedidos do mundo fazem pela manhã Alguns hábitos que, praticados logo cedo, podem fazer do dia menos estressante, mais feliz e mais produtivo gplus
   

O que os homens mais bem-sucedidos do mundo fazem pela manhã

Alguns hábitos que, praticados logo cedo, podem fazer do dia menos estressante, mais feliz e mais produtivo

Confira Também

Segundo o escritor Gustavo Paulillo, “pessoas extraordinárias praticam hábitos extraordinários para alcançarem seus objetivos”. Algumas vezes, esses hábitos começam pela manhã, para fazerem do seu dia menos estressante, mais feliz e mais produtivo. 

Levantar da cama, escovar os dentes, tomar banho e se sentar para o café da manhã. Esses são os primeiros passos da rotina matinal da maior parte das pessoas, mas não para os executivos de sucesso, chefes de Estado, líderes e escritores bem-sucedidos. Esses profissionais têm diferentes tipos de rituais pela manhã, preferem moldar suas rotinas para tornar o dia mais produtivo para que tenham mais qualidade de vida.

Acordar cedo e aproveitar as primeiras horas da manhã para cuidar do corpo e da mente, organizar as tarefas do dia e dedicar um tempo aos projetos pessoais são alguns desses segredos. Alguns gostam de se exercitar, outros de passar um tempo com a família. A relação com o trabalho também varia: enquanto muitos gostam de checar seus e-mails logo pela manhã, parte não quer saber de trabalho até chegar ao escritório.

O chefe executivo (CEO) do Facebook, Mark Zuckerberg, por exemplo, tem o hábito de se vestir da mesma forma todos os dias. O presidente da rede social comprou diversas calças jeans, camisetas cinza e tênis todos iguais. "É uma decisão a menos para tomar diariamente", explicou o CEO durante a sessão de perguntas e respostas com os usuários do Facebook em 2014. "Eu quero realmente limpar minha vida, para fazer o mínimo de decisões possível e com isso consumir o mínimo e energia", disse Zuckerberg que lembrou ainda de outras pessoas influentes, como Steve Jobs ou Barack Obama, têm as mesmas teorias no que diz respeito à escolha de roupas.

Falando em Barack Obama, o presidente norte-americano não tem uma rotina muito corrida pela manhã, como se imagina. Obama começa o dia com exercícios físicos para depois tomar café da manhã com a família e ajudar suas filhas a se arrumarem para a escola.  E também o que prefere Jeff Bezos, fundador da Amazon, evita reuniões a todo custo, prefere ficar em casa e comer um café da manhã saudável com a família.

Howard Schultz, CEO da Starbucks, gosta de brincar com seus três cachorros, se exercitar e fazer café, isso mesmo, fazer café para ele e para a mulher. Enquanto que Gary Vaynerchuck, cofundador e CEO da Veynermedia, não quer perder um só segundo. O executivo leva seu smartphone ao banheiro para ler as novidades do dia e entrar em contato com o público via Instagram e Twitter. 

Uma longa meditação seguida por uma corrida de 10 km às 5 horas da manhã, pode acreditar, é a rotina de Jack Dorsey, CEO do Square e fundador do Twitter. Há ainda quem tenha aversão a trabalhar ou ler e-mails antes de chegar ao escritório como é o caso de David Karp, fundador do Tumblr. 

A vida das profissionais de sucesso têm mostrado que desenvolver o hábito de levantar cedo pode ser a chave para um dia produtivo. Todo mundo tem hábitos que pratica diariamente e o filósofo Aristóteles já dizia que “somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito”. Steve Jobs, fundador da Apple gostava de pensar: "se hoje for o último dia da minha vida, eu ficaria feliz com o que irei fazer?".


Ed Leandro