Benefícios da banheira de gelo no esporte Conhecida como crioterapia, mergulhar na banheira de gelo acelera muito a recuperação dos atletas gplus
   

Benefícios da banheira de gelo no esporte

Conhecida como crioterapia, mergulhar na banheira de gelo acelera muito a recuperação dos atletas

Confira Também

Imagine a seguinte situação: um baita frio, mas mesmo assim você decide ir treinar, afinal, se for esperar o verão voltar, o preparo físico vai embora de vez. Então, ao final do seu treino, todos seus companheiros começam a entrar em uma banheira cheia de gelo. Parece loucura? Saiba que isso é cada vez mais comum no mundo esportivo, especialmente entre os atletas de alto rendimento.

No verão, fazer isso é um pouco mais fácil, já que a temperatura corporal e a ambiente estão mais quentes, além de saudável, entrar na banheira de gelo algumas vezes pode ser bastante refrescante. Mesmo assim, não pense que essa tarefa é das mais simples de ser executada.

Também conhecida como crioterapia, busca baixar a tempratura corporal de maneira drástica para fins terapêuticos, e quem usa, costuma ter ótimos resultados e recomendar fortemente a prática.

VEJA TAMBÉM:

Veja agora o porque dos atletas aderirem a essa prática as vantagens de mergulhar em uma banheira de gelo a aproximadamente 0ºC:

Ela é muito usada com o inuito de acelerar a regenração muscular, e diminuir o risco de lesões musculares. Também reduz as dores causadas pelo esforço excessivo - especialmente nos membros inferiores. Além disso, os espasmos musculares se tornam menores e o metabolismo é desacelerado. E o mais interessante de tudo: o efeito é imediato.

A ciência por trás disso é a seguinte: ao entrar na banheira, acontece uma vasoconstrição em seu corpo, concentrando o sangue em seus órgãos vitais (assim como acontece quando estamos com frio e pouco agasalhados). Esse sangue mais concentrado na região do abdómen acaba sendo mais oxigenado. Ao sair da banheira, o corpo esquenta, e o sangue volta a circular pelo corpo inteiro. Isso ajuda a limpar as toxinas (especialmente o ácido lático) nos músculos, geradas pelo esforço físico.

Vale lembrar que não é só mergulhar na banheira e pronto. Há uma técnica certa para isso, tempo correto, preocupação com os dedos dos pés e muito mais. Por isso, se for começar essa prática, pesquise bastante sobre e procure o auxílio de um especialista. Se feita de maneira incorreta pode ocasionar na perda de sensibilidade nos dedos, lesões nos tecidos e pele.

Outro ponto importante de se ressaltar é na hora da saída: não saia repentinamente e nem pule ou corra logo após deixar a banheira de gelo. Isso por que alguns lugares ficam com pouca vascularização, e essas ações podem causar lesões graves, como a ruptura do tendão de Aquíles.

Estudos dizem que qualquer atleta pode usufruir dessa técnica - com moderação, como ressaltado no parágrafo anterior. São mais usuais em algumas modalidades como futebol, lutas e atletismo, mas mesmo assim, não há nenhuma restrição com relação a isso.

E as vantagens não param por aí, elas extrapolam o limíte esportivo, e por isso também pode ser usado por não atletas (alguns atletas também são adeptos dessa prática por conta das vantagens além das citadas anteriormente). O surfista Mick Fanning, inclusive, diz usar bastante a banheira de gelo.

Alguns estudos feitos no Reino Unido chegaram a conclusão que essa prática pode ajudar a tratar a depressão crônica. Ao imergir três vezes por semana em água fria, isso causa alguns efeitos bem positivos no cérebro. Isso por conta da dopamina que é liberada em alta quantidade no seu corpo durante o mergulho.

Além disso, os praticantes aprendem a controlar melhor a respiração, já que isso ajuda a controlar a temperatura e combater o frio. Com isso nosso sistema nervoso passa a funcionar de maneira mais efetivo e nos tornamos capazes de combater víruos os quais antes éramos suscetiveis.


Arthur Gabor