O que comer depois do treino? Especialista ensina a como otimizar seus resultados após o treino com a ingestão dos alimentos certos gplus
   

O que comer depois do treino?

Especialista ensina a como otimizar seus resultados após o treino com a ingestão dos alimentos certos

Confira Também

A busca por uma vida saudável e uma boa forma física vem atraindo cada vez mais pessoas às academias, aos treinamentos funcionais, às lutas e às corridas de rua no país. Entretanto, o resultado dos exercícios físicos não está ligado apenas às horas investidas nas atividades e a qualidade dos exercícios: uma alimentação adequada, antes e depois do treino, é fundamental para alcançar os objetivos almejados.

Assim como a alimentação pré-treino é importante para te ajudar a dar disposição para treinar, cuidar da alimentação pós-treino também é essencial. “Após o treino nós temos que nos preocupar com a energia gasta, levando em conta a intensidade. Algumas pessoas podem pensar que deixar de ingerir determinadas calorias é interessante, mas não é o correto. A gente não tem que pensar nas calorias dos alimentos, e sim na qualidade”, afirma Heber Macedo, personal trainer e treinador na academia Fit Class.

De acordo com Macedo, o ideal após as atividades é procurar ingerir carboidratos, como cereais e integrais, junto com alguma proteína, como o leite e o ovo. “É sempre bom comer alimentos que contenham energia, que dê saciedade e com baixo teor calórico”, recomenda. Comer frutas ou carboidrato mais leve também é um bom pedido, como, por exemplo, a batata doce.

Outra dica importante é não ingerir comidas pesadas antes ou após o treino, pois você pode passar mal. “O estomago é um dos lugares que menos trabalha quando estamos fazendo exercício. Por isso, é preciso comer alimentos de digestão rápida e de boa qualidade depois de malhar”, comenta o personal.

É importante ficar atento também aos horários em que está consumindo o seu pós-treino, pois eles influenciarão nos seus resultados. "De manhã coma como um rei, de tarde como um príncipe e a noite como um plebeu. Isso diz muito sobre a hora do dia que treinamos e de que forma seria  a reposição de carboidratos”, diz Macedo.

E quanto à ingestão de suplementos alimentares, como o Whey Protein? São recomendados? O profissional também orienta. “Hoje em dia é muito difícil termos tempo para fazer o preparo adequado da alimentação de acordo com a dieta indicada pela nutricionista. Por isso, a suplementação vem a calhar”, afirma. No entanto, é importante ressaltar que se você optar por um shake após o treino, não há problema, mas de maneira nenhuma ele será mais nutritivo do que uma refeição saudável contendo proteína e carboidratos.

Por fim, vale lembrar que tanto a refeição pré quanto pós-treino não farão mágica se você não se alimentar de forma adequada durante as outras refeições. “Nosso corpo funciona como um carro: gastou tem que repor”, conclui Macedo.


Nathalia Marques