Mitos e verdades sobre a hipertrofia Quer ficar grande? Tire todas as suas dúvidas sobre a hipertrofia gplus
   

Mitos e verdades sobre a hipertrofia

Quer ficar grande? Tire todas as suas dúvidas sobre a hipertrofia

Confira Também

"Vamos ficar grande!", essa frase está se tornando cada vez mais comum nas academias do Brasil e do mundo. Fazer muito exercício para ganhar muscular é a nova moda. Mas a verdade é que algumas pessoas vão para a academia, mas não sabem muito bem o que devem fazer para atingir seus objetivos.

Será que eu posso malhar o músculo dois dias consecutivos? Como devo me alimentar depois do treino (você inclusive pode ver uma matéria mais detalhada sobre isso clicando aqui)? A maneira com que faço os movimentos influencia?

Pois se você também tem essas e outras dúvidas, chegou a hora de tirá-las, confira alguns mitos e verdades sobre a hipertrofia:

NÃO SENTIR DOR NO DIA SEGUINTE QUER DIZER QUE NÃO HOUVE HIPERTROFIA
MITO. Esse é uma das dúvidas mais comuns nas academias. É sim normal sentir dor após treinar, porém, ela só deve acontecer em trocas de treino, ou seja, quando você está fazendo exercícios que não está habituado. Isso acontece porque o seu corpo não está acostumado a fazê-los. Mas com o tempo, é normal que seus músculos se adaptem e parem de doer, mas mesmo assim continuem passando pelo processo de hipertrofia.

A VELOCIDADE E A AMPLITUDE DO MOVIMENTO INTERFEREM NA HIPERTROFIA
VERDADE. O ideal é fazer cada exercício com o máximo de amplitude que conseguir, mas sem acelerar demais o movimento. Assim você não irá forçar seu músculo além do necessário (o que acontece quando os movimentos são feitos de maneira muito rápida) e exercitará o músculo por inteiro.

COMER CARBOIDRATO ATRAPALHA A HIPERTROFIA
MITO. A alimentação é até mais importante do que os próprios exercícios para um bom resultado na academia. A proteína tem sua função e o carboidrato também, não pense que você só deve se alimentar com um deles. Os dois se complementam para você atingir seu objetivo. O carboidrato gera bastante energia, melhorando seu desempenho, portanto não é bom retirá-lo de sua alimentação - a menos que você queira fazer uma dieta específica recomendada por um nutricionista.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS ATRAPALHAM NA HIPERTROFIA
VERDADE. Um treino muito intenso de cardio recruta fibras musculares e pode interferir no ganho de massa muscular.

TREINOS LONGOS E DEMORADOS GARANTEM A HIPERTROFIA

MITO. Muito pelo contrário, isso só irá sobrecarregar seus músculos. Reserve os treinos longos para quando quiser fazer aeróbio. Se o seu objetivo é hipertrofia, faça treinos mais curtos e de maior intensidade (mas tomando sempre cuidado para não sobrecarregar os músculos).

NÃO SE DEVE TREINAR O MESMO GRUPO MUSCULAR DOIS DIAS SEGUIDOS
VERDADE. Quando você treina, isso causa microlesões em seus músculos, e elas precisam ser recuperadas antes de voltar aos treinos. Treinar o mesmo grupo dois dias consecutivos não dá tempo de seu corpo regenerar os músculos, atrapalhando na hipertrofia e podendo causar lesões mais sérias.

QUANTO MAIS PESO, MAIOR A HIPERTROFIA
MITO. Não necessariamente. O ideal para a hipertrofia é levantar bastante peso sim, porém, sem forçar além do necessário. Se você colocar mais peso do que aguenta, pode não fazer o movimento de maneira correta, prejudicando seu desempenho e acarretando em lesões.

O SONO INTERFERE NA HIPERTROFIA
VERDADE. O sono também é responsável pela recomposição muscular e energética do corpo. Dormir o mínimo recomendável de oito horas por dia é de extrema importância para a regeneração muscular, fundamental para o treino.


Arthur Gabor