Alimentos que dão mais energia e disposição ao corpo Seja para malhar, correr ou qualquer outro esporte. Seu corpo precisa estar bem alimentado e com energia gplus
   

Alimentos que dão mais energia e disposição ao corpo

Seja para malhar, correr ou qualquer outro esporte. Seu corpo precisa estar bem alimentado e com energia

Confira Também

Se exercitar mal alimentado é uma péssima ideia. Quem já fez isso sabe que a experiência não é das melhores, o corpo fica fraco, parece não responder aos seus comandos e os resultados são infinitamente inferiores. Entretanto não adianta se alimentar com qualquer coisa e você já estará pronto para ir treinar em alta intensidade, não é assim que funciona.

Aqui na Redação do AreaH, temos casos de pessoas que passaram mal por conta da má alimentação pré-treino. E esse acontecimento não foi nada agradável. Ele precisou aprender na marra a importância de saber comer bem antes de se exercitar. Se você não quer passar por isso, ouça o conselho de quem já passou por isso e consuma o necessário para seu organismo. 

VEJA TAMBÉM:

Agora confira alguns alimentos que você deve comer antes de ir treinar para se sentir mais disposto e aumentar sua produtividade:

1. Açaí

O açaí é uma fruta brasileira muito típica da região norte do país, mas que já tomou proporções nacionais e hoje e adorada no Brasil inteiro. Além de muito saboroso e combinar bem com diversos outros alimentos, é muito saudável. A fruta é riquíssima em carboidratos, o que ajuda muito a dar energia. Mas não para por aí, ao consumí-la, você também ingere vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes Além disso, o açaí ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue, prevenindo doenças cardíacas.

2. Água de coco

No verão, a água de coco se torna ainda mais popular, isso por conta do alto teor de hidratação que ela proporciona ao corpo. Mas além disso, ela também pode dar bastante energia e disposição. Por ser um líquido sua absorção é extremamente rápida, o que pode ser positivo, mas também negativa, já é dispensada pelo corpo de maneira mais acelerada também. Por ter pouca caloria e ser rico em fibras, além de dar energia, ela não engorda como outras bebidas.

3. Aveia

Esse grão é uma verdadeira benção da natureza. Ela é extremamente rica em fibras e carboidratos, por isso são ótimos energizantes. É um ótimo complemento paras os alimentos, já que dá sensação de saciedade com facilidade. Também ajuda a manter os níveis de açúcar baixos, já que ajuda a glicose a ser absorvida de maneira lenta e gradual, o que mantém os níveis de insulina baixos. Para terminar, ainda possui vitaminas do complexo B, que dão mais energia ao corpo. 

4. Banana

A banana é muito conhecido por conta dos seu alto nível de potássio. Esse mineral é um dos mais importantes para o ser humano, e a sua falta causa fadiga muscular e mental, cãibras, aumento da pressão arterial e até arritmia cardíaca. Ela também pode ajudar a manter o nível de açúcar no sangue mais regulado, ajudando a combater o cansaço. 

5. Chá verde

Nem todo mundo sabe disso, mas o chá verde possui cafeina. As doses não são muito altas (aproximadamente 3 mg a cada 50 ml), mas isso auxilia a manter o corpo mais disposto. Os chás também possuem alguns antioxidantes que aceleram o metabolismo, e portanto, além de fornecer energia, também auxiliam no emagrecimento. Por fim, por conta de um aminoácido, o chá verde auxilia na produção de dopamina e serotonina, melhorando o bem-estar e o humor.

6. Chocolate amargo

Não, amigo, não adianta se empolgar achando que está liberado comer chocolate a todo momento e achar que está tudo certo. Mas com alguns regras você pode sim mandar ver no chocolate que ele não fará mal nenhum a você, muito pelo contrário. Ele inclusive pode ajudar no emagrecimento (veja como).

Para início de conversa, saiba que quanto mais amargo for o chocolate melhor, isso por conta das diferentes doses de cafeína. Ao leite? Nem pensar! Meio amargo? Talvez! Amargo? Perfeito! O chocolate amargo possui inúmeros benefícios: retarda o envelhecimento, ajuda na saúde do coração, deixa corpo e mente mais alertas e dispostos, controla o colesterol e muito mais.

7. Guaraná

Mais um alimento que tem um porém: não estamos falando do refrigerante de guaraná. Nada de mandar uma latinha pra dentro antes de ir treinar. Estamos falando da fruta mesmo (ou cápsulas e suco da fruta), que possui cafeína e é muito usada para misturas com outro item da nossa lista, o açaí, mas também pode (e deve) ser misturada em outros sucos e vitaminas. O guaraná, consumido com moderação melhora o ânimo e disposição. 

8. Maca peruana

A maca peruana é um tubérculo proveniente da Cordilheira dos Andes. É totalmente natural e é cada vez mais importado ao Brasil por conta de seus inúmeros benefícios a saúde, desde perder barriga até ganho de massa muscular. A maca peruana possui cerca de 59% de carboidrato em sua composição, por isso trata-se de uma fonte poderosíssima de energia, não a toa é muito consumida antes de exercícios físicos. Também é rica em vitamina C e fibras.

9. Mel

Os benefícios do mel são os mais variados, mas aqui vamos focar nos que proporcionam uma melhoria na disposição de quem consome. O mel possui dois tipos diferentes de carboidratos, a frutose e a glicose, ambas são ótimos energizantes e combatem o cansaço. Também é rico em vitamina C e B, que participam tanto da desintoxicação do organismo, como na parte de produção de energia. Misturá-lo com frutas é uma ótima ideia de alimentação pré ou pós treino.

10. Amêndoas, Nozes e outras oleaginosas

As oleaginosas como um todo possuem bastante magnésia, selênio, vitamina E e cobre, o que auxilia em ter uma energia extra durante os treinamentos, além de evitar as famosas câimbras. O consumo delas também reduz a pressão arterial, melhora a memória, entre outras vantagens


Arthur Gabor