O FAQ da gravata Larga ou estréia? Clara ou escura? A altura correta é antes ou depois do cinto? Chegou a hora de tirar todas as dúvidas gplus
   

O FAQ da gravata

Larga ou estréia? Clara ou escura? A altura correta é antes ou depois do cinto? Chegou a hora de tirar todas as dúvidas

Confira Também

Brasil, país tropical. Quem seria uma espécie de princesa Isabel passa assinar a abolição do nó na garganta? A moda é democrática, mas em situações de formalidade é impossível fugir do acessório. A relação entre ela e o ambiente corporativo é inegável, mesmo nos dias que até o Diabo gostaria de tomar um sorvete!

Já que não há alternativa, o ideal é sanar as dúvidas para vesti-la com harmonia. E segurança, porque quando se trata de gravata, gafes podem acontecer sem que os homens notem e moda não é matemática, depende muito do tom de pele e do tipo físico de cada um, além do estilo de vida.

Combinações
Sempre há de haver uma combinação entre a gravata, seja ela com o sapato, com a camisa ou com o cinto.  Para minimizar erros é melhor escolher camisas lisas. Para um visual sóbrio ainda, o couro do cinto pode ser o mesmo sapato. Quanto mais peças lisas na composição do look, menor é a probabilidade de erro.

Largura
As gravatas têm diminuído a largura, uma gravata média tem entre 6,5 e 7 cm, embora hoje o ápice da moda seja em torno de 5,5 a 6 cm.

A gravata fina é usada com roupa mais seca, slim, calças mais aderentes às pernas e blazers de corte acinturado.

Comprimento 
A gravata tem que tocar o cinto, na parte de cima ou na parte inferior dele, sempre entre esses dois extremos, nem mais pra cima, nem mais pra baixo. 


Cores
Tonalidades como amarelo claro, azul claro e rosa são indicadas para uso durante o dia. Em caso de misturas, evite estampas e permita apenas pequenos detalhes de cores sóbrias que não comprometam o visual. Evite cores fortes em horários que a incidência de luz solar é maior. Gravatas com intensidade de brilho, como as de fundo prateado, mesmo que claras, são indicadas para uso noturno, pois remetem a festas.

Prendedor é um acessório em desuso. Não gaste com isso.

Como guardar
Deixar a gravata esticada ao longo da noite vai deixá-la em boas condições de uso. Se tiver muito amarrotada, passe a ferro sempre, com um tecido em cima para não danificá-la. Ferro direto no tecido NUNCA. Para conservá-las sempre prontas para uso, deixe-as enroladas e na gaveta. Pendurar jamais. Em viagens, leve dentro do sapato para evitar que amassem.

Colarinho
Deve ter folga de um dedo. Muito apertado ou muito largo desalinha a gravata que deve ficar escondida dentro do colarinho, é desleixo deixar aparecer o tecido fora dele.

Outras dicas:
  • O caimento de uma gravata de seda faz toda a diferença.
  • Combinações ousadas valem para o lazer, mas não para reuniões de trabalho.
  • Para ganhar destaque: gravata escura sobre uma camisa clara.
  • Se a gravata for de cor diferente da camisa, procure pelo menos misturar tonalidades próximas.
  • Evite nós apertados porque marcam o tecido. Desfaça sempre o nó para preservar a gravata.
  • O jeito correto de lavar é a seco, para preservar a entretela. 
  • Estique a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido.