Barba, cabelo e bigode: a personalidade que Messi adquiriu fora de campo Dono de uma vida discreta longe das quatro linhas, o craque do Barcelona agora chama atenção pelas vestimentas e tatuagens gplus
   

Barba, cabelo e bigode: a personalidade que Messi adquiriu fora de campo

Dono de uma vida discreta longe das quatro linhas, o craque do Barcelona agora chama atenção pelas vestimentas e tatuagens

Confira Também

Até mesmo aqueles que não gostam ou acompanham futebol com frequência sabem quem é Lionel Messi. O craque argentino de 31 anos é um dos maiores jogadores em toda a história do esporte bretão e já acumula dezenas de taças na estante. Além disso, é dono de um estilo de jogo muito próprio: conduz a bola com a perna esquerda de maneira rápida e deixa a pelota sempre rente ao pé; dribla os adversários que aparecem pela frente e, de repente, dispara um chute que deixa o goleiro estupefato, só não mais surpreso do que os fãs. 

LEIA TAMBÉM

Fora de campo, porém, o jogador é mais Lionel do que o badalado Messi. O argentino costuma levar uma vida bem mais tímida do que seus atos dentro das quatro linhas. Com a pelota no pé, não se omite na hora de mostrar talento ao fintar os adversários e marcar golaços; fora do mundo futebolístico, não costuma estar presente em festas e nem mesmo participa muito nas redes sociais - espaço cada vez mais ocupado por esportistas.

Essa timidez foi materializada nas vestimentas do camisa dez do Barcelona, que já apareceu diversas vezes usando roupas maiores que o seu tamanho e sem a mínima preocupação na combinação de cores e estampas. Messi, no entanto, hoje em dia carrega uma imagem bem diferente; exibe muito bom gosto na composição de suas roupas, já ousou na escolha do terno em premiações, e até adotou uma marca que ficará por um bom tempo: as tatuagens.

CUIDADO COM AS MADEIXAS
Lionel Messi, desde jovem, gostava de cultivar um cabelo longo. Com fios lisos e compridos, o craque argentino conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008, quando já era atleta do Barcelona e conhecido no mundo. Nos últimos anos, porém, Messi está adotando um estilo bem diferente nas madeixas. Com as laterais do cabelo cortadas bem rentes e a parte superior modelada, o craque dá um ar mais moderno no visual. 

E, de acordo com seu cabeleireiro e  compatriota, Ariel Bermudez, em entrevista ao UOL, a mudança faz parte da evolução do jogador. "O estilo está acompanhando o que o Messi é hoje, como pessoa. Ele amadureceu e, com certeza, isso se reflete na imagem. É um visual de um homem europeu contemporâneo".

BARBA E BIGODE
Durante boa parte da carreira, o camisa dez do Barça não exibia pelos faciais. Porém, há cerca de uns três anos, o argentino cultiva uma barba ruiva e farta, o que chamou atenção dos fãs no início, principalmente pela evolução no visual. Messi, inclusive, já falou à imprensa durante a Copa América de 2016 sobre a mudança. "Ficou assim e agora vocês vão ter que aguentar. Vai até o fim", disse o jogador, em alusão a manter o visual até o término do torneio Sul-Americano. De acordo com fontes próximas ao atleta, Lionel não deixava a barba crescer muito em razão de um acordo de patrocínio com uma marca de barbeadores. 

AS TATUAGENS E O SÍMBOLO MESSI
Sem dúvidas, uma das maiores mudanças recentes no visual de Lionel Messi foram as tatuagens. Os desenhos encobrem todo o braço direito e a perna esquerda do craque, algo inimaginável por muitos há alguns anos. No membro superior, o craque argentino possui algumas representações que marcam sua vida, como traços que remetem à Igreja Sagrada Família, da cidade de Barcelona, um relógio, que pode indicar a passagem de sua carreira, e a face de Jesus Cristo, além de outros ornamentos ao longo do braço. 

Na perna, Lionel carrega um pomposo número 10, o desenho de uma bola e a mão de um de seus filhos; a tattoo, no entanto, já foi mudada - antes os traços eram mais finos e havia outras figuras; agora, boa parte da perna é coberta de tinta preta. 

POR QUE MUDAR?
O gênio argentino das quatro linhas não é apenas um jogador de futebol, mas como muitos de sua profissão, se tornou há muito tempo uma empresa, uma marca que representa um grande valor no mercado, tanto financeiro como simbólico. A imagem que representa esses valores, portanto, demanda também muita atenção. Às vezes,  algumas alterações podem causar estranhamento, em outras, muito mais confiabilidade.


A EXTRAVAGÂNCIA
Lionel começou a ousar tanto que até em premiações que participou ele chamou atenção do público, principalmente pelos detalhes do terno que vestiu. Em uma das ocasiões, o craque exibiu uma vestimenta cheia de bolinhas.

O que não mudou mesmo, de fato, foi o futebol do gênio do Barcelona com o passar do tempo. Já são cinco títulos de melhor jogador do planeta e mais de 600 gols anotados. Quanto mais velho Messi fica, melhor parece estar; já que o assunto é estilo, Messi pode ser comparado a um bom vinho argentino.


Rudiney Freitas