5 benefícios que o xadrez pode trazer à sua vida Apesar da rejeição de muitos, o xadrez é um dos melhores esportes para desenvolver a capacidade cognitiva gplus
   

5 benefícios que o xadrez pode trazer à sua vida

Apesar da rejeição de muitos, o xadrez é um dos melhores esportes para desenvolver a capacidade cognitiva

Confira Também

Muita gente ainda torce o nariz para o xadrez, diz que é chato, sem muitas emoções, e que não consegue passar muito tempo mantendo a concentração em um tabuleiro quadriculado onde estão distribuídas 32 peças. 

Algumas escolas, no entanto, seguem outra estratégia quando o assunto é o xadrez: estimulam seus alunos na prática de um esporte que é milenar, na intenção de desenvolver capacidades cognitivas dos estudantes. Além das inúmeras vantagens que o jogo tem a oferecer, alguns alunos dizem ter melhorado também o boletim escolar. 

LEIA TAMBÉM 

Mesmo com algumas teorias sobre a origem do esporte, uma das histórias mais aceitas é de que o xadrez surgiu na Índia no Século VI d.C. Se popularizou ao redor do mundo todo e serviu de base para a ascensão para grandes lendas do tabuleiro, como Garry Kasparov, Bobby Fischer, e, mais recentemente, Magnus Carlsen. 

Mas o esporte não é apenas para quem é considerado gênio ou "nerd", pelo contrário. O xadrez é uma das maneiras para desenvolver capacidades cognitivas no praticante e trazer benefícios à saúde mental do jogador, de qualquer idade ou nível de conhecimento. E sim, ele pode ser muito divertido! Confira 5 bons motivos para você começar a jogar:


DESEMPENHO CEREBRAL 
Jogos como o xadrez, que requerem muita concentração e esforço mental, estimulam áreas e funções cerebrais importantes. Os neurônios, por exemplo, são bem exercitados - transmitindo sinais elétricos de maneira mais eficiente - isso porque, para jogar xadrez, não dá para ficar vendo série ou mexendo nas redes sociais enquanto espera o adversário realizar seu movimento. 

É preciso estar concentrado, com foco no objetivo principal (matar o rei do oponente), mas sem deixar de lado as ofensivas do adversário e a parte defensiva de seu exército. Não está atento a tudo? Xeque-mate! 

| RESOLVENDO PROBLEMAS 
Problemas. Pode ter certeza que você irá se deparar com muitos ao disputar uma partida de xadrez. Afinal, o jogo é a simulação de uma guerra entre dois reinos, cuja intenção do adversário é criar armadilhas para enfraquecer seu exército e executar o rei. 

Se deparar com os truques bem armados do oponente estimulará sua capacidade de contornar situações adversas, de ponderar quais jogadas serão menos maléficas para a continuidade de seu jogo e, ainda por cima, "contra-atacar", ou seja, criar os problemas para o adversário. Aí quem trabalhará a capacidade de sair de armadilhas e solucionar problemas será ele.  

| PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO 
Para jogar xadrez e conseguir ser minimamente competitivo é necessário não se precipitar. É muito importante analisar friamente cada lance, ponderar as consequências positivas e negativas em cada jogada, além de pensar o que as ações trarão como resultado no futuro da partida. Jogar pensando apenas em um movimento por vez dificilmente trará bons frutos, já que é preciso analisar possíveis sequências de movimentos, seus e do adversário. 

As jogadas, quando bem organizadas e executadas, trazem a longo prazo dificuldades não previstas pelo oponente. O planejamento vai ficando cada vez mais aguçado e orgânico, de forma que é estimulado inclusive para atividades fora do tabuleiro. 

| OTIMIZAÇÃO DA MEMÓRIA 
Pesquisas ao redor do mundo atestam a ajuda de jogos como o xadrez no estímulo e preservação de uma boa memória. E, jogando, não há como duvidar. A todo momento é necessário relembrar o plano estratégico, as jogadas feitas pelo adversário, seu estilo de ataque e defesa, assim como as regras complexas do esporte que devem ser recordadas. A memória, um dos "bens" mais importantes para o ser humano, é mais uma das ferramentas do jogador de xadrez.

| AGUÇA A CRIATIVIDADE 
O cérebro tem como uma de suas funções a criatividade do indivíduo, e ela é capaz de ser ainda melhor desenvolvida com uma partidinha do famoso jogo de tabuleiro. 

Um estudo divulgado pela "PLoS One" - revista científica - relatou que especialistas em xadrez usam uma parte maior do cérebro, em comparação com amadores. A otimização cerebral também interfere na criatividade do jogador, preceito necessário na prática do xadrez, em que será preciso se reinventar durante a partida muitas vezes e construir estratégias praticamente do zero, em diversos casos. 

O xadrez é uma atividade completa para quem deseja o desenvolvimento cognitivo. Praticá-lo é mais do que um simples hábito, mas um estilo de vida, que exige concentração, paciência e muita imaginação.


Rudiney Freitas