8 sites alternativos de futebol para ler e entender o esporte Há espaços na internet para discutir conteúdos táticos, jornalísticos, e até literários gplus
   

8 sites alternativos de futebol para ler e entender o esporte

Há espaços na internet para discutir conteúdos táticos, jornalísticos, e até literários

Confira Também

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola." A frase icônica do cronista esportivo Nelson Rodrigues - um dos maiores nomes do segmento na história brasileira, é um chamado à reflexão sobre o esporte mais famoso do planeta. 

O futebol, visto como muitas pessoas como apenas um jogo, disputado entre 22 pessoas em campo e com o objetivo de entreter um público, extrapola definições e fronteiras quando o assunto é sua capacidade de envolvimento e construção de histórias, principalmente com os indivíduos que fazem ele acontecer. 

LEIA TAMBÉM 

No mercado livreiro do Brasil já é possível observar um crescimento na produção e consumo de obras que têm o esporte bretão como tema fundamental. Junto a essa onda, diversos sites estão produzindo conteúdos que vão muito além das notícias factuais encontradas em grandes portais de notícia. 

A intenção deles é contar as histórias que dificilmente seriam lidas em mídias tradicionais, seja sobre um campeonato de futebol de várzea que carrega ricas histórias ou até mesmo ao abordar um outro lado nem tão discutido sobre os jogadores: o humano. 

Montamos, então, uma lista com 8 sites alternativos de futebol para ler e entender mais dessa prática que já se tornou um fenômeno social; confira. 

O site hospedado pelo UOL é um dos mais famosos quando se fala de "futebol alternativo". O "Trivela" possui textos com uma abordagem histórica e também de curiosidades que envolvem o esporte bretão, seja dentro ou fora do riscado. Com diversas postagens diárias, os conteúdos variam, desde reportagens até crônicas esportivas dos jogos que aconteceram no dia. 

O "Puntero" é um blog hospedado na plataforma Medium; nele é possível encontrar textos sobre histórias ocultas de personagens muitas vezes tidos como secundários. Com textos de escrita bem fluida e um vasto amparo histórico, o blog conta, como ele mesmo se define, "os causos da cancha." Você sabe quem foi Sue Carpenter? E o impacto que um simples apertar de mãos dela com Maradona causou? Se não sabe, o "Puntero Izquierdo" relata a história. 

Verminoso é um termo cearense para alguém "louco, fanático". E o "Verminosos por Futebol" cumpre o papel de apaixonado pelo esporte bretão, já que aborda "cultura, memória e lado B do futebol", como o próprio site se intitula. O projeto, dirigido pelo jornalista Rafael Azevedo e a publicitária Larissa Cavalcante, possui diversos segmentos para o conteúdo dentro do site, como o "Jogo Ilúdico", "Viagem no Tempo" e a "Dica Cultural". 

Fundado em 2012, o blog tinha a intenção de noticiar e comentar assuntos em pauta no mundo do futebol. Como a ideia inicial não prosperou muito, o "4-3-3" mudou a cara e atualmente conta com quadros próprios e também análises de temas mais atuais. O site também publica entrevistas, crônicas e séries próprias, como as denominadas "Ícones alternativos" e "Para inglês ver". 

O projeto tem uma proposta diferente do que muitos sites costumam fazer; o "Footure" tem um viés de abordagem mais voltado para a tática no futebol, sua evolução e perspectivas dentro do campo de jogo. Os textos, didáticos para o leitor, abordam conceitos e funções de jogo ainda desconhecidas por boa parte do grande público. O projeto se define como algo "feito por futeboleiros, para futeboleiros."  

O "Futebol Café", encabeçado pelo jornalista Bruno Rodrigues, é um blog na plataforma de publicações Medium, criado para falar principalmente a respeito de títulos de livros e revistas sobre futebol. As postagens, de leitura fácil e fluida, também trazem histórias de personagens menos conhecidos, ex-jogadores e outros personagens do meio esportivo. No site é possível encontrar dezenas de textos para quem gosta de esporte e literatura, ambos ao mesmo tempo. 

O projeto da "Corner", que também possui uma revista independente, aborda as entrelinhas do futebol - sua filosofia. Os textos contam as histórias por trás dos personagens, cidades, curiosidades, e tudo o que guardar causos do esporte mais popular do mundo. O jornalista Fernando Martinho lidera o projeto que, com bom amparo histórico-social nos relatos, apresenta textos incomuns e grandiosos, merecedores do mais forte holofote. 

O site americano é conhecido por publicar textos de atletas dos mais diversos esportes em narrativa de primeira pessoa. No "The Players Tribune" é possível ler algumas publicações também em espanhol e português, e o site já conta com depoimentos de figuras muito conhecidas do público brasileiro, como Daniel Alves, Gabriel Jesus, Paulinho, e o técnico Tite. 

Nas publicações, assinadas pelos próprios atletas, é contada um pouco mais a história dos esportistas, as dificuldades e temores de quando o anonimato era uma realidade. É possível enxergar os profissionais como o que eles realmente são: seres humanos.  


Rudiney Freitas