Os dez melhores whiskies do mundo que todo apreciador deveria provar Da famosinha Jack Daniel´s ao cultuado Glenlivet, estes são os melhores rótulos da bebida que você não pode deixar de experimentar gplus
   

Os dez melhores whiskies do mundo que todo apreciador deveria provar

Da famosinha Jack Daniel´s ao cultuado Glenlivet, estes são os melhores rótulos da bebida que você não pode deixar de experimentar

Confira Também

Há anos se discute qual seria o melhor whisky do mundo. Para acabar com a dúvida, foi criada até mesmo uma competição para avaliar os melhores indicados a esse posto, dividido em diversas categorias - melhor single malt, melhor blended, melhor whisky de centeio e por aí vai. Mas como os resultados parecem mudar todos os anos, é muito difícil saber quais são, realmente, os melhores whiskies do mundo que você deveria provar.

LEIA TAMBÉM

Porém, alguns parecem estar sempre entre os favoritos dos especialistas, não importando quantos concorrentes enfrentem ao longo dos (muitos) anos. São rótulos que já ficaram marcados na mente de todo consumidor e apreciador do bom e velho whisky, como Jack Daniel´s, Johnnie Walker, Chivas Regal e tantos outros. 

Analisando inúmeras competições, chegamos à relação dos dez melhores whiskies do mundo. Quer saber quais são eles? Confira a seguir:

#1 - JACK DANIEL`S
Com sede em Tennessee, nos Estados Unidos, o rótulo Jack Daniel's foi fundado em 1876 pelo destilador Jasper Newton Daniel. De lá para cá, a marca tornou o whisky mais vendido do mundo, reconhecido facilmente por suas garrafas de rótulo preto. Sua classificação de Tennessee Whiskey se deve ao seu processo de destilação, na qual a bebida é amadurecida utilizando carvão de madeira.

#2 - CHIVAS REGAL
De origem escocesa, a marca Chivas Regal é outra que ganhou respeito e admiração dos apreciadores do bom whisky desde sua criação pelos irmãos James e John Chivas. A alta qualidade desta bebida se deve ao tempo de envelhecimento da mesma, que pode levar muitos e muito anos até que esteja pronta para o consumo. Alguns de seus melhores rótulos foram envelhidos por 12, 18 e até 25 anos.

#3 - JOHNNIE WALKER
Outra que não escapa à lista de melhores do mundo, a marca Johnnie Walker é a mais distribuída no mundo, com cerca de 130 milhões de garrafas vendidas anualmente. Criada por John Walker e originalmente conhecida como Walker's Kilmarnock Whisky, a marca ganhou prestígio na Escócia a partir de 1857 e é responsável por rótulos Blue Label, Black Label, Red Label e outros admirados no mundo.

#4 - JAMESON
Fundada em 1780 pelo escocês John Jameson, a marca de whisky Jameson é hoje o principal whisky irlandês do mundo. Para se ter uma ideia de sua popularidade, 48 milhões de garrafas da sua bebida foram vendidas somente em 2013. Sua maneira diferenciada de produção, com a mistura de diferentes cevadas, deu origem aos rótulos Jameson 12 Anos, Jameson Rarest Vintage e outros.

#5 - GLENLIVET
Uma das destilarias mais antigas do mundo, fundada em idos de 1824, a Glenlivet é hoje um dos principais nomes quando o assunto é single malt, liderando esse setor nos Estados Unidos e ficando em segundo lugar no resto do mundo, atrás somente da marca Glenfiddich. Seu processo de fabricação envolve o amadurecimento da bebida por, no mínimo, 12 anos em barris de carvalho.

#6 - YAMAZAKI
Considerada a destilaria mais antiga do Japão - foi fundada em 1923 -, a Yamazaki já chegou até mesmo a ter seu whisky Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 eleito como o melhor do mundo lá em 2014. Seu rótulo mais famoso e cultuado, o Yamazaki 12 anos, também é campeão de medalhas de ouro em competições internacionais, além de acumular admiradores que não perdem um bom whisky.

#7 - WILD TURKEY
Direto dos Estados Unidos, temos um dos melhores bourbons do mundo: o Wild Turkey. Sua história remonta aos idos de 1855, quando Austin Nichols funda um negócio que futuramente daria origem à marca de whisky, que teria como mestre destiladores os irmãos Ripy. De lá para cá, a Wilk Turkey alcançou fama internacional e fabricou o Rare Breed, um dos melhores bourbons já produzidos.

#8 - BALLANTINE'S
Depois do fim da "Lei Seca" nos Estados Unidos, a Ballantine´s foi introduzida no mercado. Nas décadas seguintes a marca foi disseminada pelo mundo, tornando o uísque um dos mais populares e consumidos do planeta. Na década de 60 foi lançado o famoso Ballantine´s 12 Anos, um legítimo escocês envelhecido. Os principais mercados da marca, além do Brasil, são Espanha, França e Alemanha.

#9 - BUSHMILLS
De origem irlandesa e uma história de mais de 400 anos, a marca Bushmills é famosa pelo processo de produção do rótulo Bushmills 10 Anos, o qual é envelhecido em barris de carvalho que continham Bourbon e Xerez, o que confere ao whisky da marca toques de baunilhas e aromas de mel. Seus outros rótulos de destaque são o Bushmills Red Bush, Bushmill's Original e Bushmills 21 Anos.

#10 - CANADIAN CLUB
De origem canadense, a marca de whisky Canadian Club ganhou popularidade também nos Estados Unidos, quando era servida nos melhores clubes de alta sociedades com o nome de Club Whiksy. Quando o sucesso do whisky ameaçou a venda do Bourbon americano, seu nome mudou para Canadian Club. Mas teve sua principal época durante a Lei Seca americana, durante as décadas de 1920 e 1930, na qual a bebida foi uma das mais contrabandeadas e falsificadas da época.  

 


Luis Carvalho