Glossário do whisky: 25 termos que todo apreciador da bebida precisa conhecer Gosta de um bom whisky, mas fica perdido nas conversas? Sem grilo, te ajudamos com esse glossário com os termos essenciais gplus
   

Glossário do whisky: 25 termos que todo apreciador da bebida precisa conhecer

Gosta de um bom whisky, mas fica perdido nas conversas? Sem grilo, te ajudamos com esse glossário com os termos essenciais

Confira Também

Do escocês ao americano, de Johnnie Walker a Jack Daniel´s, o whisky – uma bebida sofisticada e, ao mesmo tempo, popular no mundo todo – pode variar em denominações, classes, tipos de barris usados para seu envelhecimento e mais, muito mais. Afinal, sua história já é antiga, como indica seu nome original “uisgue”, forma abreviada do termo gaélico uisgue beatha, ou “água da vida”. 

Surgido na Escócia, no século 15, o whisky percorreu um longo caminho até se tornar a bebida que conhecemos hoje e conta com um mundo próprio, com direito a glossário para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos. Confira. 

#1 "ABV". Alcohol by volume, álcool por volume, em português. É a quantidade percentual de álcool presente na bebida.

#2 "Age". Em inglês, é a idade de maturação do whisky. A maturação ocorre somente em barris de carvalho, antes do engarrafamento. Não é válido considerar o tempo que o whisky está engarrafado.

#3 "Alambique". Aparelho que serve para destilar o líquido fermentado dos ingredientes do whisky, através de uma técnica de aquecimento e condensação.

#4 "Blended Whisky"Tipo de whisky criado a partir da mistura de whisky Single Malt com whisky Single Grain. O tipo mais popular de whisky encontrado no mercado.

#5 "Bouquet". É o aroma que se desprende da agitação das moléculas do whisky. Degustações técnicas são feitas principalmente a partir do bouquet, e não da ingestão do whisky.

#7 "Cevada". Principal grão utilizado para a produção de whisky.

#8 "Barrel". Tipo de barril usado na produção de whisky. Por padrão, possui capacidade para 180 litros.

#9 "Brewing". O ato de misturar grãos de cereais em água quente e adicionar fermento para promover fermentação. O termo é utilizado também na fabricação de cerveja.

#10 "Caramelo". Este corante cor caramelo, também conhecido como “E150, é usado na produção de alguns whiskies para conferir ao produto final uma coloração que lembre um whisky mais envelhecido. Diz-se que não altera o sabor do whisky.

#11 "Cask Finish". A maturação do whisky pode ocorrer em mais de um barril. “Cask Finish” indica o barril no qual a maturação do whisky foi finalizada.

#12 "Cask Strength". Um whisky “Cask Strength” possui o percentual alcoólico presente no barril. Isto significa que o whisky não foi diluído em água antes de ser engarrafado. Whiskies Cask Strength normalmente apresentam teor alcoólico acima de 50% ABV.

#13 "Filtragem a frio". Processo para remoção de alguns compostos presentes no whisky após a retirada dos barris, como ácidos gordos, proteínas, compostos ésteres.

#15 "Dram". Pode ser considerada uma unidade de medida. Equivale, aproximadamente, a uma colher de chá. Entretanto, é comum a relação de “dram” com “pequena dose”.

#16 "Finalização". É o sabor proporcionado após termos engolido o whisky. Além do sabor propriamente dito, avalia-se a durabilidades deste no paladar. 

#17 "Legs". Após girarmos o whisky dentro do copo, formam-se pequenas gotículas na parede interna do copo. O modo como estas gotículas escorrem (tempo de descida e largura da gotícula) são indicativos de como é o corpo do whisky.

#18 "Maltagem". Processo em que a cevada in natura passa a cevada maltada. A cevada é molhada para permitir germinação. Com a germinação, o amido presente na cevada converte-se em açúcares.

#19 "Master Blender". Encarregado da escolha de Single Malts e Single Grains, que podem ser de diferentes idades e origens, de forma que, juntos, resultem nos sabores desejados na produção de um Blended Whisky.

#20 "Maturação". Processo em que a bebida, já destilada, fica armazenada em barris de carvalho para envelhecimento. Durante este período o líquido recebe influência da madeira em cor, aroma e sabor.

#21 Premium. Excelência em qualidade. Pode ser atribuída a diferentes produtos. No caso do whisky, recebem o selo Premium whiskies com envelhecimento a partir de 12 anos.

#23 Turfa. Carvão de origem vegetal encontrado em abundância no solo escocês. É usado na fabricação do scotch whisky, conferindo à bebida o sabor defumado.

#24 "Refill". Termo usado para indicar que o barril já fora usado previamente para maturar whisky. Quanto mais reutilizado o barril, menor influência ele terá no whisky.

#25 "Terroir". Terroir é um termo que referencia o clima, solo, topografia e demais características da região em que a bebida é produzida.


Luis Carvalho