7 biografias inspiradoras que todo homem deveria ler De Leonardo da Vinci a Elon Musk, separamos algumas das melhores biografias de grandes personalidades para ler e se inspirar gplus
   

7 biografias inspiradoras que todo homem deveria ler

De Leonardo da Vinci a Elon Musk, separamos algumas das melhores biografias de grandes personalidades para ler e se inspirar

Confira Também

A leitura, como você deve saber, é um dos principais caminhos para o crescimento pessoal - além de vivências pessoais ou, quem sabe ainda, documentários. É através dela que podemos ter contato com novas ideias, visões e lições. Seja um romance qualquer ou uma obra mais complexa, um livro pode fazer maravilhas para sua mente - e até influenciar novos comportamentos e pensamentos. Mas se existe um gênero literário que pode entreter e, ao mesmo tempo, servir de inspiração na mesma proporção, este gênero é a biografia.

LEIA TAMBÉM

Frutos de anos ou até mesmo décadas de muita pesquisa, as biografias têm como principal objetivo retratar determinada pessoa - geralmente alguém de destaque e relevância -, desde sua infância até seus dias mais recentes. Para homens curiosos, em busca de ídolos a quem admirar e objetivos a almejar, as biografias são uma oportunidade de ouro de entrar em contato com histórias de vida inspiradoras de personagens históricos ou contemporâneos importantes em seus campos de atuação.

Pensando nisso, separamos para você estas sete biografias inspiradoras que achamos que todo homem deveria ler.

A MARCA DA VITÓRIA, DE PHIL KNIGHT
Nesta autobiografia, Phil Knight, o próprio criador da Nike, conta sua história. "Aos 24 anos, depois de se formar, Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Com 50 dólares emprestados pelo pai, ele abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. Mas o caminho até tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas, inovadoras e rentáveis do mundo não foi fácil, e Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte." Uma leitura para fãs de esporte e empreendedores.

Compre aqui

CHATÔ - O REI DO BRASIL, DE FERNANDO MORAIS
O brasileiro Assis Chateaubriand, conhecido popularmete como Chatô, "foi dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão, além de ser fundador do MASP, uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Mais temido do que amado, sua complexa e muitas vezes divertida trajetória está associada de modo indissolúvel à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960. Em Chatô, o rei do Brasil, o jornalista Fernando Morais retrata um personagem tão complexo quanto fascinante enquanto ainda ensina um bom pedaço da história brasileira da primeira metade do século XX."

Compre aqui

ELON MUSK, DE ASHLEE VANCE
"Descrito como uma mistura de Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes e Steve Jobs, o empreendedor Elon Musk, criador da Tesla Motors e da SpaceX, é um dos mais empresários mais bem sucedidos, produtivos e criativos da atualidade. Nesta biografia, o colunista de negócios Ashlee Vance utiliza-se de mais de cinquenta horas de conversas com Musk e entrevistas com mais de trezentas pessoas ligadas a ele para apresentar um olhar inédito sobre a vida e as realizações de um dos homens mais audaciosos do Vale do Silício." Leitura essencial para fãs de tecnologia, empreendedorismo, carros ou até mesmo viagens espaciais.

Compre aqui

LEONARDO DA VINCI, DE WALTER ISAACSON
"Com base em milhares de páginas dos impressionantes cadernos que Leonardo manteve ao longo de boa parte da vida e nas mais recentes descobertas sobre sua obra e sua trajetória, Walter Isaacson, biógrafo de Einstein e Steve Jobs, tece uma narrativa que conecta arte e ciência, revelando faces inéditas da história de Leonardo. Um livro indispensável não só pelo caráter único de representar integralmente o artista Leonardo, mas como um retrato da capacidade humana de inovar, da importância de não apenas assimilar conhecimento, mas ter a disposição para questioná-lo, ser imaginativo e pensar diferente." Imperdível.

Compre aqui

MINHA BREVE HISTÓRIA, DE STEPHEN HAWKING
"Minha breve história conta a improvável trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional. Com fotos pessoais, raramente publicadas, este relato conciso e divertido - o primeiro escrito inteiramente pelo autor desde Uma breve história do tempo - apresenta o leitor a um Hawking quase nunca vislumbrado nos livros anteriores: o estudante curioso que foi apelidado de Einstein; o brincalhão que já apostou com um colega sobre a existência de um buraco negro; e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia."

Compre aqui

O ANJO PORNOGRÁFICO, DE RUY CASTRO
"A vida de Nelson Rodrigues (1912-1980) foi mais espantosa do que qualquer uma de suas histórias. Mas foi de sua vida, e da vida de sua trágica família, que Nelson Rodrigues extraiu a obsessão pelo sexo e pela morte. Gênio ou louco? Tarado ou santo? Reacionário ou revolucionário? Nenhum outro escritor brasileiro foi tão polêmico em seu tempo. Para escrever esta biografia, Ruy Castro, autor do consagrado Chega de saudade, realizou centenas de entrevistas com 125 pessoas que conheceram intimamente Nelson Rodrigues e sua família." Leitura mais que obrigatória para quem é fã do autor de Asfalto selvagem e A vida como ela é....

Compre aqui

STEVE JOBS, DE WALTER ISAACSON
Walter Isaacson, biógrafo de Einstein e Leonardo da Vinci, desvenda nesta biografia a vida de Steve Jobs, criador da Apple. "O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos - e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital." Vale cada página.

Compre aqui


Luis Carvalho