7 lições que Breaking Bad pode nos ensinar sobre empreendedorismo Saiba o que Breaking Bad, uma das séries de maior sucesso de todos os tempos, pode ensinar sobre finanças, estratégias e gestão gplus
   

7 lições que Breaking Bad pode nos ensinar sobre empreendedorismo

Saiba o que Breaking Bad, uma das séries de maior sucesso de todos os tempos, pode ensinar sobre finanças, estratégias e gestão

Confira Também

Há quase 10 anos, Breaking Bad estreou. O primeiro episódio já prenunciava o que podíamos esperar: Walter White, químico brilhante e professor de ensino médio frustrado precisa lidar com um filho que sofre de paralisia cerebral, uma esposa grávida e a falta de dinheiro. Não bastasse, a sua vida sofre uma reviravolta quando é diagnosticado com um cancro no pulmão. Para poder pagar suas dívidas hospitalares e dar uma boa vida à família, Walter decide produzir e vender metanfetamina com a ajuda do ex-aluno Jesse Pinkman.

LEIA TAMBÉM

Seis anos e cinco temporadas depois, a série chegou ao fim - e não poderia ter sido mais elogiada por críticos e fãs. Porém, mais do que apenas uma produção sensacional para adicionar ao repertório, Breaking Bad nos deixou um legado de ensinamentos. Apesar da vida de crimes condenável e perigosa que a série retrata, Walte White e seu "parceiro de negócios" foram capazes de ensinar preciosar lições de finanças, estratégias e empreendedorismo que podem ser adaptadas e usadas no dia a dia. 

Confira as principais.

#1 A QUALIDADE DO PRODUTO É FUNDAMENTAL

Se você lida com a compra e venda de produtos, tenha uma certeza se deseja ter sucesso na carreira: qualidade é tudo. o protagonista de Breaking Bad, quando decide começar a fabricar as metanfetaminas, sabe muito bem disso. Walter, um químico experiente, usa suas habilidades para fabricar a droga mais pura já vista, o que lhe rende fama e, consequentemente, muito dinheiro. Portanto, garanta que os produtos com que você lida sejam igualmente bons e nunca faltará compradores. A qualidade do produto pode se tornar uma grande arma competitiva para você e para sua empresa.

#2 FAÇA SUA IMAGEM TRABALHAR A SEU FAVOR

No começo da série, Walter é um homem fraco e submisso. Por isso, quando começa a negociar com criminosos, ele decide inventar um personagem para si mesmo - não apenas para proteger sua real identidade, mas também como forma de assumir uma imagem mais respeitável. Assim surge o ameaçador Heisenberg. Na vida real não é muito diferente: para alcançar o sucesso, adote uma postura condizente com a que você almeja. Causar uma boa impressão no ambiente de trabalho pode ser o diferencial para conquistar um novo cliente, uma promoção ou uma nova colocação.

#3 ENCONTRE UM SIGNIFICADO PARA O QUE FAZ

Antes de saber que morreria devido ao câncer, Walter White era conformado com sua vida - ainda que não fosse plenamente feliz. O diagnóstico e o medo de deixar sua família desprotegida quando se fosse deu ao personagem a coragem que faltava para se arriscar e alcançar o sucesso em seu novo "negócio". Isso serve para qualquer trabalho. Sem alguma motivação, algo que permita a você acordar todos os dias e trabalhar, dificilmente será possível superar as próprias limitações e expectativas.

#4 APRENDA A SE ADAPTAR ÀS SITUAÇÕES QUE SURGEM

Não foram poucas nem fáceis as provações pelas quais a dupla Walter White e Jesse Pinkman passaram na série. Inimigos surgiram de todos os lados, tanto criminosos concorrentes quanto policiais. Para se livrar dos problemas e continuarem a prosperar no negócio, foi necessário que os dois tivessem fibra e determinação, além de uma habilidade inigualável de adaptação para sair das encrencas com inteligência. No mundo dos negócios não é diferente. Adaptar-se às mudanças econômicas e novidades é essencial para manter-se no mercado e não ser deixado para trás por concorrentes mais atualizados.

#5 TENHA AS PESSOAS CERTAS AO SEU LADO

Você consegue imaginar o que teria sido de Heisenberg sem Jesse Pinkman ao seu lado? O jovem parceiro de Walter White foi essencial desde o início de Breaking Bad para auxiliar o químico em sua jornada como produtor e vendedor de metanfetamina. O conhecimento que Walter não possuía, como para quem vender e como vender, foi colaboração de Pinkman, que já tinha experiência no negócio. Ter as pessoas certas em sua equipe, que agregam conhecimento e experiência ao time para que tudo dê certo, é imprescindível em qualquer empreendimento de sucesso.  

#6 DESTAQUE-SE NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

Não basta ser apenas "mais um", seja o melhor. Essa é talvez uma das lições mais importantes que nos é transmitida por Walther White em cinco temporadas de série. Quando o profissional se destaca entre seus colegas de profissão e concorrentes, novas portas se abrem em sua carreira. Portanto, não contente-se apenas com bons resultados, mas busque resultados excelentes nas atividades que exerce a cada dia e siga as dicas acima para se destacar profissionalmente.

#7 SAIBA QUE NEM TUDO SERÁ FÁCIL

Alcançar o sucesso não é fácil. Nunca foi e nunca será, então não espere que as coisas aconteçam sozinhas magicamente. Ao longo de sua jornada, Walter White/Heisenberg se deparou com dificuldades a cada curva - e superou todas. É claro que as dificuldades de uma profissional tradicional não se equiparam à produção e venda de drogas, mas você entendeu a mensagem. Tenha discernimento para  reconhecer o momento de ir em frente, de voltar alguns passos, de escolher outro caminho ou até mesmo recomeçar toda a jornada quando for necessário.


Luis Carvalho