Como administrar melhor seu tempo com 6 dicas simples Não consegue fazer tudo o que planeja na correria do dia a dia? Separamos 6 dicas bem simples para você organizar melhor seu tempo gplus
   

Como administrar melhor seu tempo com 6 dicas simples

Não consegue fazer tudo o que planeja na correria do dia a dia? Separamos 6 dicas bem simples para você organizar melhor seu tempo

Confira Também

No séculos XXI, tudo se resume a tempo. Expressões como "pare de perder tempo" e "tempo é dinheiro" fazem parte da rotina e ditam nosso estilo de vida, em que queremos tudo o mais depressa possível. 

Para algumas pessoas, porém, o tempo parece não render tanto quanto deveria. Quando se percebe, o dia se passou e você não sabe muito bem como o aproveitou. Por esse e outros motivos, administrar melhor o tempo disponível se tornou uma prioridade.

LEIA TAMBÉM

Sem saber muito bem como fazer isso, é comum as pessoas recorrem a métodos um pouco duvidosos e até mesmo perigosos, como o uso de remédios e a diminuição do tempo de descanso à noite e aos finais de semana. 

Mas, para ajudar você a administrar melhor seu tempo sem precisar se submeter a tais loucuras, separamos seis dicas bem simples e fáceis de fazer para você aproveitar mais seus dias. Confira:

#1 MONTE UMA LISTA DE TAREFAS

O primeiro passo a dar se você deseja organizar melhor seu tempo para fazer tudo o que deseja é montar uma boa lista de tarefas. Definir metas para serem cumpridas ao longo do dia pode ajudar você a ficar mais focado nos objetivos e a procrastinar menos. 

Evite, porém, encher a sua lista de tarefas com metas excessivas ou quase impossíveis de serem cumpridas nas horas de que você dispõe. Tenha sua lista de tarefas sempre por perto e, ao longo do dia, vá riscando as atividades que já foram feitas.

#2 PLANEJE-SE ANTECIPADAMENTE

Administrar o seu tempo requer planejamento, você deve saber. Antes de sair correndo por aí fazendo mil coisas, pense calmamente nas tarefas a serem realizadas e qual a melhor ordem para executá-las. Dessa forma, você evita gastar tempo demais em atividades que poderiam ser feitas em consideravelmente menos tempo e economiza seu valioso tempo - sem falar na paciência. 

É comum fazer esse planejamento mental no dia anterior, antes de dormir. Isso, porém, pode atrapalhar seu sono com preocupações e impedir que você descanse o suficiente para ter disposição pela manhã.

#3 EVITE USAR AS REDES SOCIAIS

Na era digital em que vivemos, todos possuem um celular e estão conectados 24h por dia. Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp e outras redes sociais dividem a atenção dos usuários, que correm para checar as notificações mais recentes em cada uma delas. Se você sente que a falta de tempo está atrapalhando sua rotina, vale a pena considerar um "detox" digital. 

Experimente, por exemplo, guardar o celular quando estiver no trabalho - a menos que precise dele para trabalhar, é claro - e ficar bem longe das redes sociais por algumas horas. Sem a procrastinação que elas oferecem, você logo perceberá sua produtividade aumentar. 

#4 BUSQUE INOVAR O TRABALHO

Que trabalha há muito tempo com uma mesma atividade sabe como pode ser chato - e as vezes até mesmo irritante - fazer a mesma coisa dia após dia, em uma rotina maçante. Além de impedir que você ganhe novas experiências, fazer sempre as mesma tarefas pode ser prejudicial para sua produtividade, pois você perde o interesse nelas. 

Logo, você não tem mais motivações e começa a perder a concentração facilmente e a demorar mais para fazer as atividades planejadas. A dica aqui é simples: encontre uma forma diferente de fazer o seu trabalho, não importa o que seja. Dessa forma você engana sua mente, que pensa estar fazendo algo novo. 

#5 NÃO DESCUIDE DA ALIMENTAÇÃO

Seus pais e seu médico sempre bateram nessa tecla, mas não sem motivo. A sua alimentação influencia diretamente na sua produtividade e na forma que você aproveita o seu tempo. Alguns alimentos, por exemplo, tiram totalmente sua disposição e você sente que poderia dormir por horas se tivesse uma cama por perto. Outras te dão mais energia para trabalhar e não te deixam com aquela sensação de peso que pode te deixar mais letárgico. 

Quer uma dica? Escolha almoços mais leves, sem muita carne - ou aquela feijoada de lei -  e com mais verduras e legumes. Os lanchinhos durante o expediente também não podem ser exagerados. Tome cuidado também durante a pausa para o cafezinho, já que a cafeína tem como efeitos colaterais, quando em excesso no organismo, refluxo, distúrbios intestinais e até mesmo dores de cabeça.

#6 FAÇA PAUSAS PRODUTIVAS

Fazer pausas durante o trabalho é essencial para recuperar o fôlego e clarear a cabeça antes de voltar ao batente. Mas por que não aproveitar essas pausas para fazer algo produtivo e que ainda seja relaxante? Você pode, por exemplo, aproveitar os minutos de que dispõe para ler algumas páginas de um livro ou até mesmo aquela matéria que achou interessante em alguma revista. 

Além de relaxar, ler estimula a mente e pode conter informações utéis a seu trabalho e sua vida. Mas se ler não é muito sua praia que tal assistir alguns vídeos instrutivos ou até mesmo um pequeno documentário sobre assuntos que sejam do seu interesse? Seja o que você preferir, garanta que sua pausa seja produtiva e aproveite melhor seu tempo disponível com muito mais qualidade.


Luis Carvalho