Passeio completo Gordinhos, acabou o drama. Consultores de moda masculina dão dicas de como usar bem o terno e ficar na estica! gplus
   

Passeio completo

Gordinhos, acabou o drama. Consultores de moda masculina dão dicas de como usar bem o terno e ficar na estica!

Confira Também

A roupa social pode ser temida pela maioria dos homens, entretanto ela é uma necessidade e fatalmente terá de ser usada um dia. Para os gordinhos, ligados em moda ou não, é preciso ter muita cautela na hora de optar por um terno, já que uma bola fora pode colocar tudo a perder naquela reunião importante, por exemplo. 


Para acabar de vez com isso, o AreaH foi às ruas atrás da combinação perfeita para os, digamos, mais cheinhos e também conversou com dois consultores que mostram o que pode ser usado e o que precisa ser excluído do guarda-roupa. 

Quando se trata de cores, os homens nunca souberam muito bem o que usar e quais tonalidades combinam melhor entre si, por isso, roupas com preto e cinza ganham a preferência. No caso dos gordinhos, arriscar na cor do terno é uma tremenda fria. De acordo com os especialistas, o bege e marrom, por exemplo, devem ser evitados. "As cores mais escuras são sempre as melhores opções, como o azul marinho, o cinza e o preto. Os mais fortinhos devem evitar qualquer cor clara. Isso já ajuda bastante," aconselha o experiente consultor de imagem Alexandre Taleb, que foi o primeiro homem membro da AICI (sigla em inglês para Associação Internacional dos Consultores de Imagem). 

Na hora de escolher o terno, é de bom grado ter em mente que os modelos mais largos acabam deixando o corpo ainda maior. "Para quem está no sobrepeso, ternos de cores lisas e escuros ficam melhores. O terno não pode ser muito grande e largo, pois passa a sensação de que a pessoa é mais gorda e largada," explica Alexandre, que cuidou de todos os detalhes na sessão de fotos realizada na Colombo, loja especializada roupas sociais. 

Maus hábitos 

Andando por aí é fácil encontrar gordinhos com roupas ou muito justas, que acabam deixando a barriga saliente, ou com trajes largos. Consultor de estilo e moda masculina, Luiz Aziz Neto conta que ao usar roupas largas, as pessoas destacam ainda mais o próprio sobrepeso. "Eu vejo muitos gordinhos usando roupas largas nas ruas. O problema é que no corpo da pessoa tudo é muito maior e isso faz com que mangas, ombro e até mesmo o tênis chamem muito a atenção. É preciso ter cuidado. Tenha em mente que o mais importante é cobrir as partes que vão sobrar, caso contrário passa-se a impressão de que o indivíduo é mais gordo e consequentemente a roupa fica mais feia no corpo," diz. 

Com o terno a regra é a mesma, nunca use modelos largos demais. No caso dos gordinhos no melhor estilo Faustão (finos da cintura para baixo), o ideal é optar por blazers mais compridos, eles ressaltam mais a silhueta. Tática usada por muitos executivos e até mesmo apresentadores de televisão, apostar em cores diferentes entre o blazer e calça não é muito aconselhável no caso de quem está no sobrepeso. 

"Esta é uma péssima ideia. As cores diferentes entre a calça e o blazer deixam o homem mais baixo. O melhor mesmo é optar por tons monocromáticos, tudo de uma cor só," é a opinião do consultor de imagem Alexandre Taleb. 

Ainda nos dias de hoje o mundo vive sob a batuta da cultura da magreza. Seja nas lojas ou em propagandas de televisão, tudo remete ao corpo esbelto e livre das gordurinhas. Mas, como bem se sabe, a realidade das ruas é bem diferente do que se passa nas semanas de moda dos principais centros. 

Todavia, ao mesmo tempo em que cresce o número de pessoas acima do peso, a moda para gordinhos ganha mais espaço. Antes um drama, escolher uma peça de roupa confortável não parece ser um problema. Para os que não conseguem encontrar nada que caia bem, existem os consultores de estilo, especializados em moda masculina e que podem salvar a vida de muitos gordinhos. 

Seja gordo, magro, pequeno ou alto, é possível se vestir bem e o mais importante, gastando pouco.  "Atualmente, nos grandes centros é fácil encontrar todos os tipos de lojas e com preços diferenciados. Hoje é deia é possível gastar bem sem gastar bastante," finaliza Alexandre.