Dicas de treino: correr na rua ou na esteira? Descubra as vantagens de cada e saiba quando correr no asfalto ou em uma esteira gplus
   

Dicas de treino: correr na rua ou na esteira?

Descubra as vantagens de cada e saiba quando correr no asfalto ou em uma esteira

Confira Também

Seja para competir, se divertir ou ter uma boa forma, milhões de brasileiros calçam seus tênis e saem para correr. Considerado o esporte mais democrático do mundo, a corrida pode ser praticada em diversos lugares. Nas zonas urbanas, essa atividade é normalmente feita nas ruas, parques e academias. Mas, será que existem grandes diferenças entre treinar no asfalto ou na esteira?

Ambas as formas são eficientes para perder gordura e aprimorar o desempenho do corredor. Porém, algumas vantagens e desvantagens particulares devem ser levadas em consideração.

Para entender melhor a diferença entre correr na rua e na esteira, conversamos com o treinador de corrida Andrei Achcar. Confira

Controle do ritmo
Você pode até tentar manter a mesma velocidade na rua, mas isso só é possível, de fato, na esteira. Além disso a esteira indica com exatidão a sua velocidade, o que pode ser uma arma para analisar seu progresso nos treinos.

Para me preparar para uma competição, posso treinar somente na esteira?
Andrei Achcar não recomenda fazer isso. De acordo com ele, é melhor treinar o mais próximo da realidade da competição que irá participar. “Mas se [correr na esteira] for a única opção, é perfeitamente cabível”, afirma o treinador.

Passada
A grande diferença entre correr na rua e na esteira é que em uma é o solo que se movimenta e em outra é o corpo. Segundo Andrei Achcar, correr na esteira força seu tronco a ficar mais perpendicular ao solo, o que dificulta o uso da gravidade como forma de se impulsionar e deixar o movimento mais “leve”. (Veja aqui como usar a gravidade para melhorar seu desempenho na corrida). Entretanto, ele diz que essa diferença pode ser pouco sentida em pessoas que correm com a pisada retropé – quando o pé é lançado à frente do corpo.

Ambiente
A esteira pode ser entediante. Afinal, a paisagem monótona (ou a falta dela) e a sensação de não sair do lugar não são nada motivadoras. Contudo, por não precisar ficar atento aos possíveis obstáculos da rua, correr na esteira faz com que sua concentração fique mais voltada para a sua postura, o que o ajuda a identificar os erros e corrigi-los.

Quero correr, por onde começo? 
“Caso queira aprender a correr de verdade, é na rua”, afirma Andrei Achcar. Como dito acima, a esteira pode ser uma aliada para corrigir a postura. Porém, segundo o treinador, correr na rua dá um melhor controle sobre o corpo e faz sentir a ação da gravidade durante o movimento.

Impacto com o solo
Treinar na rua é estar constantemente em contato com um piso que não oferece nenhum tipo de amortecimento. Já na esteira, o impacto é menor, o que diminui o risco de lesões nas articulações, como joelhos e tornozelos.

Motivação
Em dias em que a motivação está em baixa, correr na rua pode ser uma boa. Diferente da esteira, onde você pode parar a qualquer momento, treinar na rua irá obrigar você a, pelo menos, voltar correndo ao lugar de origem.

...
Ah! E nem precisa dizer que a esteira pode ser um ótimo refúgio em dias de tempestades ou de temperaturas extremas, não é mesmo?

 


Guilherme de Souza Guilherme