Dicas de treino: como correr corretamente Treinador especializado em corrida para atletas amadores ensina você a correr melhor. Confira essas dicas e bora correr gplus
   

Dicas de treino: como correr corretamente

Treinador especializado em corrida para atletas amadores ensina você a correr melhor. Confira essas dicas e bora correr

Confira Também

Desde os meados do século passado o Brasil é conhecido como o país do futebol. Contudo, é a corrida de rua que a cada dia vem ganhando mais e mais adeptos. Por ser relativamente simples e barata, muitas pessoas escolhem essa modalidade para correr (literalmente) do sedentarismo. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria espanhola Relevance, o número de pessoas que praticam algum tipo de corrida no Brasil já chegou a 6 milhões em 2014. 

Apesar da grande quantidade de praticantes, nem todos conhecem as técnicas de corrida. Consequentemente, essas pessoas gastam energia desnecessária durante os treinamentos e correm mais risco de se lesionar. O professor de educação física e treinador especializado em corrida para atletas amadores Andrei Achcar afirma que não se preparar para a corrida é o erro mais comum cometido pelos corredores. Segundo Achcar, “eles não fortalecem o corpo nem treinam o movimento de forma adequada”. 

Consultado pelo AreaH, Andrei Achcar deu algumas dicas para você começar a correr corretamente e melhorar sua performance. Confira:

Respiração
Você não precisa, necessariamente, ficar atrelado a algum tipo de respiração que não se sinta confortável.  “Deve-se inspirar e expirar de forma tranquila e cadenciada, não importando por onde o ar entra ou sai”, afirma Achcar. Ele explica que “como a cadência e o fluxo respiratório dependem da intensidade do exercício, cada momento da corrida exige uma quantidade específica de oxigênio. Para manter o fluxo constante e cadenciado não podemos nos preocupar só em inspirar, tem que se pensar na expiração também”.

Posição das pernas em relação ao resto do corpo
O corpo deve acompanhar as pernas e vice-versa. “Não é interessante que o pé entre muito à frente do centro de gravidade do seu corpo. Isso irá se promover um vetor de força contrária à direção do movimento, ou seja, você acaba se freando a cada passo com a entrada do pé mais à frente”, explica Achcar. 

Princípio de desequilíbrio
Nada de manter o tronco muito reto em relação ao solo. Para facilitar sua corrida, Achcar recomenda manter o corpo em desequilíbrio, com o tronco ereto e ligeiramente inclinado para frente, em torno de 15°.   

Primeiro contato com o solo
Apesar de muitos tênis virem com amortecedores concentrados nos calcanhares, na corrida, essa não é a parte do pé ideal para fazer o primeiro contato com o solo. De acordo com o treinador, entrar com o médio pé reduz o tempo de contato com o solo e por isso esse é o jeito mais adequado. “Quanto menos tempo com o pé no solo menos energia se gasta.”

Tamanho da passada
Passadas mais largas exigem saltos mais altos e isso pode causar gasto de energia desnecessário. A dica do treinador é manter alta frequência de passadas sem elevar muito o corpo em relação ao solo. 

Solte os ombros
Não é bom ficar muito "travadão". “Manter os ombros tensos durante a corrida pode gerar um desconforto desnecessário. Qualquer desconforto no corpo pode sabotar sua mente e, consequentemente, a sua corrida”, explica o treinador. 


Guilherme de Souza Guilherme