Adeus, mochila! Mochila é coisa de adolescente. Aposente a sua e invista em bolsas masculinas, porque bolsa não é só coisa de mulher gplus
   

Adeus, mochila!

Mochila é coisa de adolescente. Aposente a sua e invista em bolsas masculinas, porque bolsa não é só coisa de mulher

Confira Também

Foi-se o tempo em que dava para sair de casa, levando nos bolsos tudo o que você precisa com você durante o dia. Para quem segue um estilo casual e até mesmo para alguns ousados que fazem a linha social, a mochila se tornou uma grande aliada. Mas a peça não é um coringa que vai bem com tudo e a moda masculina tem apresentado cada vez mais alternativas à peça. Que tal deixar o preconceito de lado e adotar uma bolsa como companheira?

Mas bolsa não é coisa de mulher?
Não, macho leitor! Bolsa não é uma peça exclusiva do universo feminino. Conversamos com Fabio Alves Garcia, colecionador de bolsas masculinas e criador do site Bolsas de Valor, que comentou a visão do homem em relação à peça, além de dar dicas de estilo. “Eu não diria [que os homens têm] preconceito, mas certa resistência. Muito mais em relação ao uso da palavra “bolsa” do que à bolsa propriamente dita”, afirma.

O problema poderia ser dividido em duas partes pelo colecionador: gramática e costume.

1 - Em português não temos uma palavra específica para a bolsa feminina, como em inglês em que se usa “purse” ou “handbag”, e “bag” apenas para as bolsas para homens.

2 - O vestuário masculino ganhou muitos bolsos: na frente e atrás das calças, no colete, internos e externos na casaca, na camisa. Ao contrário da moda feminina, onde os bolsos foram sumindo para deixar a silhueta mais limpa, exposta e sensual. Assim, as mulheres não têm onde levar seus pertences e os homens têm espaço de sobra, o que resultou no costume das últimas gerações de ver apenas mulheres carregando bolsas.

Mas e a mochila?
Você pode até ter se convencido que não tem motivo para não usar, mas a pergunta agora é: se eu já tenho uma mochila, por que trocá-la por uma bolsa? Simples. Mochila é coisa de adolescente a tende a deixar o look com um ar esportivo.

Fabio engrossa o coro do AreaH: “Não sou especialista em moda e nem pretendo dizer o que se pode ou não usar. Sou apenas um homem comum que usa bolsas no dia a dia, mas em minha opinião, a mochila acaba por infantilizar o estilo ou é um artigo ligado ao mundo esportivo.”

Mas você não é obrigado a abrir mão do modelo, se você gosta dele. Uma alternativa é procurar mochilas feitas em couro com linhas bem retas, sem muitos bolsos externos, que combinam até com o look mais sério do escritório.

Pasta executiva
Falando em escritório... Para quem o trabalho exige um traje mais formal, a pasta executiva é a melhor escolha. E existem opções bem modernas com cores e materiais diferentes que tiram o aspecto de pasta antiga e quadradona, e quebram um pouco o ar tradicional da composição. Fabio prefere as que têm uma faixa opcional para se levar nos ombros.

A bolsa carteiro
Para quem tem um visual mais casual, adotando o jeans a camiseta e o tênis (vulcanizado, por favor!), a bolsa carteiro é a indicada, especialmente em tecidos como canvas ou nylon. “Desde sua origem esse modelo tem um estilo bem informal: criadas por volta dos anos 1950 em Nova York, por Globe Canvas/De Martini, a pedido de uma empresa telefônica. Os operários precisavam ter as mãos livres e fácil acesso às ferramentas quando pendurados nos postes.”

E a carteiro ela também uma boa opção para fazer a transição da mochila para a bolsa. Os dois modelos são despojados e descontraídos com bolsos e bastante espaço interno.

Material, tão importante quando o modelo
“Uma bolsa feita em couro de alta qualidade imediatamente dá um ar mais sofisticado enquanto bolsas em lona ou tecido remetem a estilos mais informais.”

E a pochete?
Prática para os homens, mas abominada pelas mulheres. Como diz o colecionador, o caso da pochete é especial. “As mulheres decidiram que pochete era brega e brochante então não restou alternativa aos homens a não ser abandonarem esse tipo de bolsa.” 

Mas nem tudo está perdido para a peça. Apesar de ainda ser pária do mundo da moda, ela já esteve em alta nos anos 1980 e pode-se observar uma tentativa das grandes grifes (Zegna, Louis Vuitton) de tentar ressuscitar seu status. “É esperar para ver se vai pegar ou não.”

Tendência
O mercado masculino não sofre tantas alterações quanto o feminino, as bolsas tendem a serem clássicas e não sofrerem alterações drásticas de um ano para outro. Entretanto, tem-se  percebido cada vez mais o uso de tweed e jeans. As bolsas para tablet tem aparecido cada vez mais e, “por incrível que pareça, as capangas (bolsa retangular com alça para se usar no pulso, muito usadas nos anos 70) estão voltando a dar as caras.”

Onde encontrar
Os homens ainda resistem, mas o mercado já atende à necessidade e tendência. O Brasil está muito bem servido no assunto praticamente toda loja masculina tem pelo menos uma pequena coleção e bolsas para homens.

Fabio indica de modelos Montblanc que, apesar de muita gente não sabe, tem ótimas bolsas masculinas. Além de outras mais conhecidas como Louis Vuitton, Gucci, Burberry, Hèrmes, Canali, Hugo Boss... Todas para quem gosta e pode investir vários dígitos na compra de acessórios.

Mas lojas como Renner, C&A e Zara também oferecem opções interessantes a preços populares.

E está nos planos futuros do Bolsas de Valor sua própria loja online, que terá marcas com preços mais acessíveis, mas sem perder em design u qualidade.

Serviço
Renner
SAC: (11) 2165-2800
www.lojasrenner.com.br