Top 10: maiores estádios do mundo O Maracanã já foi o maior templo do futebol. Mas hoje, quando se fala em tamanho de estádios, perdemos feio gplus
   

Top 10: maiores estádios do mundo

O Maracanã já foi o maior templo do futebol. Mas hoje, quando se fala em tamanho de estádios, perdemos feio

Confira Também

Até hoje o Maracanã, mais emblemático estádio brasileiro, é conhecido como o maior estádio de futebol do mundo. Mas, ao contrário de seu eterno apelido, até pouco antes de sua demolição, o gigante carioca, construído para a fatídica Copa do Mundo de 50, era apenas o 14º maior, com capacidade oficial de pouco mais de 82 mil lugares – sendo que a previsão é de cerca de 78 mil para a Copa de 2014, o jogando para lá do vigésimo lugar. Mas. o espírito megalomaníaco que levou o Brasil à construção do Maraca se espalhou por todo o mundo, da Coreia do Norte ao México, da Espanha à África do Sul. Conheça os 10 maiores estádios de futebol do mundo.

10º Borg el Arab, Alexandria, Egito (Capacidade: 86.000)
Entre os dez mais, o Borg el Arab é o terceiro mais novo, inaugurado em 2007, para a fracassada campanha de sediar a Copa do Mundo de 2010, que foi à África do Sul. Mas, pasmem, ele não servirá mais de muita coisa: um verdadeiro elefante branco preso ao deserto egípcio. Isso porque aos clubes de Alexandria (nenhum deles de grande expressão), vale muito mais a pena mandar seus jogos no Alexandria Stadium, bem menor e encravado no centro da cidade. Que mico.

9º Bukit Jalil, Kuala Lumpur, Malásia (Capacidade: 87.000)
Falou em megalomania, falou em malaio. Como Kuala Lumpur gosta de ao menos tentar quebrar alguns recordes de grandeza. Por muitos anos as Petronas Towers compunham o edifício mais alto do mundo (atualmente em terceiro lugar) e no futebol não foi diferente. Para um país sem tradição alguma nos esportes, um estádio do tamanho do Bukit Jalil pode parecer um grande exagero, mas ele foi construído para o Commonwealth Games, espécie de Olimpíada entre os países que foram colonizados pela Inglaterra.

8º Bung Karno, Jacarta, Indonésia (Capacidade: 88.000)
Outro país sem grandes tradições no futebol, a Indonésia, resolveu fazer em 1962 um estádio de grandes proporções, o Gelora Bung Karno. Ao contrário do Bukit Jalil, da Malásia, o Bung Karno não foi construído para uma ocasião especial e possui dois clubes mandantes na primeira divisão local, o Persija Jakarta (um dos mais populares e bem sucedidos clubes do país – o que não quer dizer muito, é bem verdade) e o Persiram Raja Ampat.

7º Wembley, Londres, Inglaterra (Capacidade: 90.000)
Muitos torceram o nariz para a demolição do antigo Wembley, um dos mais fantásticos estádios da história do futebol mundial, mas a verdade é que hoje em dia, ao ver tamanha obra de arte, fica difícil não se render à grandeza do novo Wembley. Reinaugurado em 2007, o estádio não é apenas mais um entre os tantos que dominam Londres, é a casa da Seleção Inglesa de Futebol e se tornou um verdadeiro palco para grandes shows. Custou caro, mas logo se tornou rentável.

6º Soccer City, Joanesburgo, África do Sul (Capacidade: 91.000)
A Copa do Mundo de 2010 gerou uma série de dualismos. Ao mesmo tempo em que parece ser um desperdício gastar bilhões com um evento esportivo em um país onde a miséria é muito grande, a alegria dos “Bafana-Bafana” era indiscutível pelo fato de receberem pela primeira vez uma Copa do Mundo de Futebol. Agora, será que era preciso construir um estádio tão grande como o Soccer City de Joanesburgo? Uma dúvida tão grande quanto o estádio.

5º Camp Nou, Barcelona, Espanha (Capacidade: 99.000)
Dentre os maiores, talvez o Camp Nou seja um dos mais emblemáticos para a história de um clube, o hoje quase imbatível Barcelona. Sim, é um estádio que impressiona por sua grandeza e fantástica capacidade (mesmo após tantas intervenções da FIFA, que fez o que pode para reduzir o número de espectadores nos estádios). Olhar demais para ele chega até a hipnotizar. Inaugurado em 1957, o Camp Nou é o maior estádio particular do mundo.

4º Azadi, Teerã, Irã (Capacidade: 100.000)
Construído e inaugurado em 1971, o Azadi Stadium, localizado em Teerã, é o primeiro da lista a ter de fato capacidade oficial superior a 100 mil espectadores. Seu estacionamento interno é capaz de comportar 400 carros – o externo mais 7 mil. Mas, ao contrário de muitos estádios nesta lista, o Azadi é bastante usado pela Seleção Iraniana e por mais dois clubes tradicionais do Irã – Persepolis e Esteghlal. E, bem ou mal, tem sua capacidade exigida com frequência. Este valeu a pena.

3º Azteca, Cidade do México, México (Capacidade: 105.000)
Entramos no Top 3 em grande estilo. Palco da grande final da História brasileira nas Copas, o tri de 70 no México, o Estádio Azteca é simplesmente um monumento que parece não ter fim. Espanta ainda mais o fato de que não há pista de atletismo no estádio (o que normalmente o torna maior por natureza própria). Ou seja, sua grandiosidade é mesmo nas arquibancadas. O local também foi palco da "partida do século", entre Itália e Alemanha.

2º Salt Lake, Calcutá, Índia (Capacidade: 120.000)
Para quem conhece o Camp Nou ou o Azteca, imaginar um estádio maior parece ser uma tarefa quase impossível, até um pouco inconcebível. Pois, se um país relativamente pequeno como a Índia é dono de mais de 1,2 bilhão de pessoas, seus estádios não podem ficar muito para trás. Não é que o Salt Lake tem 2 ou 3 mil lugares a mais que o Azteca, o terceiro maior do mundo: são 15 mil lugares a mais. Sim, capacidade de 120 mil torcedores. Inaugurado em 1984, são quatro times que usam a verdadeira barca: East Bengal, Mohun Bagan, Pailan Arrows e Prayag United. Se você não faz ideia do que estes times representam, não se preocupe, talvez nem os indianos saibam.

1º May Day, Pyongyang, Coreia do Norte (Capacidade: 150.000)
Nada, absolutamente nada, no mundo se compara ao Rungrado May Day Stadium quando o tema em pauta é estádio de futebol. Se o Salt Lake já era um absurdo frente a um gigante como o Azteca, imagine só um estádio com 45 mil lugares a mais que a lenda mexicana? 150 mil lugares. Tudo bem que o May Day não é usado só para o futebol (aliás, não foi sequer feito apenas para o futebol, como principalmente para os festejos militares do país comunista), mas é inegável que bater uma pelada em uma obra de arte como aquelas não seria nada mal – ainda mais com o estádio cheio. Que torcida no Brasil conseguiria lotar um desses num estadual em uma quarta-feira?