Porque você deve praticar lutas como atividade física Praticar alguma arte marcial é muito benéfico, tanto para seu corpo, como para sua mente gplus
   

Porque você deve praticar lutas como atividade física

Praticar alguma arte marcial é muito benéfico, tanto para seu corpo, como para sua mente

Confira Também

"Quem luta não briga!". Muito provavelmente você já ouviu essa frase alguma vez na vida. Obviamente que ela possui suas exceções, mas a maioria dos lutadores que treinam regularmente costumam ser pessoas mais tranquilas e que dificilmente se estressam. Isso acontece porque toda a raiva acumulada é descontada na academia - e é bom deixar claro que nenhum companheiro de treino sofre agressões por conta disso, os atletas sabem se controlar.

Os professores têm o dever de ensinar seus alunos a disciplina e o respeito necessários para a prática de qualquer arte marcial, já que se tratam de esportes perigosos se mal praticados. Além disso, os alunos são levados ao limite pelo seu mestre, o que auxilia demais na melhoria física.

VEJA TAMBÉM:

Jiu Jitsu, Caratê, Boce, Judê, Kung Fu, Muay Thai, as opções são as mais diversas. Cada um irá oferecer algumas vantagens aos seus praticantes. Cabe a cada um escolher a que mais lhe agrada e se jogar na academia para se tornar um lutador, e uma pessoa, de primeira.

Veja agora alguns benefícios de praticar artes marciais regularmente:

Alivia o stress
Não há maneira melhor de desestressar do que praticando alguma arte marcial. Você consegue usar sua força a seu favor, botar toda sua raiva para fora, e ainda evoluir na prática esportiva. Mas tome cuidado para não levar para o pessoal, seu parceiro de treino não tem nada a ver com seus problemas fora da academia. Portanto coloque toda sua raiva para fora, mas se controlando para não machucar ninguém. Afinal, você não gostaria de se machucar porque seu parceiro de treino está bravo com outras coisas.

Aumenta a flexibilidade
As artes marciais como um todo exigem alguns movimentos corporais que só as pessoas mais elásticas conseguem executar, como é o caso de dar um chute na altura da cabeça. No começo é um pouco mais complicado realizar esses movimentos, porém, depois de um certo tempo de treinamento, a musculatura começa a ficar mais elátisca naturalmente.

Autoestima elevada
Com o aprendizado de novos movimentos, os praticantes passam a se sentir mais seguros e confiantes. Quem luta ganha o poder de se defender quando necessário e vê nos resultados que obtém na academia, uma motivação para continuar treinando. Esse pensamento também é levado para fora da academia.

Desenvolve a disciplina
Não há nenhum esporte que exija tanta disciplina como as artes marciais. Primeiramente porque está enraizado nessa prática o respeito ao seu companheiro, mesmo que seja um adversário - é claro que em campeonatos rola uma provocação, mas o respeito deve prevalecer. Além disso, trata-se de um esporte bem perigoso, ou seja, a sua saúde física está nas mãos dos seus companheiros de treino e vice-versa. Se não houver disciplina, a chance de lesão cresce.

Emagrece muito
Segundo a revista Wallstreet Fitness, a arte marcial que mais emagrece é o jiu Jitsu, uma aula de 1h30 irá lhe fazer perder cerca de 900 calorias. Agora imagine isso umas 3 vezes por semana, em pouco tempo você podera entrar em forma e se sentir muito mais feliz com o próprio corpo.

Fortalece o corpo todo
Em quase nenhum outro esporte você consegue exercitar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo. Claro que na academia, por exemplo, você irá treinar membros inferiores e superiores, porém, um por vez. Nas artes marciais você treina perna, braço, abdômen, peitoral e tudo mais em um treino comum.

Melhora a coordenação motora – reflexos
Quem já viu alguma luta, qualquer que seja, sabe que um único momento de distração pode mudar todo o rumo do combate, para isso, é necessário ter bons reflexos e estar sempre atento ao que está acontecendo. Além disso, é muito importante obter um bom controle corporal, saber o momento e a força certa de cada golpe e cada movimento realizado.

 Melhora a saúde como um todo
Qualquer esporte é bom e faz muito bem para a saúde. Mas as artes marciais possuem alguns itens a mais. Ela consegue melhorar vários quesitos na sua saúde durante os treinos: elasticidade, força, resistência, calma, respiração e muito mais.

Melhora, indiretamente, a alimentação e o sono
Essa é um pouco mais complicado de dizer que é realmente uma melhora aos praticantes, isso porque depende muito de cada um, as artes marciais por si só não trazem tal benefício. Entretanto, com a alta dose de energia que os lutadores gastam durante os treinamentos, os sonos constumam ser mais profundos e revigorantes. Além disso, em um ambiente onde a maioria das pessoas se alimenta bem e se preocupa muito com a saúde, isso acaba contagiando aos outros, que entram na onda, e começam a se alimentar melhor.

Pode ser praticado por qualquer um
Crianças, adolescentes, adultos, idosos, homens, mulheres. Em uma academia você encontra de tudo. E o mais legal é que há respeito e transmissão de conhecimento entre todos. Tudo que um praticante puder ensinar ao outro, ele irá, indepente de qualquer diferença que haja entre os dois.


Arthur Gabor