Um pimba pra Gorduchinha 2014! Campanha quer nomear a bola da Copa do Mundo no Brasil com a criação do gênio Osmar Santos gplus
   

Um pimba pra Gorduchinha 2014!

Campanha quer nomear a bola da Copa do Mundo no Brasil com a criação do gênio Osmar Santos

Confira Também

Zico, Guga Kuerten, Felipão, Mauricio de Sousa, Mauro Beting, João Carlos Martins, Juca Kfouri, Jô Soares, Washington Olivetto, Raí, Faustão... Todos eles e muitas outras personalidades brasileiras têm uma coisa em comum: apoiam a Gorduchinha 2014! Não ficou sabendo, amigo? É a campanha para que a bola oficial da Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, seja batizada de gorduchinha.

A iniciativa homenageia um dos gênios da locução esportiva do País, um grande comunicador e, acima de tudo, um cara fantástico: Osmar Santos, o pai da matéria. No início da década de 1970, ele revolucionou a narração dos jogos de futebol com sua irreverência e humor. Criou expressões como “Ripa na chulipa” e “Pimba na gorduchinha!”, além de apelidos marcantes, como "Animal", para o ex-jogador Edmundo. 

Osmar Santos foi locutor esportivo nas grandes rádios de São Paulo, como Jovem Pan, Record e Globo. Em 1986, foi o principal narrador da TV Globo na Copa do México, na companhia de Galvão Bueno e Luís Alfredo. Quatro anos depois, na Copa da Itália, comandou o time da Rede Manchete.

Ele foi a voz da campanha por eleições diretas no Brasil, as “Diretas Já”, em 1984, quando participou como locutor dos gigantescos comícios. Em 1994, sofreu um grave acidente de carro quando viajava de Marília para Lins, no interior de São Paulo. Osmar Santos teve graves sequelas, mas uma grande recuperação. Interrompeu a brilhante carreira e passou a se dedicar à pintura. Agora, pode receber uma grande homenagem, ainda em vida. 

A ideia da campanha partiu de gente que conhece muito bem Osmar Santos, os amigos e companheiros de Rádio Globo Delen Bueno, Mariangela Ribeiro e André Voltarelli. Delen pensou no nome e conversou com Mariangela e André, que decidiram criar um perfil no Twitter e uma página no Facebook.

Depois da aprovação e autorização da família e da Rádio Globo, a campanha foi ao ar em julho de 2011 e vem atraindo cada vez mais a atenção da mídia e da população brasileira, que está aderindo à causa. São mais de 10 mil likes na página do Facebook e quase 5 mil seguidores no Twitter.

Em dezembro, reportagem da revista Veja dizia que a Adidas do Brasil já está monitorando a evolução da campanha e pensa no nome “Gorduchinha” para a bola da Copa de 2014. A marca alemã é a fabricante das bolas oficiais de Copas do Mundo há mais de 50 anos. Não há previsão de quando será decidido o nome da pelota, mas há dois exemplos que dão esperança para o sucesso da campanha. A “Albert”, bola oficial da Olimpíada de Londres, foi escolhida por votação popular e a famosa “Jabulani”, da Copa da África do Sul, em 2010, foi batizada depois de estudo sobre cultura africana.

Portanto, há esperança e expectativa de que a campanha dê certo. Oscar Ulisses, irmão de Osmar Santos e também locutor esportivo na Rádio Globo, acredita na Gorduchinha 2014. “O nome é ousado, criativo, retrata um pouco do humor do brasileiro e, acima de tudo, carinhoso. Embora caminhaepelo terreno do politicamente incorreto, penso que a torcida, sempre embalada pela emoção, aceita bem. Quando o Osmar cunhou a frase “pimba na gorduchinha”, colocou a bola como estrela do espetáculo. Ganhou personalidade, vida”, lembra.

A família foi muito importante na recuperação de Osmar depois do acidente. Tanto Oscar Ulisses quanto Odinei Edson, outro que seguiu a carreira de locutor (narra automobilismo na Rádio Bandeirantes), sempre fizeram questão de exaltar o nome de Osmar Santos, sem vaidade. Agora, eles estão juntos dele mais uma vez.

O próprio Osmar Santos está muito feliz e vem trabalhando na promoção do nome. Acompanha reuniões do projeto, participa de encontro com apoiadores e grava vídeos com personalidades que se engajam na campanha. A Gorduchinha 2014 não tem fins lucrativos e não tem financiamento de qualquer empresa, somente colaboração voluntária.

O que está esperando, garotinho? Entre no site oficial, no Twitter, no Facebook e no Youtube e participe da campanha Gorduchinha 2014! O AreaH apoia a causa, uma grande homenagem a um dos maiores comunicadores do Brasil, um cara fantástico e que merece. Pimba pra Gorduchinha 2014! E viva Osmar Santos!