6 filmes para ver se gostou de Black Mirror É fã de Black Mirror, série da Netflix? Separamos alguns filmes em que o uso indevido da tecnologia também é tema central gplus
   

6 filmes para ver se gostou de Black Mirror

É fã de Black Mirror, série da Netflix? Separamos alguns filmes em que o uso indevido da tecnologia também é tema central

Confira Também

Até onde pode chegar a tecnologia? Essa questão parece levar nossa imaginação a dezenas de cenários diferentes - uns, em que a tecnologia é nossa salvação, em outros, nossa destruição. Em um assunto, porém, parece haver consenso: para bem ou para mal, a evolução da tecnologia é parte indispensável do nosso futuro.

Não por acaso, uma série que explora os limites desse avanço tecnológico tem feito sucesso entre os assinantes da Netflix: Black Mirror. Atualmente com 13 episódios divididos entre 3 temporadas - e uma quarta a caminho -, a série se dedica a explorar e discutir as consequências imprevistas das novas tecnologias.

LEIA TAMBÉM

Longe de ser um assunto facilmente esgotável, o uso indevido da tecnologia e suas consequências já foram explorados também no cinema, nos presenteando com algumas obras sensacionais. Confira a seguir 6 filmes que todo fã de Black Mirror PRECISA assistir:

#1 ELA (2013)

Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador chamada Samantha (Scarlett Johansson). Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela personalidade deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. o filme recebeu três indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme - Musical ou Comédia, Melhor Roteiro e Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia, vencendo o de Melhor Roteiro.

#2 EX MACHINA (2015)

Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever.

#3 BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS (2004)

Desiludida com o fracasso de seu relacionamento, Clementine  (Kate Winslet) decide esquecer Joel (Jim Carrey) para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a ocultar Clementine em partes remotas do seu inconsciente.

#4 O SHOW DE TRUMAN (1998)

Truman Burbank (Jim Carrey) viveu sua vida inteira, mesmo antes de seu nascimento, na frente das câmeras do Show de Truman, apesar de não saber disso. A vida de Truman é filmada através de milhares de câmeras escondidas, 24 horas por dia, sendo transmitida ao vivo para todo o mundo. Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida havia sido uma farsa.

#5 CONTRA O TEMPO (2011)

O capitão Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) faz parte de um projeto ultrasecreto capaz de transportar um homem para o corpo de outro, assumindo a sua identidade nos oito minutos de vida restantes de cada alvo escolhido para a "ocupação". Quando um atentado terrorista explode um trem nos arredores de Chicago, matando todos os passageiros Colter recebe a missão de voltar no tempo, no corpo de uma das vítimas e tentar descobrir o autor do crime antes que ele ataque novamente.

#6 O PREÇO DO AMANHÃ (2011)

Em um futuro próximo, as pessoas param de envelhecer aos 25 anos e o tempo se tornou a principal moeda de troca para sobreviver. Will Salas (Justin Timberlake), um pobre morador da periferia, recebe uma misteriosa doação de tempo de um homem, o que lhe permite sair daquele lugar e viver entre os ricos. Porém, os Guardiões do Tempo o acusam de ter matado para conseguir aquele tempo e o perseguem. Para provar sua inocência, Will se alia a Sylvia Weis (Amanda Seyfried), filha de um magnata, por quem se apaixona.


Luis Carvalho