Os 10 livros que todo amante do futebol deveria ler Já faz um bom tempo que o mercado editorial vem investindo forte nas histórias do esporte bretão gplus
   

Os 10 livros que todo amante do futebol deveria ler

Já faz um bom tempo que o mercado editorial vem investindo forte nas histórias do esporte bretão

Confira Também

Aos poucos as editoras estão investindo cada vez mais na produção de livros sobre o futebol, sejam eles ficcionais, ou não. Claro que a quantidade, se comparada a gêneros clássicos, como o romance e o conto, ainda é pequena. Mas é possível ver o espaço dos livros futeboleiros aumentando pouco a pouco nas prateleiras das livrarias Brasil afora. Com temas muito mais variados, já é possível encontrar obras sobre a tática do esporte, as influências do futebol no meio social, crônicas, e até romances que têm como temática o esporte mais popular do mundo. 

Mesmo atrás da média global, o hábito da leitura no Brasil também vem crescendo nos últimos anos. E, para aqueles que não estão inseridos no grupo de leitores, alguns especialistas recomendam iniciar o hábito de ler pela área que o indivíduo mais se interessa. E claro que o futebol, o esporte mais popular do país, é uma dessas áreas que podem levar o brasileiro à literatura.

Baseados nisso, montamos uma lista com 10 importantes obras já produzidas sobre o esporte bretão:


1 - Como o futebol explica o mundo

Escrito pelo estadunidense Franklin Foer, o livro-reportagem mostra a ligação umbilical do jogo com a sociedade, que atinge a política, a economia e todo o meio social. A obra é resultado de viagens, entrevistas e um rigoroso trabalho de pesquisa do autor. É um trabalho de excelência jornalística, que ajuda o leitor a compreender melhor o papel do esporte ao longo dos anos e em diferentes contextos. "O futebol é parte da comunidade, da economia, da estrutura política. É um microcosmo singular”, diz Foer, que enxerga no esporte um espelho também do ser humano.

2 - O negro no futebol brasileiro

O livro do jornalista Mario Filho talvez seja o maior clássico futebolístico da literatura brasileira. A obra explica o processo de entrada do negro no futebol,  esporte até então dominado pelos brancos. O estudo desse processo de miscigenação é um retrato do contexto nacional, dentro e fora das quatro linhas. Como consequência disso, é possível identificar a criação de uma identidade nacional. Nas palavras do historiador Epitácio Brunet, "Mario Filho, ao definir a contribuição do negro brasileiro ao futebol, completou um ciclo de obras, tais como 'Casa Grande e Senzala', 'Formação do Brasil Contemporâneo' ou 'Raízes do Brasil'". 

3 - Futebol ao sol e à sombra

Apaixonado pelo futebol, o uruguaio Eduardo Galeano traduz em palavras seus sentimentos acerca do esporte que amou. No formato de crônicas, "Futebol ao sol e à sombra" é uma abordagem sobre os componentes mais essenciais do jogo: a bola, os jogadores, o campo, o juiz, o técnico, a torcida...
De uma maneira poética e muitas vezes bem humorada, Galeano passeia pelas Copas do Mundo e pelos feitos dos grandes craques. Com uma atualização feita recentemente, também é possível encontrar um texto sobre a Copa de 2014.

4 - Guardiola Confidencial

Martí Perarnau conviveu com o técnico Pep Guardiola para escrever as confidências de um dos maiores treinadores do futebol. Após sair do "conforto" que conquistou no Barcelona, Pep encarou um novo desafio no Bayern de Munique. Além de uma cultura futebolística já enraizada e o clube tendo ganhado a Tríplice Coroa na temporada anterior, Guardiola também se vê desafiado pelo alto número de contusões que seus jogadores enfrenta. No livro é possível entender um pouco do que pensa o espanhol sobre o jogo,  suas referências, como Johan Cruyff e Rinus Michels, além de se encantar com o nível de dedicação com que o treinador encara sua missão no esporte. 

5 - Pep Guardiola: A evolução

Também escrito por Martí Perarnau, o segundo volume sobre Guardiola aborda a "segunda fase" do técnico em Munique, além de seu novo desafio: o Manchester City. Com um cenário diferente do que enfrentou na Alemanha, Pep tem a missão de construir uma filosofia dentro do novo clube, desde a equipe principal, até a base. 
Para boa compreensão, o autor desenvolve de forma eficiente os termos específicos do jargão tático, além de inserir ao longo do livro alguns textos chamados de "Bastidores", em que narra histórias que envolvem conversas e práticas de Guardiola, o que ajuda a traçar ainda melhor o perfil de Pep.

6 - A pirâmide invertida

Jonathan Wilson se tornou um dos mais importantes escritores de futebol da atualidade devido a sua obra "A Pirâmide Invertida", livro que narra a história da tática.
Sempre contextualizando os avanços do posicionamento dentro de campo com os fatores fora dele, Wilson ainda traça perfis muito detalhados de nomes importantes na tática, como Herbert Chapman, Béla Guttmann e Cruyff. Com um criterioso trabalho de pesquisa, o autor investiga o esporte que tem mais de 150 anos de história. 

7 - A bola não entra por acaso

Esse livro é para aqueles que gostam de gestão. Ferran Soriano foi vice-presidente do Barcelona em um dos períodos mais vitoriosos do clube espanhol. No livro, Soriano demonstra a montagem e o desenvolvimento de um modelo exemplar de administração, que levou o time culé a um outro patamar no Século 21. O autor dá exemplos práticos de como funciona um clube, além de todas as estratégias e os eventuais fracassos. A leitura é essencial para quem deseja entender um pouco mais do processo para um time prosperar, trabalho que não é visto dentro de campo durante os 90 minutos, nem em frente às câmeras.

8 - Febre de bola

A obra de Nick Hornby é sobre seu amor pelo Arsenal e como o time inglês o ajuda nos momentos de angústia e decepção. As partidas grandiosas do seu clube do coração acabam se misturando com fatos que acontecem em sua vida pessoal, assim como quando consegue se lembrar de coisas que aconteceram a partir das datas em que os Gunners entraram em campo. Leitura deliciosa para quem também tem um time de coração e se identificará com Nick. 

9 - O Drible

Apesar de não ser a abordagem central nas páginas de Sérgio Rodrigues, o futebol é elemento vital para o romance brasileiro "O Drible". A história narra a relação conturbada entre um pai, cronista e à beira da morte, e um filho, que não encontra o genitor há muito tempo. O futebol é usado pelo autor para ligar os personagens centrais, além de permear por toda a relação entre o pai e o filho. A trama ganha reviravoltas quando Murilo Neto descobre mais sobre sua história, e conhece, de uma forma mais profunda, o pai. O livro é envolvente tanto para aqueles que gostam de futebol, como para os que são indiferentes ao esporte. 

10 - Jogo sujo

Com subtítulo "O mundo secreto da Fifa", Andrew Jennings faz um trabalho de investigação sobre as decisões e forma de atuação do maior órgão do futebol mundial.
Durante o trabalho, descobre diversos fatos que o assustam. Ele mesmo diz: "As coisas que descobri são tão estarrecedoras que até eu mesmo fiquei chocado. Alguns caras malvados passaram por lá - ou ainda estão - tirando tudo o que podem".