Os melhores técnicos de futebol do mundo Um bom treinador pode mudar o rumo da partida. Veja quais são os 10 melhores técnicos do mundo gplus
   

Os melhores técnicos de futebol do mundo

Um bom treinador pode mudar o rumo da partida. Veja quais são os 10 melhores técnicos do mundo

Confira Também

A função de técnico de um time de futebol não é nada fácil, muito pelo contrário. Ele possui inúmeras atividades dentro do clube, desde obrigações dentro de campo, como escalação, substituições, formação tática, etc. até funções extra campo, como motivação de seus atletas. Não a toa, o técnico é uma peça crucial para um bom rendimento da equipe.

Uma prova muito recente da importância do treinador para o time é o Tite. Quando ele assumiu a seleção brasileira, o time estava extremamente desacreditado e em uma fase muito ruim. Muitos especialistas inclusive diziam que a geração brasileira não era das melhores. Mas em um período curtíssimo de tempo, o ex-treinador do Corinthians trouxe novos ares para a seleção canarinho e o time começou a jogar muito bem e encantar não só o torcedor brasileiro, mas também o mundo.

Se treinar um time não é nada fácil, determinar quais são os melhores técnicos do mundo é mais complicado ainda. A revista 4-4-2, especializada em esportes - e em listas também - determinou, na opinião deles quais são os melhores técnicos de futebol do mundo. Mas na própria reportagem eles dizem que essa lista está longe de ser uma unanimidade, e que há espaço para grande divergência de opiniões.

10. Peter Bosz - Borussia Dortmund

Peter começou sua carreira como técnico em 2000, no pequeno AGOVV Apeldorrn, da Holanda. Ele começou a ganhar espaço no mercado no Vitesse, time que foi treinado por ele entre 2013 e 2016. De lá ele foi para o Ajax, mas mesmo com o bom trabalho no Vitesse, ele chegou sob grande desconfiança ao Ajax - a sua passagem como jogador pelo rival Feynoord pesou um pouco no descontentamento dos torcedores. Porém, bastou apenas uma temporada para ele mostrar seu valor, ao aplicar um belo futebol a sua equipe, lembrando o Ajax dos velhos tempos de laranja mecânica, ele chamou atenção dos olheiros do Borussia, que logo trataram de contratá-lo no início de 2017.

09. Jurgen Klopp - Liverpool

Como dito anteriormente não é nada fácil ser técnico de futebol. Não basta saber muito de tática e achar que com isso tudo irá se resolver, é precisso motivar seus jogadores, mostrar empenho e extrair o melhor que cada atleta seu pode oferecer. Para conseguir isso algumas características são cruciais, entre elas: alegria, perseverança, personalidade, ser guerreiro, entre outros. 

Podemos dizer que Jurgen Klopp é um dos poucos técnicos do mundo que possui todas essas características - e algumas outras. Assistir a um jogo de sua equipe é um espetáculo, ele nunca desiste e está sempre empenhado em busca das vitórias, e isso cativa sua equipe em busca dos melhores resultados.

Ele começou a carreira no Eintracht Frankfurt, da Alemanha, mas ficou conhecido pelo seu excelente trabalho no Borussia Dortmund. Em 2015, depois de 8 anos a frente da muralha amarela, ele saiu da Alemanha ruma à Inglaterra, e hoje faz sucesso no banco do Liverpool.

8. Pep Guardiola - Manchester City

O rei do Tiki-Taka, é assim que podemos definir Pep Guardiola. O espanhol muito estudioso e conhecedor de táticas conquistou títulos por onde passou. Mas isso não quer dizer que ele é uma unanimidade, muito pelo contrário. Por conta de sua teimosia tática, ele saiu do Bayern de Munique muito criticado mesmo tendo conquistado 7 títulos em 3 anos. 

Em 2016, pelo Manchester City, foi seu primeiro ano como treinador que ele passou sem conquistar nenhum título. Desde 2008, quando começou a treinar o Barcelona, em todos os anos ele levantava pelo menos um caneco.

7. Carlo Ancelotti - Bayern de Munique

O italiano levou o Bayern de Munique ao título alemão em 2016-2017, mas convenhamos, isso não é grande novidade bara os bávaros, eles já foram campeões do campeonato alemão nada mais nada menos que 27 vezes. Apesar da grande felicidade no rosto de Ancelotti comemorando o título, pode ter certeza que não foi isso que o trouxe a 7ª colocação do ranking feito pela revista 4-4-2.

Ele se tornou o primeiro homem na história a conquistar o título nacional em 4 das 5 principais ligas da Europa (Inglaterra, Alemanha, Itália e França ele venceu, falta apenas o título espanhol).

Ele já levantou incríveis 19 canecos como treinador, além disso já conquistou 14 prêmios individuais como técnico e está no Hall da fama do Milan e da Roma, nada mal. 

6. Leonardo Jardim - Monaco

Leonardo Jardim é, sem dúvida alguma, o técnico menos reconhecido dessa lista. É um cara bem na dele, que não costuma ganhar muito espaço na mídia, mas obtém sucesso por onde passa. Ele começou a carreira muito cedo, aos 27 anos - ele é um dos poucos treinadores que não teve carreira como jogador profissional de futebol. Mas sem dúvida, 2016-2017 foi a melhor temporada da vida dele. Chegou a semi-final da Uefa Champions League e levou o Monaco ao título do campeonato francês, quebrando uma hegemonia do PSG que vinha desde 2012. De quebra, Jardim ainda ganhou prêmio de melhor treinador do campeonato francês.

Por conta de sempre ser um ''azarão'', em todos os times que treinou ele passou por grande desconfiança, mas em pouco tempo conseguiu mostrar seu valor. São cinco títulos conquistados na carreira, sendos os mais importantes o francês pelo Monaco e o grego pelo Olympiakos.

5. José Mourinho - Manchester United

Mourinho é o completo oposto do outro português da lista, ele está sempre causando alvoroços na mídia. Uma de suas mais recentes polêmicas foi dispensar o renomado Bastian Schweinsteiger do Manchester United e deixar Felaini como titular. Mas apesar de todas essas loucuras, ele é um técnico muito renomado e respeitado ao redor do mundo.

A lista de conquista dele é imensa, são impressionantes 25 títulos por 5 times diferentes. Mas sem sombra de dúvidas, o mais marcante deles foi a conquista da Uefa Champions League pelo Porto. Além dos canecos que ele já levantou coletivamente, ele já foi premiado 36 vezes induvidualmente falando, além de estar na lista de 10 melhores técnicos de todos os tempos da UEFA, um currículo realmente de deixar qualquer um de queixo caído.

4. Diego Simeone - Atlético de Madrid

No Brasil, Diego Simeone ficou conhecido por levar um estilo de futebol sulamericano para a Europa, e obter sucesso. Ele pode não ter o melhor time, nem o estilo de jogo mais vistoso, mas ninguém pode reclamar de falta de vontade nem pouca aplicação tática dos times treinados por Simeone.

Mas às vezes, esse seu estilo pode ser um pouco prejudicial a ele mesmo, isso porque as expectativas são sempre muito elevadas. No último ano ele pagou caro por isso, um ano bem abaixo da média, o Atlético ficou mais de 10 pontos atrás de Barcelona e Real Madrid no campeonato espanhol e ainda foram amassados pelo rival madrilenho na Champions League.

Pelo Atlético de Madrid conquistou 5 títulos desde 2012 e chegou 2 vezes à final da Uefa Champions League. Além disso, foi campeão nacional pelo River Plate e Estudiantes.

3. Massimiliano Allegri - Juventus

Pense em um cara competitivo e disciplinado, essa é Massimiliano Allegri. Com um foco impressionante nas defesas, ele consegue fazer qualquer time se tornar praticamente instransponível. Para se ter uma ideia, ele chegou a final da Uefa Champions League de 2017 com a Juventus tendo sofrido apenas 3 gols durante toda a competição (foram 12 jogos).

Ele já venceu 9 títulos na carreira, sendo 6 deles pelo Juventus, time que treina desde 2014. Também foram 3 vices, dois na Uefa Champions League e um da SuperCopa Italiana. Tanto 2015 como 2016 ele foi considerado o melhor técnico do ano no campeonato italiano.

2. Zinedine Zidane - Real Madrid

Talvez o nome mais conhecido de nossa lista. Ele não se contentou apenas em fazer um sucesso gigantesco como jogador, hoje em dia ele também conquista o mundo do banco de reservas. Zidane era um craque dentro das quatro linhas, e quando decidiu começar a carreira de técnico era uma incógnita. Deu seu pontapé inical no Real Madrid B, para se preparar e dois anos depois assumir o time principal do Real Madrid.

O sucesso foi imediato, em menos de dois anos no clube já foram 5 títulos, sendo 2 Uefa Champions League em sequência (foi a primeira vez na história que um time conseguiu essa proeza). Ele não tem o estilo inovador de Pep Guardiola, tampouco podemos compará-lo à Alex Ferguson no quesito disciplina e ele também não é tão durão como José Mourinho. Pode-se dizer que ele é uma mistura de todos e mesmo sem nenhuma grande característica que o defina, ele consegue um sucesso impressionante treinando os galáticos.

1. Antonio Conte - Chelsea

Conte é conhecido por tirar leite de pedra, e isso que o levou ao topo do ranking de melhor treinador do mundo. Mesmo com time não tão estrelados e cheio de craques, ele consegue extrair um bom desempenho, está sendo assim com o Chelsea e foi assim há alguns anos pela seleção italiana.

Ele inicou sua carreira na segunda divisão italiana, pelo Bari, e já no seu ano de estreia foi campeão. Dois anos depois conseguiu a promoção para a primeira divisão do campeonato italiano com o Siena. Em 2011 ele foi para a Juventus, e com um surpreendente esquema de 3-5-2 conquistou 3 títulos nacionais consecutivos. Em 2016 ele também usou bastante o esquema com 3 zagueiros para conquistar o campeonato inglês junto ao Chelsea.

Ele ainda passou 2 anos treinando a seleção italiana, mas não obeteve muito sucesso. O que o trouxe ao topo da lista foi seu incrível aproveitamento de quase 80% desde 2016 no banco de reserva do Chelsea.

Os outros técnicos da lista:
#11 Maurício Pocchettino - Tottenham
#12 Joachim Löw - Seleção alemã
#13 Lucien Favre - Nice
#14 Maurizio Sarri - Napoli
#15 Tite - Seleção brasileira
#16 Ronald Koeman - Everton
#17 Julian Nagelsmann - Hoffeinheim
#18 Marcelo Gallardo - River Plate
#19 Gian Pietro Gasperini - Atalanta
#20 Marcelino - Valencia
#21 Jorge Sampaoli - Seleção argentina
#22 Luis Enrique - sem time
#23 Eusebio Di Francesco - Roma
#24 Luciano Spaletti - Internazionale
#25 Ralph Hasenhuttl - RB Leipzig
#26 Rui Vitoria - Benfica
#27 Unai Emery - PSG
#28 Jorge Jesus - Sporting
#29 Giovanni Van Bronckhorst - Feynoord
#30 Ernesto Valverde - Barcelona
#31 Arsene Wenger - Arsenal
#32 Eduardo Berizzo - Sevilla
#33 Rafa Benitez - NewCastle
#34 Thomas Tuchel - sem time
#35 Senol Gunes - Besiktas
#36 Kurban Berdyev - Rubin Kazan
#37 Brendan Rodgers - Celtic
#38 Eddie Howe - Bournemouth
#39 Diego Alonso - Pachuca
#40 Michael O'Neill - Seleção Irlanda do Norte
#41 Phillip Cocu - PSV
#42 Marco Silva - Watford
#43 Mark Sampson - Seleção feminina da Inglaterra
#44 Massimo Carrera - Spartak Moscou
#45 Guillermo Almada - Barcelona do Equador
#46 Barak Bakhar - Hapoel Be'er Sheva
#47 Christian Streich - Freiburg
#48 Emma Hayes - Chelsea feminino
#49 Gheorghe Hagi - Viitorul Constanta
#50 David Wagner - Huddersfield


Arthur Gabor