5 dicas de como investir com pouco dinheiro Você finalmente decidiu que vai fazer uma reserva financeira mas não sabe como? Aprenda agora como investir com pouco dinheiro gplus
   

5 dicas de como investir com pouco dinheiro

Você finalmente decidiu que vai fazer uma reserva financeira mas não sabe como? Aprenda agora como investir com pouco dinheiro

Confira Também

Muitas pessoas acreditam que para se tornar um "bom investidor" é preciso ter um "bom salário". Isso aí, na opinião da maioria dos brasileiros, é a chave do sucesso. Mas é um erro pensar assim.

VEJA MAIS:

Infelizmente, economia e finanças pessoais são temas que não costuma estar no repertório da maioria de nós, isso, no entanto, não significa que não podemos aprender mais sobre esses assunto e, consequentemente, a como usar o nosso dinheiro da melhor forma possível.

Para isso, você precisa se planejar (e muito bem) financeiramente. Não pode viver só para pagar boletos e negociar as dívidas com o SERASA. 

"Mas Nath, eu não posso abrir mão do meu salário!". Sério que não pode deixar de gastar, no mínimo, R$ 30 por mês com alguma bobagem para investir no seu futuro? Eu acho que não, amigo.

Se você deseja poupar desde já, e colher os frutos dessa decisão lá na frente, é preciso criar um hábito de poupador na sua vida. E isso só vai acontecer se  você seguir, à risca, essas dicas básicas:

#1 - ACOMPANHE SUAS FINANÇAS DE PERTO  

Você é daquelas pessoas que gastam o dinheiro sem mesmo saber o quanto tem disponível? Pois se quer se tornar um investidor saiba que precisa abandonar esse hábito hoje mesmo! 

O primeiro passo para se tornar um investidor (não importa de quanto), é ter maior controle sobre suas finanças, isto é, saber sobre tudo o que sai e entra na sua conta. Uma boa dica, para começar, é criar uma planilha dos seus gastos fixos no mês e ver, geralmente, quanto te sobraria "para gastar". Isso irá fazer com que você tome decisões envolvendo dinheiro de maneira mais consciente.

#2 - ESTABELEÇA UM VALOR FIXO PARA INVESTIR 

Quem deseja investir com pouco dinheiro também precisa definir um valor fixo para destinar a esse fim. Portanto, nada de deixar para investir apenas o que sobrar no fim do mês. A dica é considerar a quantia que será aplicada como uma despesa fixa, assim como a conta de luz, contato de celular, aluguel e etc. 

Esse valor pode variar de acordo com as condições de cada um, contudo, é indicado que você separe, no mínimo, 10% ou 15% de sua renda livre para os investimentos. Quem fica com 500 reais livres após as despesas fixas, por exemplo, pode começar investindo entre 50 e 75 reais por mês. Logo você se adaptará a administrar o mês sem essa quantia, ainda mais sabendo que ela estará ajudando a garantir sua estabilidade financeira no futuro.

#3 - FUJA DO SEU BANCO

Sim, esqueça qualquer proposta que o seu banco esteja lhe oferecendo "para o seu futuro". Geralmente, as instituições financeiras tem como missão arrancar o máximo de dinheiro de seus clientes. Ou seja, nada de aceitar colocar seu dinheiro na poupança, na carteira e investimentos do banco ou mesmo fazer uma previdência privada, ok?

Por muito tempo essas foram as opções de investimento mais populares entre os brasileiros. Contudo, seus rendimentos nos dias atuais não têm a mesma atratividade de antes, muitas vezes não cobrindo nem mesmo os índices da inflação.

Quem ainda insiste na poupança, por exemplo, em vez de ver seu dinheiro multiplicando, corre o risco de vê-lo perder poder de compra. Por essa razão, cada vez mais pessoas vêm retirando seus recursos para aplicá-los em investimentos mais rentáveis, como o Tesouro Direto.

#4 - PROCURE POR INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA

Como dissemos, existem no mercado diversas opções de investimento rentáveis e que oferecem a segurança que quem quer investir com pouco dinheiro precisa. Minha dica é apostar nos investimentos de renda fixa, que, geralmente, costumam ser mais seguros que outros. Entre os melhores para começar estão o Tesouro Direto, CDB e LCI.

#5 - APRENDA COM QUEM SABE

Na internet, hoje, podemos encontrar muitas pessoas que falam sobre investimentos e planejamento financeio de maneira descomplicada. Esse é o caso do Thiago Nigro, do Primo Rico, e Nathalia Arcuri, do Me Poupe. Ambos são especialistas no assunto e estão sempre dando dicas de como poupar seu rico dinheirinho - e não se meter em roubadas. 
Por isso, se quiser se ver livre das dívidas, tire, no mínimo, 20 minutos do seu dia (nem 2% das 24 horas) para aprender mais sobre investimentos pessoais. Esse tempo dedicado vai ajudá-lo a melhorar suas decisões e vai fazer seu dinheiro trabalhar melhor para você - e não o contrário.


Nathalia Marques