Como trabalhar com pessoas estressadas Companheiros de trabalho estressados não são muito agradáveis. Veja como lidar com eles gplus
   

Como trabalhar com pessoas estressadas

Companheiros de trabalho estressados não são muito agradáveis. Veja como lidar com eles

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Ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho é crucial para um bom ambiente no escritório, e consequentemente, um maior rendimento. Pessoas que você gosta - e que gostam de você - irão sempre te ajudar quando você precisar, sendo benéfico não apenas para o trabalhador, mas também para a empresa.

Mas nem sempre é assim. Algumas vezes os colegas de trabalho não se dão muito bem, gerando alguns atritos dentro da empresa, e prejudicando a produtividade que todo mundo espera alcançar.

Mas nesses momentos, temos que saber separar o nosso lado profissional do pessoal, mesmo que você não goste muito do seu companheiro, há a necessidade de saber conviver e, acima de tudo, trabalhar com ele para que ninguém saia prejudicado no final da história.

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Veja algumas dicas de como lidar com um companheiro de trabalho que vive estressado:

1. Reconheça o estresse
Com raras exceções, alguma coisa aconteceu para deixar a pessoa estressada. Por isso tente prestar atenção nisso e ouví-la, caso seja necessário. Comente algum aspecto positivo nela, como por exemplo o empenho que ela teve no dia anterior, ou então pergunte se ela está bem, como ela se sente.

Mas alguns cuidados devem ser tomados, se perceber que a pessoa não está muito aberta para conversar, não force, deixe que ela se abra quando se sentir segura (é bom deixar claro que você estará disposto a ajudá-la). E quando for conversar com ela, todo cuidado com as falas é pouco. Evite colocá-la mais ainda para baixo com frases como "eu não sei como você sobrevive a tanta pressão".

2. Não julgue
Aceite que a pessoa está nervosa e não leve isso como uma falha. Aprenda a lidar com isso e tirar os pontos positivos (sim, existem muitos). "O estresse que parece tóxico para você pode ser estimulante para outras pessoas", disse a pesquisadora Holly Weeks, autora do livro Falha na Comunicação. Além de ajudá-la, você também irá aprender muito com a situação.

3. Olhe para si mesmo
Pare de apenas jogar a culpa para os outros. Às vezes o problema parte de você mesmo, mas não está se dando conta disso. Reflita por um tempo suas ações e veja se elas não estão causando desconforto/estresse aos seus companheiros de trabalho.

4. Ofereça ajuda
Infelizmente, nem sempre poderemos resolver o problema, mas tenha certeza que só por saber que há alguém disposto a ajudar, a pessoa em questão já irá se sentir mais segura. Não aponte os erros dela, mostre-a o caminho das pedras para melhorar, e mais, esteja sempre disposto a caminhar lado a lado com ela.

Caso você já esteja esgostado, procure ajuda externa, seja de um profissional ou de algum superior na empresa.


Arthur Gabor