Óleo mineral para barba: 4 mitos e verdades sobre o produto Todo barbudo sabe da importância dos óleos específicos para os pelos faciais, mas será que o óleo mineral para barba vale a pena? gplus
   

Óleo mineral para barba: 4 mitos e verdades sobre o produto

Todo barbudo sabe da importância dos óleos específicos para os pelos faciais, mas será que o óleo mineral para barba vale a pena?

Confira Também

* Conteúdo patrocinado por Beard

Todo barbudo sabe da importância dos óleos específicos para seus pelos faciais. Eles salvam o dia, principalmente quando precisam se adaptar rapidamente a situações mais preocupantes, ou apenas manter o visual de acordo. Mas e o óleo mineral para barba? Ele é realmente válido, ou é melhor investir em outro produto? Assim como alguns outros cuidados com a barba, o óleo mineral está repleto de verdades e mitos, coisas que podem de fato ajudar os barbudos, enquanto outros podem prejudicar. 

Para deixar isso mais claro aos barbudos, para que suas escolhas sejam certeiras quanto a suas dificuldades, vamos mostrar desvendar algumas dessas histórias, bem como apresentar algumas alternativas interessantes. Afinal, é seu dever, como um homem moderno, saber os cuidados que sua barba precisa para ficar no melhor estado.

*MITOS E VERDADES DO ÓLEO MINERAL PARA BARBA*

#1 ÓLEOS MINERAIS SÃO MAIS BARATOS (VERDADE)

O óleo mineral é um dos vários derivados do petróleo. Seu uso primário é na indústria cosmética, servindo como base para produtos como cremes hidratantes, pomadas e óleos. Um exemplo bem conhecido são os óleos para bebês, que são feitos a base de óleo mineral e fragrâncias variadas.

Seus principais benefícios, além dos baixos custos para os fabricantes, é a lubrificação e emolientes, isto é, deixam sua superfície mais mole, o que é interessante para peles e barbas mais duras. Para quem precisa de algo rápido e bem barato, elas são uma opção interessante.

Contudo, especialmente para os barbudos, esta pode não ser uma opção realmente válida… Uma vez que falta uma função muito importante nos óleos minerais.

#2 ÓLEOS MINERAIS SÃO HIDRATANTES (MITO)

Não se engane: por mais que possam deixar sua barba e cabelo chamativos, os óleos minerais não tem propriedades hidratantes. E a razão é bem simples: com uma alta quantidade de gordura, o couro cabeludo e os folículos capilares do rosto não conseguem absorver seus nutrientes.

E como estes óleos minerais não possuem muitos nutrientes, eles acabam por entupir os poros, o que a longo prazo gera problemas como caspas tanto na barba como nos cabelos, e em casos extremos pode levar a Alopecia.

Por isso é mais interessante procurar óleos com base vegetal para barbas e cabelos. Além de terem os mesmos efeitos de suas variantes com óleos minerais, os produtos naturais deixarão a barba em seu melhor estado a longo prazo.

O óleo Black Mint, da Beard Brotherhood, é um bom exemplo. Combinando óleos essenciais ao mentolado do produto, a barba fica cheirosa e refrescante.

#3 ÓLEO MINERAL AJUDA A BARBA A CRESCER (MITO)

Tal como acontece com os cabelos, existe essa impressão de que os óleos minerais realmente ajudam a barba a ficar maior e mais bonita. Como vimos acima, não é bem desse jeito: os pelos faciais podem ficar realmente lustrosos, porém o uso exagerado vai trazer um efeito colateral bem pesado.

Houve um tempo, antes até das barbas voltarem a ficarem em moda, que realmente se pensava nos óleos minerais como um aditivo para os pelos faciais crescerem. Na verdade, nem mesmos os óleos vegetais são direcionados para este fim quando se trata da barba: para este efeito específico, o melhor mesmo são os balms, pois suas fórmulas são feitas para serem absorvidas pelos folículos capilares com mais facilidade.

Então não marque bobeira. Para cuidar dos pelos faciais, evitando aquele frizz, o melhor mesmo são óleos para barba vegetais. Outro excelente exemplo, justamente para dar conta desse frizz presente nos pelos faciais, é o óleo Beard BBINC, também da Beard Brotherhood. 

Com componentes vegetais, o produto é perfeito para dar conta das necessidades mais urgentes com a barba, deixando-a lustrosa sem exageros. 

#4 ÓLEO MINERAL É MELHOR DO QUE VEGETAL (AMBOS)

Como uma afirmação pode ser, ao mesmo tempo, um mito e uma verdade? Longe de quaisquer analogias sobre lendas e a realidade, o fato é que óleos minerais e vegetais possuem seus momentos de uso.

O óleo mineral, apesar de não oferecer os nutrientes que sua barba e cabelo precisam, podem ser uma saída rápida e de urgência quando não houver opções próximas de produtos para barba. Eles são encontrados com mais facilidade em lojas de cosméticos e perfumaria, e vão garantir que você não passe vergonha. Nisso, nós admitimos, eles são melhores.

Porém, apesar de ambas as categorias possuírem seus benefícios, os óleos vegetais saem na frente no que diz respeito a qualidade de vida como um todo. Enquanto os óleos minerais concentram uma grande quantidade de gordura - o que, como vimos, não é muito recomendável -, os óleos vegetais conseguem variar em grande quantidade os seus nutrientes, fazendo dos óleos para barba e cabelo ainda mais seguros.

ÓLEOS NATURAIS

Voltando ao exemplo dos nossos camaradas da Beard Brotherhood, os óleos Black Mint e BBINC possuem tamanhos diferenciados, que podem justamente garantir aos barbudos que não fiquem desamparados em nenhum momento.

Os frascos de 10 ml são ótimos para ocasiões rápidas. Pequenos, podem ser guardados no bolso, e assumir a função de “urgência” que um barbudo provavelmente teria ao buscar os óleos para barba. E claro, possui uns preços bem camaradas.

Os modelos de 30 ml não são tão práticos para se utilizar na rua, já que ficam mais visíveis mesmo quando guardados nos bolsos. Estes são indicados para um uso em casa, onde podem ser utilizados junto a outros produtos para barba, ou mesmo antes de sair de casa - em dias frios, uma boa massagem com óleo para barba da Beard Inc. vai garantir que seus pelos faciais não fiquem expostos ao tempo mais seco.

Como é possível reparar, o óleo mineral para barba tem uma função mais cosmética e menos saudável do que os óleos vegetais. Quando você busca equilibrar ambos os aspectos, a tendência é ter um visual muito mais bonito ao longo do tempo. Então não deixe de investir em um bom óleo para barba: seus pelos faciais agradecem.
 

* Sobre o patrocinador deste conteúdo

A Beard é uma loja de produtos para barba, cabelo, bigode e acessórios que complementam e aprimoram o visual do homem moderno. Especializada em cuidados pessoais e produtos masculinos, oferece uma vasta gama de produtos para os cuidados do cabelo, rosto e corpo. Trabalha com produtos de marcas nacionais e internacionais originais para trazer os melhores produtos aos clientes.