Existe idade certa para casar? A ciência diz que sim Para diminuir as chances de divórcio, o casal precisa ter entre os 28 e 32 anos de idade gplus
   

Existe idade certa para casar? A ciência diz que sim

Para diminuir as chances de divórcio, o casal precisa ter entre os 28 e 32 anos de idade

Confira Também

Chega uma hora na vida de um homem que ele decide definitivamente pendurar as chuteiras e ir à busca de seu grande amor, isto é, o casamento. Geralmente, essa “decisão” não tem idade, mas, a boa notícia para quem está perto ou na casa dos 30 sem aliança no dedo (e querendo casar) é de que não precisa se desesperar: segundo um estudo conduzido pelo sociólogo Nick Wolfinger, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, a idade ideal para se casar e ter menos chance de se divorciar é entre 28 e 32 anos.

Publicado pelo Institute of Family Studies (Instituto de estudos familiares, em português), a pesquisa analisou dados de 2006 a 2010 e 2011 a 2013 da Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar. "As probabilidades de divórcio diminuem quando você sai da juventude e entra no fim dos 20 anos e começo dos 30", escreveu Wolfinger. "Depois disso, as chances de separação aumentam de novo no final dos 30 anos e começo dos 40".

Ainda segundo o estudo, para cada ano depois de 32, a chance de divórcio aumenta em 5%. O professor, no entanto, ainda não tem certeza por que isso acontece, já que os dados são muito semelhantes mesmo quando se filtra variáveis como religião, nível de escolaridade, histórico sexual ou tamanho da região onde foi feita a análise.

Esses dados, é claro, não devem (ou precisam) ser seguidos à risca. Essas informações são apenas para nos fazer refletir coisas como “Será que sou maduro o suficiente para tomar essa decisão?”, “Será que consigo ajustar meus hábitos para fazer dar certo?”, “Será que estou disposto a mudar”, etc.

Ainda mais porque, se você pegar os números absolutos a partir de outros estudos, 62% dos que casaram antes dos 20 anos ainda estão juntos e 83% dos acima de 35 anos também. Ou seja, a maioria dos casais consegue fazer a união funcionar independente da idade. Basta ter maturidade e estar pronto para os desafios (e amar e respeitar incondicionalmente a outra pessoa).


Nathalia Marques