A aparência enrugada das mãos Protetor solar, aplicações de colágeno e elastina são algumas das soluções. gplus
   

A aparência enrugada das mãos

Protetor solar, aplicações de colágeno e elastina são algumas das soluções.

Confira Também

Hoje o homem moderno tem uma série de formas de retardar seu envelhecimento, principalmente quando se fala em rosto, uma das partes do corpo que mais enruga com o passar dos anos. Para ele, os carros-chefe são o botox e o lifting facial. Mas, outra parte de nosso corpo costuma enrugar muito: a pele das mãos. E ao contrário do rosto, poucos sabem como mudar esta realidade.

Entender o porquê disso é relativamente simples: "O maior vilão do envelhecimento da pele das mãos, além da idade, é claro, é a exposição solar, pois é uma região que está exposta ao sol o tempo todo", explica a dermatologista Cristine Carvalho. Ela aponta que para evitar um precoce problema desta natureza, é necessário o uso de protetor solar, com FPS acima de 30. "A melhor forma de prevenir e retardar esse envelhecimento é repassá-lo a cada 3 horas, diariamente. O filtro deve ser indicado pelo dermatologista que irá considerar o tipo de pele e as alterações existentes em cada paciente", aponta.

Mas, quando a pele das mãos já está enrugada, há quem procure alguma forma de cirurgia plástica para tentar reverter os efeitos da idade e do sol. Acontece que não há algum tipo de procedimento cirúrgico simples voltado para esta região do corpo, muito em função do excesso de artérias, articulações e ossos nas mãos. Entretanto, isso não quer dizer que nada possa ser feito – pelo contrário, há boas opções.

"O que pode ser feito é o preenchimento dessa região que, por flacidez do tecido, se transforma em uma área enrugada. Com o aumento do volume local, através do preenchimento, a ideia é tornar aquela mão mais 'gordinha' da infância e, portanto, menos enrugada e flácida", explica Cristine, que também lembra que o laser pode ser usado para redução de manchas e para o estímulo de fibras de colágeno e elastina, substâncias que dão sustentação, elasticidade e turgor para a pele, desta forma tratando e prevenindo flacidez e rugas nessa região.

Aos solteiros de plantão, vale sempre lembrar que mãos enrugadas podem ser sinal também de exposição excessiva de produtos químicos, como na lavagem das cuecas direto no tanque ou simplesmente a louça da última 'laricagem'. Nesses casos, usar luvas é a atitude ideal para evitar este drama no futuro.

E os pés? Enrugam?
Apesar da pele dos pés ter muitas semelhanças com a das mãos, seus cuidados não são exatamente os mesmos. Até porque pelo uso de tênis ou sapatos durante boa parte do dia, os pés estão naturalmente mais protegidos da incidência direta do sol, o que explica a menor aparição de rugas neles. O problema deles é outro.

"Os pés podem apresentar a pele mais 'grossa', principalmente na região plantar (a popular sola) e até mesmo calosidades, portanto necessita de cremes mais potentes e cuidados mais específicos", aponta Cristine. E nunca é demais lembrar que o verão está chegando e nas praias os pés ficam expostos diretamente ao sol, muitas vezes durante muitas horas (algo que ele não está acostumado). Então, as chances de ele queimar são grandes. O cuidado deve ser redobrado com eles.