Car detailing: o serviço que deixa o carro brilhando Para muitos homens, não basta que o carro esteja bem lavado, a estética também ganha muita importância gplus
   

Car detailing: o serviço que deixa o carro brilhando

Para muitos homens, não basta que o carro esteja bem lavado, a estética também ganha muita importância

Confira Também

Uma das coisas mais adoradas por boa parte dos homens é o carro. A relação com o automóvel costuma ser bem intensa, e os cuidados, então, não ficam por menos. Seja nas revisões tradicionais ou em limpezas de praxe, há sempre uma atenção especial com a pintura do veículo, com os vidros e o estofamento. 

Porém, para alguns proprietários mais detalhistas, todo esse cuidado padrão não é suficiente. Também é preciso ir além e deixar o carro tinindo, tanto no lado de fora como por dentro; a isso, dá-se o nome de "car detailing".

LEIA TAMBÉM

O serviço de termo em inglês, que no Brasil é conhecido também como "detalhamento automotivo", é um trabalho para a estética automotiva, de aperfeiçoamento da imagem do veículo. Tanto há homens que estão em busca deste tipo de melhoria em ajustes mais simples e pontuais, como clientes que procuram por reparos mais complexos.

Algumas das principais características do "detailing" ficam por conta do polimento da pintura do carro, espelhamento e vitrificação. O primeiro é uma técnica usada sobre pinturas que têm imperfeições, como manchas adquiridas com o tempo e alguns tipos de arranhões. O espelhamento nivela a camada de verniz da pintura e dá ao carro uma aparência mais brilhante.

A vitrificação, por sua vez, é uma maneira de proteger a pintura por meio da utilização de produtos que criam uma película resistente às interferências naturais e urbanas - e também dá brilho. A ideia ao recorrer a esses tipos de técnicas, como pode-se perceber, não é apenas conservar o carro, o objetivo também é dar elegância ao veículo. 

O VELHO MAIS NOVO
Engana-se quem pensa que apenas proprietários de veículos de modelos mais recentes procuram o "car detailing"; é comum chegarem em oficinas automóveis mais antigos para os funcionários trabalharem alguns itens, como os bancos e a lataria.

Mecânicos ressaltam que é muito importante prestar atenção desde cedo aos cuidados básicos, como a boa lavagem. É a partir dela que o automóvel vai preservar por mais tempo as propriedades da tintura. 


CONCURSOS
Os cuidados dos proprietários de veículos que caracterizam o "car detailing" fazem com que também haja concursos de "embelezamento de automóveis". Muito comuns nos Estados Unidos, competições desse tipo são realizadas para julgar-se qual carro é o mais belo. 

Há a crença de que o costume em questão surgiu desde a época em que as carruagens eram populares na Europa; exibidas ao público durante o dia, os meios de transporte de tração animal eram motivo de análise das características que mais expressavam a virtude da beleza. 


Rudiney Freitas