10 motivos que fazem de Steve McQueen o eterno 'Rei do Cool' Entenda por que o ator Steve McQueen é um ícone de estilo e personalidade masculino mais de 30 anos após sua morte gplus
   

10 motivos que fazem de Steve McQueen o eterno 'Rei do Cool'

Entenda por que o ator Steve McQueen é um ícone de estilo e personalidade masculino mais de 30 anos após sua morte

Confira Também

Não é necessário ser nenhum cinéfilo fã de filmes de faroeste dos anos 60 e 70 para ter ouvido falar em Steve McQueen. Contemporâneo de grandes astros do cinema, como Paul Newman e Charles Bronson, McQueen estaria hoje na casa de seus 70 anos se não tivesse morrido de câncer de pulmão em 1980. Considerado um dos maiores atores de todos os tempos, protagonizou filmes clássicos como "Sete Homens e um Destino" e "Papillon". 

Apelidado de "King of Cool", Steve McQueen não apenas tornou-se o ator mais bem pago do mundo em 1974 como também foi piloto de motocicletas e carros, tão grande que era sua fascinação por motores e velocidade. Um misto de frieza de Humphrey Bogart com a rebeldia de James Dean, McQueen não apenas foi o símbolo de toda uma geração de jovens como também influenciou gerações futuras de homens com seu estilo único e comportamento irreverente.

VEJA TAMBÉM

Ficou curioso para saber mais sobre a história de vida de um dos maiores atores do cinema? Confira 10 motivos que fazem de Steve McQueen o eterno "Rei do Cool".

#1 INFÂNCIA DIFÍCIL
Nascido em 24 de março de 1930, Terence Steve McQueen era filho de um piloto de atrações de circo que abandonou a esposa adolescente e o filho recém-nascido. Em sua infância conviveu com hippies, delinquentes e transviados. Quando sua mãe tornou-se alcoólatra, Terence foi entregue a parentes. Passou dois anos num reformatório da Califórnia e aos quinze anos abandonou a sua família para ser marinheiro, carregador, empregado de posto de gasolina e vendedor.

#2 JUVENTUDE SEM RUMO
Aparentemente sem um rumo para sua vida, a juventude de Terence foi toda passada em orfanatos, abrigos e reformatórios por causa de pequenos roubos. Alistou-se na Marinha norte-americana, onde conseguiu aprender a ser disciplinado e chegou até mesmo a receber condecorações por seu serviço. Porém, sem uma expectativa de futuro na carreira militar devida sua natureza rebelde e solitária, deixou o exército. Comprou uma Harley Davidson e, enquanto estudava atuação, ganhava dinheiro em competições.

#3 VISUAL ESTILOSO
Uma das marcas pelas quais Steve McQueen é mais reconhecido é, com certeza, seu estilo casual de se vestir em todas as ocasiões. Acessórios como relógios, anéis e seu inconfundível óculo escuro Persol estavam sempre presentes tanto em seus personagens como em sua vida real. Raramente visto em trajes sociais, suas roupas favoritas eram simples calças, camisetas polo e sapatos. Não à toa, seu visual foi um dos principais motivos que deram origem ao apelido "Rei do Cool".

#4 SEM DUBLÊS
Steve McQueen ficou bastante conhecido no cinema por sempre fazer questão de realizar ele mesmo todas as cenas mais perigosas que, normalmente, seriam gravadas com a ajuda de um dublê profissional. Apaixonado por se colocar à prova em todas as ocasiões que pudesse, reza a lenda que o astro teria aceitado participar do filme "Fugindo do Inferno" (1973), um de seus trabalhos mais famosos, apenas após concordarem em deixá-lo mostrar sua perícia sobre duas rodas em tela.

#5 "EU VIVO PARA MIM E NÃO OBEDEÇO A NINGUÉM"
A frase, icônica, parece dizer muito sobre como Steve McQueen levava sua vida e seu trabalho. O ator ficou bastante conhecido por aceitar apenas os papéis que o interessavam, rejeitando todos os projetos que não lhe parecessem bons por causa de parceiros comerciais ou até mesmo inimizades com outros atores do elenco. Esse comportamento o deixou de fora de vários sucessos do cinema, como o drama de guerra "Apocalypse Now", o qual ele teria recusado por que o roteiro exigia que ele chorasse.

#6 DURO DE MATAR
É óbvio que a insistência de McQueen em fazer todas as cenas mais perigosas sem que qualquer dublê fosse usado nas gravações causaram vários cortes e hematomas por seu corpo, mas nada chegaria perto do que aconteceu em sua vida real. O ator estava entre os convidados da festa na casa do cineasta Roman Polanski no dia 8 de agosto de 1969, a mesma que foi invadida pelo grupo de psicopatas liderado por Charles Mason e acabou com a morte da mulher do diretor, Sharon Tate, e mais cinco pessoas. O ator, de última hora, foi se encontrar com uma mulher. Depois de saber que estava no topo da "lista da morte" de Mason, ele passou a andar armado.

#7 FANÁTICO POR MOTORES
Colecionador compulsivo, Steve McQueen era fanático por carros e, em especial, motos - sua primeira foi uma Indian Chief modelo 1946. Estima-se que o ator tenha tido nada menos que 10 modelos diferentes em sua coleção. Além disso, nas décadas de 1960 e 1970, possuiu equipe e participou de competições esportivas, sendo inclusive introduzido ao Motorcycle Hall of Fame. Sua paixão por automobilismo quase o fez abandonar a atuação para correr profissionalmente, mas a vida na frente das câmeras se mostrou mais lucrativa.

#8 ÍCONE DO FAROESTE
Apesar de ter evitado ao máximo ficar reconhecido apenas pelos papéis em filmes de faroeste como Clint Eastwood, é inegável a importância do gênero para a carreira de Steve McQueen e vice-versa. Entre 1958 a 1961, ele estrelou a série "Procurado Vivo ou Morto" que o transformou numa celebridade interpretando o caçador de recompensas Josh Randall, sempre armado com sua famosa escopeta. Em 1960, quando John Sturges estava compondo o elenco para a versão norte-americana de “Os Sete Samurais”, chamou Steve McQueen para ser um dos sete homens do faroeste intitulado "Sete Homens e Um Destino".

#9 CONQUISTADOR NATO 
As fotos do ator não mentem: quando o assunto é beleza, Steve McQueen fica bem atrás de vários outros grandes nomes do cinema. A falta de pinta de galã, porém, não impediu que sua atitude rebelde arrebatasse corações de atrizes como Neile Adams e Ali MacGraw, que foram suas duas primeiras esposas. A infidelidade recorrente, aliada ao uso de drogas cada vez mais intenso, foi demais para seus casamentos. O ator passou os últimos anos de vida ao lado de Barbara Minty, uma promissora modelo da década de 1980, que pediu em casamento poucos meses depois de vê-la em uma revista e pedir ao agente para arrumar um encontro.

#10 LEGADO PARA OS HOMENS
Além de ter participado de quase 30 filmes durante sua carreira, vários considerados clássicos da sétima arte que merecem ser assitidos hoje, Steve McQueen ainda deixou um legado para os homens das futuras gerações. Com seu estilo, sua paixão por motores, seu comportamento rebelde e seu lema de viver sempre para si, o ator inspirou inúmeros jovens que cresceram assistindo a seus filmes a serem o que quiserem, independente de seu passado, condição social ou padrão de beleza. Um verdadeiro ícone para todos os homens.

 


Luis Carvalho