Vista-se como James Bond, o 007, com essas 10 dicas Referência de estilo e elegância por décadas, o guarda-roupa de 007 é fonte de inspiração para os homens gplus
   

Vista-se como James Bond, o 007, com essas 10 dicas

Referência de estilo e elegância por décadas, o guarda-roupa de 007 é fonte de inspiração para os homens

Confira Também

Um dos personagens mais famosos e longevos do cinema, o agente secreto britânico James Bond, codinome 007, é, desde seus primeiros filmes, uma figura invejável para os homens. Não apenas pelas aventuras que o levam aos quatro cantos do planeta, as lindas mulheres que conhece pelo caminho ou os carrões que dirige em perseguições de tirar o fôlego, mas também pelas roupas impecáveis que o tornaram conhecido como um dos personagens mais estilosos da sétima arte.


Quem não conhece tão bem o personagem pode pensar que James Bond usa apenas ternos durante todo o filme, mas não é bem assim. A roupa social, é claro, é parte importante do guarda-roupa do espião, mas depende muito da ocasião em que ele se encontra. Como é comum ver Bond ir ao encontro do chefe em Londres ou infiltrando-se disfarçado entre pessoas ricas e poderosas, faz sentido que o terno social seja sua primeira escolha. 

Reza a lenda que o próprio autor dos livros que deram origem à franquia, Ian Fleming, teria servido de inspiração para as roupas usadas pelo agente em suas missões. Segundo o site The Suits of James Bond, dedicado a explorar a vestimenta do agente em mais de 50 anos de história, Bond e seu criador compartilham dos mesmo gostos por roupas, bebidas, cigarros e mulheres, além de terem a mesma altura e peso. 

Quer aprender a se vestir como o agente secreto mais famoso do cinema? Confira 10 dicas de estilo que farão você se sentir o próprio 007:

O TERNO SOCIAL IDEAL PARA A OCASIÃO

Enquanto Sean Connery, o primeiro 007 do cinema, vestiu um terno simples conhecido como "Conduit Cut" (mais ajustado na cintura e com dois botões), os James Bonds posteriores transitaram entre os estilos de acordo com a época de cada filme. Roger Moore, por exemplo, usou muitos ternos na cor marrom; Timothy Dalton, por sua vez, modelou visuais mais simples, discretos, soltos e atléticos, típicos dos anos 1980; já Pierce Brosnan vestiu os ternos da marca Brioni pelos 8 anos em que viveu o personagem; o 007 atual, Daniel Craig, é vestido por Tom Ford, grife americana que virou a principal concorrência dos italianos e ingleses e segue a modelagem ajustada ao corpo.

Vestir um terno social impecavelmente como James Bond, por incrível que pareça, não é difícil, acredite. Basta ter o cuidado de manter o traje sempre ajustado a seu corpo, assim como faz o agente. Para usar durante o dia, invista em tons mais claros, como cinza e marrom; já para usar durante a noite, o terno de cor preta ou azul-marinho costumam ser as melhores opções. Para manter o caimento do terno sempre em dia, você ganhando ou perdendo peso, leve seu terno a um alfaiate de sua confiança. É comum também ver Bond usar coletes para completar o visual, mas isso vai de gosto. Se você quiser usar a peça, basta seguir as mesmas dicas.

O VISUAL CERTO PARA FESTAS

Não raro, vemos James Bond vestir seu melhor traje formal para comparecer a festas luxuosas. Através das quase seis décadas de existência do personagem, o black-tie completo - smoking, camisa e gravata borboleta preta - permaneceu a primeira opção do agente. Enquanto a cor preta costuma ser a mais comum para este tipo de traje, o 007 já mostrou mais de uma vez sua preferência pelo midnight blue, uma tonalidade de azul que, sob luzes artificiais, dá a impressão de ser mais escura do que o próprio preto. Isso, e o ajuste impecável ao corpo do agente, dão ao traje o toque de formalidade para qualquer evento. 

Obrigatório no guarda-roupa de qualquer homem que queira se vestir tão bem quanto o Sr. Bond, o black-tie é o traje formal ideal para festas que exigem tal formalidade. Porém, como festas assim não são tão frequentes no dia a dia, uma opção alternativa para aqueles que quiserem ficar bem-vestidos para eventos mais informais é usar um terno simples. Evitar listras e riscas de giz são algumas dicas para evitar passar a imagem de um homem de negócios enquanto se diverte. As cores preta e a já mencionada midnight blue são as mais indicadas. 

PARA O FRIO, CASACOS E JAQUETAS

Além de precisar estar sempre preparado para o frio e chuvoso clima londrino no qual vive, James Bond frequentemente precisa viajar "a trabalho" para países extremamente gelados a fim de cumprir suas missões. Mesmo nessas horas, o agente secreto não descuida de seu guarda-roupa ou de seu estilo impecável. Ao longos do anos, 007 já usou os mais variados tipos de casacos, entre eles um trench coat, um pea coat, um bridge coat, entre outros, além de acessórios diversos como luvas, cachecóis, chapéus e afins. Recentemente, na Era Craig, o espião também tem adotado jaquetas mais informais ao guarda-roupa.

Embora aqui o clima nem mesmo chegue perto ao frio londrino, ainda é possível inspirar-se no visual de Bond com estilo e confiança. Para os dias mais frios do ano, as dicas são optar pelo casaco ou jaqueta que mais combina com a ocasião e seu dia a dia - você não deve usar uma jaqueta sobre o terno, por exemplo, ou um casaco pesado para ir ao mercado. Ao viajar para lugares mais frios, porém, a liberdade para ousar é maior: luvas e gorros são muito bem vindos, assim como os casacos mais pesados, como o pea coat usado frequentemente pelo agente. 

PARA UM DIA CASUAL, USE PEÇAS LEVES

Apesar do personagem ser visto frequentemente em roupas sociais estilosas e feitas sob medida, James Bond nem sempre veste apenas seu icônico terno preto, praticamente o uniforme de trabalho do espião. Em diversas ocasiões fomos apresentados à versão mais "light" do agente, vestido em roupas casuais como camisetas polo, camisas de manga curta, calças casuais de cores mais leves e até mesmo calças jeans. Presente com mais frequência nos filmes de Daniel Craig como 007, esse guarda-roupa casual prova que é possível, sim, vestir-se bem com peças simples, quando bem escolhidas.

Para adotar o "estilo Bond" ao vestir peças casuais, tenha sempre em mente que tudo depende da ocasião. Passeios aos fins de semana, férias na casa de campo ou aquele churrasco de família aos domingo podem ser sua chance de mostrar o "up" no seu visual. Adote a camiseta polo, de preferência preta ou azul escuro, com calças leves e claras. Evite peças oversized ou muitos destoantes entre si. Estampas muito grandes também podem deixar o visual casual pesado demais, assim como cores fortes e chamativas.

UM TRAJE IDEAL PARA CADA ESPORTE

Além de atirar em caras maus, participar de perseguições em carros de luxo e ir para a cama com mulheres lindas, uma das atividades mais praticadas por James Bond em seus filmes são os esportes. Golfe, esgrima, caça esportiva, esqui, alpinismo, paraquedismo, entre muitas outras modalidades são frequentes por renderem boas cenas de ação típicas do agente secreto, mas um detalhe que jamais pode passar em branco é a forma que Bond se veste para praticar cada uma delas: sempre a caráter. Isso significa que seja jogando golfe, seja lutando algum tipo de arte marcial, 007 sempre opta por se vestir de acordo, seguindo as mesmas regras de sempre: peças não muito largas, combinação impecável.

Quer você vá apenas jogar aquela típica partida de futebol no meio da semana com os amigos, fazer seus exercícios diários na academia do condomínio ou dar uma corridinha no parque aos finais de semana, não custa nada manter o estilo com as roupas adequadas para cada atividade. Para inspirar seu visual esportivo no de Bond, não se esqueça de escolher as peças que mais se ajustam ao seu corpo, sem sobrar ou faltar pano demais. Outra dica é manter a discrição, então evite peças muito coloridas e que destoem muito no ambiente ou entre si. Por fim, o conforto é mais importante ao praticar esportes, então pense nisso na hora de escolher seus trajes.

GRAVATA: QUANDO USAR OU NÃO?

Um dos acessórios que compõem um traje social completo, a gravata é uma peça que sempre fez parte do guarda-roupa de Bond, combinando perfeitamente com seus muitos ternos, independente da época de cada filme. Porém, ao contrário do que seria socialmente aceito nos anos 1960, o abandono da gravata ao vestir trajes formais tornou-se mais comum nos filmes do espião à partir dos anos 1980, década em que os ternos mais esportivos e oversized estavam na moda. À partir de então, a gravata tornou-se um item dispensável no visual do agente, em situações muito específicas, é claro.

Ainda que hoje seja mais comum vestir um terno sem usar uma gravata - exceto em reuniões de trabalho e ocasiões especiais como casamentos, formaturas etc - algumas regras importantes de estilo devem ser obedecidas por quem decidir dispensar o acessório no dia a dia. Ternos mais esportivos e informais do que os usadas para trabalhar, por exemplo, dispensam facilmente a gravata. Outra situação em que o acessório pode ser deixado de lado sem peso na consciência é em dias muito quentes, frequentes no clima tropical, quando é aconselhável usar a gola da camisa um pouco mais aberta do que o habitual.

VAI À PRAIA? ACERTE NO VISUAL

Como um bom agente secreto que tem a roupa certa para cada ocasião, é claro que não poderia faltar um visual certeiro para usar em praias, piscinas e afins. Ao contrário dos bermudões que costuma-se usar hoje em dia, James Bond sempre foi um grande adepto das sungas, como as usadas pelos atores Sean Connery e Daniel Craig em seus respectivos filmes como o personagem. Desde a primeira vez que o agente apareceu em trajes de banho, em Moscou contra 007, o azul claro tem sido cor mais usada pelo agente.

A dica para adotar o visual de praia ou piscina inspirado no agente secreto 007 é, principalmente, escolher peças que se ajustem adequadamente ao corpo e que não fiquem muito largas ou apertadas demais. Enquanto o azul da sunga de Bond nos filmes foi escolhida para combinar com o azul do mar, sua roupa de banho pode ter a cor que mais agrada a você. Se você gostar de nadar, a sunga ajustada ao corpo é ainda mais útil, já que ela não irá criar resistência na água e permitirá que você nade mais rápido.

O RELÓGIO QUE COMBINA COM SEU PULSO

Para completar o visual do personagem, claro que não poderia faltar um dos acessórios mais cobiçados pelos homens: o relógio. Ao longo de seus filmes, James Bond desfilou diversos modelos, principalmente esportivos como o Rolex Submariner e o Omega Seamaster. Seja com traje social ou casual, o agente secreto conta sempre com seu fiel relógio no pulso para qualquer ocasião. Outras marcas famosas que já passaram pelo pulso do agente foram Pulsar, Breitling, Moeris, Seiko e  TAG Heuer, por exemplo. Para completar, além de bonitos e estilosos, os relógios ainda contavam com alguma utilidade secreta e útil nas missões de Bond, como detonador remoto, contador geiger, laser e por aí vai.

É óbvio que você não precisa ter um relógio para cada dia da semana ou um modelo capaz de fazer tudo o que os do agente fazem, mas investir em relógio bom e estiloso, daqueles que caem perfeitamente em qualquer ocasião e com qualquer roupa, é fundamentável a qualquer homem que quiser se vestir como James Bond. Se sua intenção é manter-se atualizado em relação ao estilo do personagem, a marca Omega deve ser sua primeira opção, enquanto para quem busca dar um toque mais clássico ao visual, os modelos da marca Rolex são os mais indicados. 

INVISTA NOS SAPATOS CERTOS 

Enquanto alguns dizem que os sapatos pretos são pouco estilosos ou versáteis, não há como negar sua importância no traje social nos dias de hoje. Não por acaso, os sapatos pretos são presença constante no estilo de James Bond. Assim como roupas, o agente secreto tem um par específico para cada ocasião: botas, Oxford, Derby, Monk Strap, Brogue e muitos outros. Ao viajar o mundo disfarçado para suas missões, Bond consegue passar despercebido como um homem de negócios ao se vestir como tal - e, acredite, o sapato certo faz toda a diferença nessa hora.

Enquanto não raro o agente secreto calça sapatos que custam mais de 2 mil dólares, você não precisa desembolsar toda essa quantia para ter alguns bons sapatos para sair, trabalhar ou passear. Algumas dicas úteis para ter sempre um calçado digno de qualquer ocasião são: tenha pelo menos um preto e um marrom, guarde-os corretamente para conservá-los por mais tempo, mande-os regularmente a um sapateiro de sua confiança para reparar quaisquer danos e, aos usar terno azul ou cinza, dê preferência ao sapato preto.

COMPLETE O VISUAL COM ÓCULOS ESCUROS


Apesar de não ser um acessório tão comum no visual do agente secreto, os óculos escuros são bastante úteis dependendo da ocasião e, por isso, todo homem deve ter um à mão para quando surgir a necessidade. O próprio James Bond, por exemplo, é visto usando óculos somente em praias e países com clima mais tropical, geralmente como parte de um disfarce ou uma maneira de se misturar à multidão. O acessório ganha um peso maior nos filmes de Daniel Craig como o espião, que ganha um visual mais moderno e descontraído. 

Útil no dia a dia de qualquer homem, seja para ir trabalhar ou passear com a família aos fins de semana, um bom par de óculos escuros é um item indispensável para levar consigo. Ao escolher o seu, garanta que ele seja o mais adequado ao seu formato de rosto e estilo de roupas. Se quiser se aproximar ainda mais do visual do James Bond, você pode dar uma olhada na coleção de óculos escuros lançada pelo Tom Ford, de nome Tom Ford Snowdon, inspirada nos acessórios usados pelo agente em sua aventura mais recente no cinema.

 


Luis Carvalho