Os melhores goleiros de 2012 Fifa anuncia lista com os cinco goleiros que concorrem ao prêmio de melhor jogador da posição gplus
   

Os melhores goleiros de 2012

Fifa anuncia lista com os cinco goleiros que concorrem ao prêmio de melhor jogador da posição

Confira Também

Aconteceu em São Paulo o evento da Fifa no qual foram anunciados os cinco nomes finalistas para a premiação de melhor goleiro da temporada 2012. O prêmio será entregue no dia sete de janeiro de 2013, em Zurique, na Alemanha, festividade que também elege o melhor jogador da temporada e o gol mais bonito (prêmio Puskas, vencido em 2011 pelo brasileiro Neymar). O goleiro que ganhar a premiação estará na lista da seleção perfeita da Fifa, com os 11 melhores jogadores do mundo em suas posições.

Nenhum brasileiro está entre os cinco melhores. Confira os nomes:

Gianluigi Buffon – Juventus – Itália
Buffon é o goleiro da Juventus, time da primeira divisão do Campeonato Italiano e também o guarda-redes da Seleção Italiana de Futebol. Em 2006 e 2007 já levou esse prêmio para casa e em 2003, 2004, 2006 e 2007 foi eleito o melhor goleiro do mundo também pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol). Também no ano de 2006 o goleiro levou para casa, junto com a seleção do seu país a Copa do Mundo. Ao todo, Gianluigi Buffon já entrou em campo aproximadamente 585 vezes.

Iker Casillas – Real Madrid – Espanha
Campeão da última Copa do Mundo com a seleção espanhola, que o deixou famoso tanto por suas defesas decisivas quanto pelo beijo em sua namorada, a jornalista Sara Carbonero, durante uma entrevista após vencer o campeonato mundial, Casillas já está acostumado com o topo. Vencedor do prêmio das edições de 2008, 2009, 2010 e 2011 tanto pela Fifa quanto pela IFFHS. Casillas é o goleiro do Real Madrid com o qual já conquistou a Champions League duas vezes. Pela Espanha, é o atual campeão do mundo e já entrou em campo cerca de 627 vezes oficialmente.

Petr Cech – Chelsea – Tchecoslováquia
Nascido na Tchecoslováquia, Cech teve uma boa temporada pelo clube inglês, Chelsea. Um dos grandes responsáveis pela campanha vitoriosa do clube na Champions League, Cech tem alguns dados interessantes em sua carreira, como dois recordes: 855 minutos sem sofrer gols pela seleção de seu país e 1052 minutos sem sofrer gols pelo Chelsea. Em 2005 Cech foi o ganhador da premiação de melhor goleiro. 

Joe Hart – Manchester City – Inglaterra
Alguns críticos consideram Hart como um dos melhores goleiros do plantel inglês. Apesar da pouca idade (25 anos), o guarda-metas já entrou em campo 272 vezes oficialmente. Com sua equipe atual, o Manchester City, ele já colou em sua estante dois troféus da Copa da Inglaterra (2010 e 2011) e a Supercopa da Inglaterra, em 2012.

Manuel Neuer – Bayern de Munique – Alemanha
Neuer se destacou na Alemanha vestindo a camisa do Bayern de Munique e fechando o gol da seleção do seu país na Copa da África. Os torcedores alemães ainda tiveram, em 2012, a alegria ver Neuer defender (durante a Champions League) dois pênaltis numa mesma partida, contra o Real Madrid, cobrados por Cristiano Ronaldo e Kaká. Após uma boa temporada nos campeonatos que disputou Neuer se destaca na lista, sendo apontado como um dos favoritos ao título.