Confira 5 dicas para você conseguir um emprego mais rápido Apesar da crise financeira do país e as mudanças no mercado, é possível aumentar as chances com algumas técnicas gplus
   

Confira 5 dicas para você conseguir um emprego mais rápido

Apesar da crise financeira do país e as mudanças no mercado, é possível aumentar as chances com algumas técnicas

Confira Também

Não é novidade para ninguém o fato de que o Brasil atualmente enfrenta grandes dificuldades como nação, especialmente quando o assunto é emprego, ou melhor, desemprego. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no primeiro semestre deste ano, a taxa de desempregados no país chegou a 12,4%, atingindo cerca de 13 milhões de pessoas. 

Junto a isso, há uma alta no preço de alguns produtos, serviços que estão mais onerosos. enfim, a situação não está nada fácil. Mas, como diz o famoso ditado, o "brasileiro não desiste nunca", continua na busca por dias melhores, por um emprego garantido e uma graninha ao fim do mês. 

LEIA TAMBÉM

O problema, porém, é que as maneiras usadas para alcançar o trabalho formal nem sempre são das melhores. Há quem atire para todos os lados, não organize o próprio currículo ou portfólio, e até os que não procuram se atualizar. Separamos, para te ajudar, 5 dicas para seguir e aumentar as chances de conseguir um emprego mais rápido, dá uma olhada: 

1 - FAÇA UM CURRÍCULO CERTEIRO E ATUALIZADO
Já ensinamos o que não deve ser colocado em um currículo; agora, é preciso dizer que, para conseguir um emprego rápido, é necessário montar um CV certeiro. Nada de rodeios, a estratégia é mostrar ao recrutador de forma sintética quem é o postulante à vaga de trabalho. Deve-se colocar cursos relevantes relacionados à área de atuação; o que não for tão interessante para o cargo pretendido, deve ser repensado. Algumas vezes também acontece de, na pressa por uma chance que apareceu de repente, o candidato enviar um CV desatualizado. Atenção nisso!

2 - AVISE SEUS CONTATOS
Uma boa maneira para agilizar a conquista da vaga de emprego é recorrer aos contatos, o famoso "networking". Contatar os amigos avisando da sua disponibilidade no mercado de trabalho pode ajudar; com eles sabendo que você está disponível para novas oportunidades, as coisas podem ser bem menos difíceis. 

3 - MANTENHA-SE ATUALIZADO
Todas as áreas estão em constante mudança, algumas em maior escala e outras menos. Por isso, é muito importante entender as transformações de sua área e buscar angariar mais conhecimento. É legal estudar a situação do mercado do segmento em que trabalha, analisar as inovações tecnológicas e como elas impactam no dia a dia da profissão, ou até mesmo se manter atualizado sobre as notícias do Brasil e do mundo - da política, ciência, economia, esportes. Alguns desses conhecimentos podem fazer diferença em uma entrevista de emprego.

4 - INVISTA NO CONTATO DIGITAL COM AS EMPRESAS
Seguir as empresas nas redes sociais e interagir com elas pode ser um bom caminho, tanto para saber mais sobre ela como para demonstrar seu interesse na companhia. Para estreitar a distância, é recomendado participar de comunidades, procurar membros da empresa e interagir, passar informações para a empresa que você julgar pertinentes, comentar publicações...

5 - PARTICIPE DE EVENTOS
Para expandir seu network, nada melhor do que um encontro presencial com os funcionários da empresa, não é mesmo? Vá a congressos, palestras, e faça cursos oferecidos pela companhia, se for o caso. Presencialmente, é possível puxar assunto com mais naturalidade, se apresentar e até levantar sugestões. O cuidado, no entanto, é quanto aos limites. Se você não sentiu tanta abertura para tamanha proximidade, é melhor desistir e tentar uma outra abordagem com outro membro.


Rudiney Freitas