Movpak, a mochila skate elétrico para o seu dia a dia Desenvolvido por três brasileiros, a invenção que contou com financiamento coletivo tem objetivo de melhorar a mobilidade urbana gplus
   

Movpak, a mochila skate elétrico para o seu dia a dia

Desenvolvido por três brasileiros, a invenção que contou com financiamento coletivo tem objetivo de melhorar a mobilidade urbana

Confira Também

Quantas vezes você pensou que daria qualquer coisa para evitar aquele trânsito absurdo no final de tarde? Esse é um problema que continua a atormentar grande parte das pessoas que vive na cidade grande e precisa enfrentar a falta de facilidade na mobilidade do dia a dia.  

Pensando nisso, três brasileiros (os baianos Hugo Dourado, Ivo Machado e Felipe Junquilho) que hoje moram em Miami, criaram a empresa Movpak e lançaram um produto de mesmo nome que consiste em um mochila que serve também de skate elétrico

O produto foi desenvolvido no Parque Tecnológico da Bahia, que serve de espaço de pesquisa integrada entre o governo, a comunidade e as empresas e já está servindo de exemplo para repensar a mobilidade nos grandes centros urbanos.
 
A Movpak serve não apenas para transportar coisas do cotidiano, como também é capaz de oferecer um meio de transporte limpo e prático nas horas de necessidade. Ideal para percorrer curtas distâncias rapidamente, o skate funciona com motores elétricos acoplados nas rodas e é comandado através de um controle sem fio na mão do usuário que dá comandos de aceleração, freio e ré, sem qualquer necessidade de impulsionar o skate com os pés.  

A bateria possui carga total suficente para duas horas e 20 quilômetros de autonomia e atinge uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Disponível em diversas cores e materiais, a mochila ainda possui porta USB que possibilita carregar o celular.  O microfone integrado na mochila permite que o usuário se conecte à Siri do iPhone ou ao Google Now para receber instruções de qual caminho seguir. A versão mais recente do produto conta até mesmo com um rastreador caso a mochila seja roubada. 

Para lançarem seu produto, os criadores contaram com uma campanha de financiamento coletivo que alcançou o triplo do valor pretendido (50 mil dólares) em apenas 18  dias. Os primeiros compradores da novidade, que participaram do financiamento, receberam o produto em setembro de 2015 pelo preço de 999 dólares, enquanto o preço para o mercado ficou em torno de 1200 dólares. A Movpak pode ser comprada no site da empresa

Os criadores da Movpak afirmam não ser necessária nenhuma habilidade especial no skate para poder usar o produto, já que a mochila garante a estabilidade e é possível se habituar rapidamente. A mochila pesa apenas 8 quilos e pode ser carregada em tomadas tradicionais com um gasto de energia equivalente a apenas R$ 0,06 centavos a cada 100 quilômetros rodados. 

A ideia do skate/mochila surgiu depois que um dos seus criadores – Hugo Dourado – viajou para a Holanda e percebeu que o veículo alternativo no país, as bicicletas, poderiam ser melhoradas se fossem portáteis. "Se você pegar uma bicicleta que dobra, por exemplo, vai ter no mínimo sete atos para transformar do transporte para objeto portátil. No caso do MovPak, são três segundos. Ninguém vai perder o ônibus ou o metrô porque está convertendo”, explicou Hugo em entrevista para o site G1.

 


Luis Carvalho