Como escolher o notebook que combina com seu estilo de vida Saiba o que levar em consideração no momento de escolher qual notebook levar para casa e garantir uma boa compra gplus
   

Como escolher o notebook que combina com seu estilo de vida

Saiba o que levar em consideração no momento de escolher qual notebook levar para casa e garantir uma boa compra

Confira Também

Eles estão presentes nos escritórios, nas cafeterias, nas casas e tem gente que não os deixa de lado nem durante viagens de férias. Não por acaso, os notebooks se tornaram os melhores amigos de quem exige praticidade no dia a dia. Seja para trabalhar ou apenas para se entreter com séries, filmes e jogos, eles oferecem versatilidade praticamente na palma da mão. Mas, como escolher os melhores notebooks?


Os mais exigentes sabem que, escolher um computador portátil novo, não é uma tarefa das mais fáceis e tranquilas. Isso porque são muitos os fatores que podem influenciar na escolha da máquina. Mas, uma das maneiras mais eficazes de tornar essa escolha mais fácil é levar em consideração seu próprio estilo de vida. Ou seja, identificar quais necessidades pessoais o produto deve atender antes de comprá-lo.

E, para auxiliar você nesta jornada, separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração ao escolher os melhores notebooks. Vamos lá?

A TELA IDEAL PARA VOCÊ

De cara, uma das primeiras coisas que a maioria das pessoas procura ao comprar um notebook novo é uma tela de ótima qualidade. Afinal, já que você vai passar boa parte do tempo olhando para ela, seja trabalhando, assistindo filmes ou jogando, nada mais justo do que exigir uma tela confortável. E existem opções para todos os gostos e bolsos. Mas, isso vai depender muito do uso que você fará do equipamento.

Para quem deseja um computador portátil apenas para trabalhar, uma tela muito ampla talvez não seja a opção mais recomendada. Isso porque, já que você irá passar várias horas em frente a ela, sua vista pode ficar facilmente cansada, ou até mesmo ser gravemente prejudicada. Portanto, o ideal é escolher uma tela de, no máximo, 14 polegadas, como nos modelos de notebook Lenovo B330s e Vaio C14.

Por outro lado, para quem busca uma máquina para assistir filmes, acompanhar séries ou gastar algumas horinhas jogando, uma tela maior é fundamental. Afinal, todas essas atividades ficam ainda melhores quando podemos ver todos os detalhes presentes no vídeo. E os modelos Lenovo IdeaPad 330 e  Acer Aspire 5 são mais do que capazes de entregar tudo isso para você com muita tranquilidade.

O DESIGN É IMPORTANTE

Quando buscamos por qualquer tipo de produto, um dos principais critérios que usamos antes de adquiri-lo é seu visual. E isso, é claro, também é válido para os melhores notebooks. Afinal, um design bonito, agradável e moderno faz toda a diferença no dia a dia. Ninguém quer andar por aí com um computador portátil que lembre uma torradeira, não é? Daí a importância de dedicar atenção ao visual antes da compra.

Mas, se você faz mais o tipo indeciso quando o assunto é o visual de algum produto, temos algumas dicas para ajudá-lo nesta tarefa e garantir uma boa escolha. A primeira é muito simples: escolha o modelo que mais combina com outros acessórios do seu dia a dia. Se o seu computador ficará em casa, por exemplo, pode ser uma boa ideia combiná-lo com a cor dos móveis que compõem o ambiente.

Quem pretende comprar uma máquina para jogar, provavelmente precisará de um modelo gamer, que geralmente possui um design mais robusto e futurista, a exemplo do Acer Predator Helios 300. Já para quem precisa usar o equipamento para trabalhar, seja em escritórios ou cafeterias, o mais indicado é investir em um design mais sóbrio, sem detalhes chamativos, como os do modelo Vaio Fit 15S.

BATERIA TEM QUE DURAR

Imagine a situação: você está a caminho de uma importante reunião de negócios e se lembra que precisa fazer um ajuste numa apresentação. Então, você liga seu notebook, mas a bateria acaba e te deixa na mão antes que você consiga concluir o trabalho. O que fazer? Infelizmente, isso é muito comum e o problema costuma ser sempre o mesmo: uma bateria que não dura quase nada longe de uma tomada.

Qual a vantagem de possuir um computador portátil, feito para ser levado onde precisar, se sua bateria não durar o suficiente sem precisar de recargas constantes? Você com certeza já deve ter feito essa pergunta a si mesmo. Portanto, antes de comprar sua próxima máquina, o ideal é escolher um modelo cuja bateria não te deixa na mão nos momentos mais inconvenientes, como o Lenovo ThinkPad E480.

Já para quem deseja levar o computador para uma jogatina entre amigos, um modelo que apresente uma bateria durável é simplesmente indispensável. Afinal, precisar interromper a diversão, apenas para carregar a bateria do aparelho, pode gerar um transtorno desnecessário. Modelos gamers costumam ser fabricados com baterias mais duráveis para aguentar longas horas de uso, a exemplo do Acer Predator Helios 300, que aguenta até 9 horas sem parar, antes de precisar de uma recarrega.

MEMÓRIA RAM = RAPIDEZ

Entre as especificações técnicas que mais devem ser levadas em consideração, durante a escolha dos melhores notebooks, está a memória RAM. Ela é a responsável por interpretar documentos e programas acessados e, quanto maior for a memória RAM da máquina, maior será sua capacidade de usar vários programas ou acessar várias abas de Internet ao mesmo tempo, sem problemas como lentidão ou travamentos.

Mas, qual memória RAM escolher para fazer parte de seu computador portátil novo? O mínimo recomendado para que a máquina funcione sem problemas é de 2GB. Já para quem a utiliza com frequência, é melhor garantir pelo menos 4GB. Por outro lado, aos que desejam um computador potente para jogar com qualidade excelente, o ideal é que a memória RAM seja de 8GB ou até superior, a exemplo de 16GB.

Como você percebeu, quando o assunto é memória RAM, são várias as opções disponíveis. Mas, essa escolha depende muito do uso que você fará do equipamento. Para quem deseja trabalhar e não vai exigir demais do computador, modelos como Acer Aspire 3 e HP 246 G6 são ideais. Já para quem vai jogar, os modelos Acer Predator Helios 300 e Lenovo Legion Y530 são os mais indicados.

O MELHOR PROCESSADOR

O processador é uma das partes mais importantes (e mais caras) de um computador. Ele é o responsável por buscar e executar instruções presentes na memória do computador. Tarefas simples do dia a dia, como navegar na Internet e trabalhar com arquivos de texto, são algumas das funções que o processador possibilita. Os modelos mais comuns no mercado são os Intel Core i3, i5 e i7.

Mas, afinal, qual processador escolher antes de comprar seu notebook novo? Mais uma vez, essa escolha depende inteiramente de suas necessidades diárias. Um processador i3, por exemplo, é mais simples e dá conta da maior parte do recado, como navegar na Internet. Já o processador de notebook i7 é o mais potente do mercado atualmente, ou seja, indicado para tarefas pesadas como edição e jogos potentes.

Como você deve imaginar, quanto mais potente for o processador, mais caro é o computador portátil. Mas, existem ótimas opções de todos os modelos. Entre os que utilizam processador i3, podemos citar o Lenovo IdeaPad 330 e o Acer Aspire 5, ao mesmo tempo em que, entre os principais representantes do notebook i7, encontramos máquinas mais potentes, como os modelos Lenovo ThinkPad E480 e o Vaio Fit 15S.

PLACA DE VÍDEO IMPORTA

A placa de vídeo, como é possível concluir por seu nome, é a peça responsável por reproduzir todas as imagens na tela do computador. Quanto mais potente for a placa, melhor será a qualidade das imagens. Uma boa placa de vídeo é essencial para assistir vídeos e filmes no notebook com uma qualidade decente, por exemplo. Além disso, para quem deseja jogar, esse item é um dos componentes fundamentais.

Portanto, se você deseja adquirir um computador portátil para executar tarefas simples do dia a dia, como trabalhar e acessar documentos de texto, não há necessidade de investir numa máquina com uma placa de vídeo muito potente. Porém, se sua intenção é se divertir com os jogos mais potentes, vale a pena prestar atenção à placa e adquirir aquela que permitirá imagens em alta qualidade.

Atualmente, uma das marcas mais reconhecidas pela excelente qualidade das placas de vídeo que fabrica é a Nvidia, presente tanto em modelos tradicionais como o Lenovo IdeaPad 330, como em modelos gamers como Acer Aspire Nitro 5, Acer Predator Helios 300 e Lenovo Legion Y530.

GRANDE ARMAZENAMENTO

Quem trabalha com uma grande quantidade de arquivos deve se preocupar também com a capacidade de armazenamento do notebook que deseja comprar. Contar com pouco espaço para abrigar muitos itens, tais como documentos, vídeos, filmes e mais, pode deixar o computador lento e reduzir sua utilidade consideravelmente. Com o tempo, ele pode começar a demorar muito para executar tarefas simples.

Geralmente, possuir um espaço de armazenamento de 1 Terabyte (equivalente a 1024 gigabytes) costuma ser o suficiente para quem precisa armazenar itens do dia a dia, como fotos, documentos, vídeos, entre outros. No entanto, quem costuma trabalhar com arquivos mais pesados, como muitos filmes, temporadas inteiras de séries, etc, pode precisar de muito mais espaço do que o disponível no aparelho.

Uma boa opção, às vezes, pode ser adquirir paralelamente ao computador portátil um HD externo, que disponibiliza muito mais espaço para arquivar documentos. Dessa maneira, é possível armazenar quantos itens desejar, sem prejudicar o desempenho do equipamento e garantir sua eficácia e longevidade. De qualquer maneira, vale a pena ficar atento a este detalhe nas especificações da máquina antes de comprá-la.

BOM SISTEMA OPERACIONAL

O sistema operacional de um computador tem a função de fazer a interface entre todas as estruturas de uma máquina, além de gerenciar arquivos e programas, memória e dispositivos. Logo, é possível concluir que é necessário dedicar um pouco de atenção ao sistema operacional, antes de adquirir seu próximo notebook. Mas, você sabe quais são as melhores opções disponíveis no mercado atualmente?

Um dos sistema operacionais mais conhecidos e utilizados do mundo é o Windows. Em 2015, a empresa lançou a versão mais recente, o Windows 10, que hoje é amplamente adotado em boa parte dos computadores. Entre seus principais diferenciais estão o Microsoft Edge, um desktop virtual completo, e uma série de aplicativos incorporados ao sistema que facilitam a execução de tarefas diárias.

Entre as principais opções de modelos de computadores portáteis, que já contam com o sistema operacional Windows 10, podemos citar HP 246 G6, Acer Aspire 5, Lenovo IdeaPad 330, Lenovo B330, Vaio Fit 15S, LG Gram, Multilaser Legacy, Asus VivoBook, entre muitos outros.

WEBCAM: TER OU NÃO TER?

Muito populares no começo dos anos 2000, as webcams hoje são vistas com um pouco de desconfiança e nem todos gostam do acessório. No entanto, elas são parte essencial dos notebooks, principalmente para quem os utiliza no trabalho. Isso porque as webcams ainda são úteis para quem precisa fazer videoconferências com frequência, especialmente para quem viaja constantemente ou trabalha diretamente de casa.

E para quem utiliza as webcams com frequência, a qualidade da imagem pode deixar a desejar um pouco. Mas, é possível resolver esse problema adquirindo uma webcam periférica, que pode ser acoplada ao computador portátil e permite vídeo chamadas com muito mais qualidade de imagem. Gamers que transmitem suas sessões de jogatina também preferem adquirir webcams sobressalentes.

Mas, afinal, ter ou não ter uma webcam? Essa ainda é uma dúvida que muitos usuários fazem a si mesmo com frequência. Portanto, se você deseja utilizar o computador para trabalhar, a câmera é sempre bem-vinda e não pode ser dispensada. Porém, se você não costuma utilizar o acessório, uma webcam padrão já é ideal e não há necessidade alguma de comprar o item separadamente.

Você pode encontrar seu próximo notebook com as especificações que desejar e muito mais no KaBuM! Baixe o app para Android ou iOS e conheça!



* Este conteúdo é um oferecimento de KaBuM!