Nissan desenvolve fórmula que interpreta o amor pelo futebol A patrocinadora automotiva da Liga dos Campeões da UEFA busca compreender a ciência da paixão dos torcedores gplus
   

Nissan desenvolve fórmula que interpreta o amor pelo futebol

A patrocinadora automotiva da Liga dos Campeões da UEFA busca compreender a ciência da paixão dos torcedores

Confira Também

A paixão pelo esporte está no sangue não apenas de cada brasileiro, mas também no de torcedores apaixonados pelo mundo todo. As emoções sentidas ao ver o time do coração campeão são tão fortes que poucos por fora do mundo dos esportes são capazes de experimentar. Cada gol é uma explosão que se manifesta em gritos da torcida. Cada derrota é motivo para as mais sinceras lágrimas.  É sentimento que não se explica em palavras e impossível de ser traduzido em qualquer outra forma que não seja experimentando as emoções tanto na mente quanto na pele. Até agora.

A Nissan, em conjunto com pesquisadores especializados em ciências do esporte da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, coletou dados de torcedores monitorando suas reações psicológicas e desenvolveu uma fórmula matemática que promete explicar a paixão pelo futebol de alguns dos torcedores mais fanáticos pelo esporte. O chamado Índice Nissan de Entusiasmo foi divulgado após os finalistas da Liga dos Campeões da UEFA, que terminará ao final do mês de maio em Milão, serem conhecidos.

Essa fórmula “revolucionária” foi desenvolvida por meio de testes feitos com torcedores que estiveram presentes nas arquibancadas durante os seis jogos da competição. Por meio de equipamentos tecnológicos que foram usados pelos torcedores, os pesquisadores puderam avaliar todas as reações a cada momento dos jogos. Os batimentos cardíacos, a frequência respiratória e a atividade eletrodérmica foram monitoradas para que os efeitos fisiológicos fossem conhecidos. 

Em conjunto com essas informações, os dados sobre os jogos fornecidos pela empresa Opta foram usados na elaboração da fórmula. 

Sobre a fórmula 

O Índice Nissan de Entusiasmo tem apenas um objetivo: determinar o que faz de um jogo um evento épico na mente de um torcedor. Para isso, foram usados como componentes da fórmula os principais elementos que compõem cada jogo. Veja abaixo.

Paixão que se sente na pele

Os pesquisadores coletaram informações através de aparelhos eletrônicos presos aos corpos dos torcedores durante todos os jogos e puderam observar várias curiosidades. Em média, a frequência cardíaca durante momentos de muita empolgação no jogo chegava a 122 bpm (batimentos por minuto), o que pode ser comparado aos batimentos de casais fazendo amor. A frequência cardíaca mais alta foi de 154 bpm, registrada quando o Paris Saint-German fez um gol no Chelsea. Quando um cartão amarelo foi mostrado para um jogador, os batimentos passaram de 130 bpm.

Para cada fã, a fórmula é uma maneira de legitimar a própria paixão pelo esporte (não que alguém precise disso) e o reconhecimento da ciência acerca da seriedade com que os torcedores encaram as partidas é uma forma de garantir que os sentimentos dos torcedores apaixonado sejam registrados e façam parte da história do futebol.


Luis Carvalho